Räikkönen supera Bianchi por 0s027 e lidera último dia de testes da F1 em Jerez de la Frontera. Vettel é terceiro

Depois de fechar um dia na primeira posição com Romain Grosjean, a Lotus voltou a liderar as atividades em Jerez nesta sexta-feira (8), com Kimi Räikkönen

A primeira bateria de treinos coletivos da pré-temporada de 2013 terminou nesta sexta-feira (8) com Kimi Räikkönen na primeira posição. O finlandês andou rápido no período da tarde para bater a marca estabelecida por Sebastian Vettel antes do almoço e colocou seu nome no topo da folha de tempos pela primeira vez no ano. O 1min18s148 do piloto da Lotus, contudo, não tirou de Felipe Massa o melhor tempo dos quatro dias de treinos em Jerez de la Frontera, na Espanha.

► Confira as imagens do quarto dia de treinos da pré-temporada em Jerez

Kimi Räikkönen terminou os testes de Jerez na frente, mas não foi o melhor da semana (Foto: Getty Images)

A Force India, como de costume nesta semana, foi bem. O francês Jules Bianchi, que debutou ao volante do VJM06 e é candidato a titular do time em 2013, ficou a míseros 0s027 de Kimi. A terceira posição foi do tricampeão mundial Vettel, na Red Bull.

O último dia de trabalhos em Jerez foi o único que teve pausa para o almoço, ainda que esta pausa não tenha sido planejada previamente. O motivo foi um buraco na beira da pista entre as curvas 9 e 10 (veja foto), próximo a uma zebra, que provocou uma paralisação de quase uma hora nos testes. Por isso as atividades se encerraram meia hora depois do normal, às 14h30 de Brasília.

Único brasileiro na pista, Luiz Razia foi o 11º colocado com a Marussia. Na disputa das duas equipes mais fracas do grid, a diferença foi apertada, e o brasileiro acabou batido pelo francês Charles Pic, da Caterham, por 0s1.

Luiz Razia andou pela segunda vez com a Marussia nesta sexta-feira (Foto: Getty Images)

O último dia de trabalhos em Jerez foi o único que teve pausa para o almoço, ainda que esta pausa não tenha sido planejada previamente. O motivo foi um buraco na beira da pista entre as curvas 9 e 10 (veja foto), próximo a uma zebra, que provocou uma paralisação de quase uma hora nos testes. Por isso as atividades se encerraram meia hora depois do normal, às 14h30 de Brasília.

As outras duas bandeiras vermelhas da sexta-feira aconteceram ainda no início da manhã. Primeiro foi Pedro de la Rosa que, em seus primeiros minutos ao volante de uma Ferrari, encostou o carro e saiu correndo para escapar de um princípio de incêndio na F138. Pouco depois foi a vez de Esteban Gutiérrez ficar parado com a Sauber, mas não por muito tempo. A equipe apenas recolheu seu carro para os boxes e, sem sofrer um grande atraso, o mexicano rapidamente voltou para a pista.

Se a Sauber retomou seu cronograma de testes quase que imediatamente, o mesmo não pode ser dito da Ferrari. De la Rosa ficou quatro horas nos boxes antes de voltar a acelerar pelo traçado de Jerez, o que fez somente às 14h locais. Foi necessário trocar o câmbio do bólido vermelho. O veterano não buscou voltas voadoras e fechou o dia em nono lugar, somente.

De la Rosa foi surpreendido por um incêndio na F138 na manhã desta sexta (Foto: Getty Images)

Ainda falando sobre De la Rosa, sua Ferrari estava identificada pela cronometragem com o número 32, já que ele não é um piloto titular. Já a Force India de Bianchi, pelo número 15, um dos números da equipe para a temporada 2013.

A duas horas do fim da sessão, o escocês Paul di Resta assumiu o lugar de Bianchi. Não era esperado que ele andasse nesta sexta-feira, mas a equipe indiana repôs o tempo que o piloto perdeu no fim da quinta-feira por conta de um problema no escapamento. O número da Force India, então, foi trocado: saiu o 15 e entrou o 14. Di Resta foi o 12º e último colocado.

Assim como a Force India, a Toro Rosso voltou a se apresentar bem. O francês Jean-Éric Vergne encaixou suas melhores parciais pessoais em uma única volta no período da tarde para subir para a quinta posição. Com isso, o time B da Red Bull esteve entre os cinco melhores dos treinos em Jerez em todos os quatro dias de atividades.

A Mercedes de Lewis Hamilton aparece na sexta-posição da folha de tempos. Após encarar dois dias problemáticos, a escuderia prateada procurou recuperar o tempo perdido nos dois últimos dias dos treinos. Ontem, Nico Rosberg completou 158 voltas e, hoje, Hamilton também quebrou a barreira dos 600 km e passou mais de 140 vezes pela linha de chegada em Jerez.

Já a McLaren, pelo terceiro dia seguido, ficou na sétima posição. Quem encerrou esta bateria de treinos para o time de Woking foi Sergio Pérez. Jenson Button aproveitou o dia livre para pedalar por estradas no sul da Espanha. Atrás dele ficou Valtteri Bottas, ainda com a Williams do ano passado, que completou sua melhor volta em 1min19s851, tempo melhor que o registrado por Pastor Maldonado nas vezes em que o venezuelano andou.

A próxima bateria de treinos de pré-temporada do Mundial de F1 está marcada para os dias 19 a 22 de fevereiro, em Barcelona. A pista receberá, ainda, outra bateria, entre 28 de fevereiro e 3 de março, além do GP da Espanha, que acontecerá em maio.

F1, pré-temporada, Jerez de la Frontera, dia 4, final:

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.