Vettel supera Gutiérrez por 0s1 e fecha manhã do quarto dia de treinos na frente em Jerez

Usando pneus duros, tanto Sebastian Vettel como Esteban Gutiérrez conquistaram boas marcas na manhã desta sexta-feira (8) em Jerez de la Frontera. O tricampeão mundial liderou a tabela de tempos ao registrar 1min18s565, apenas 0s1 mais rápido que o mexicano da Sauber

Sebastian Vettel tem, nesta sexta-feira (8), seu segundo dia de testes com o novo carro construído pela Red Bull, o RB9. Mesmo com pouco tempo de quilometragem, o tricampeão mundial mostrou, nesta manhã em Jerez de la Frontera, que já se adaptou bem ao novo modelo taurino. Usando pneus duros, o jovem alemão conquistou uma marca bastante relevante e cravou 1min18s565, assegurando o melhor tempo da manhã do último dia de treinos coletivos em Jerez de la Frontera.

A segunda marca da manhã foi, de certa forma, uma surpresa. Novo titular da Sauber para 2013, Esteban Gutiérrez foi apenas 0s104 mais lento que Vettel. O piloto mexicano também guiou o C32 calçado com pneus duros em sua melhor passagem pelo circuito espanhol. Depois de ter completado 110 voltas na última quinta-feira, o jovem de Monterrey manteve o bom desempenho da Sauber e completou 52 giros só nesta manhã. Gutiérrez causou uma das bandeiras vermelhas da sessão ao ficar com seu carro parado na pista com problema na bomba de combustível.

► Confira as imagens do quarto dia de treinos da pré-temporada em Jerez

O número 1 na posição 1: Vettel fechou a manhã desta sexta na frente em Jerez (Foto: Red Bull/Getty Images)

Longe dos problemas que afetaram sobremaneira sua estreia pela Mercedes na última quarta-feira, Lewis Hamilton finalmente teve um dia tranquilo em Jerez de la Frontera. O britânico conseguiu completar uma boa sequência de voltas com a nova Flecha de Prata, o W04, e terminou a manhã em terceiro, 0s340 atrás de Vettel. Repetindo o que fez seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, Lewis focou na resistência do novo modelo e foi quem mais andou neste primeiro período: 59 voltas.

A diferença entre o tempo de Hamilton para Kimi Räikkönen e Sergio Pérez, quarto e quinto colocados respectivamente, foi mínima. O finlandês completou apenas 30 giros com o novo e ‘sexy’ Lotus E21, mas fez o suficiente para marcar 1min18s914, apenas 0s010 mais lento que o tempo de Lewis. Por sua vez, ‘Checo’, em seu segundo dia na pista com o McLaren MP4-28, ficou apenas 0s029 atrás do campeão mundial de 2007 e vencedor do GP de Abu Dhabi do ano passado.

Pedro de la Rosa enfrentou problemas em sua estreia como test-driver da Ferrari (Foto: Getty Images)

Guiando o novo Toro Rosso STR8, Jean-Éric Vergne terminou a manhã em sexto lugar e fechou o rol de pilotos que andaram no mesmo segundo do líder Vettel em Jerez. O francês completou 37 voltas, duas a mais que Valtteri Bottas, responsável pelo último teste oficial com o FW34, carro com o qual a Williams disputou a temporada 2012. No próximo dia 19, em Barcelona, o tradicional time de Grove vai apresentar o novo modelo para 2013.

Dois franceses aparecem na sequência: Jules Bianchi, que pela primeira vez tem a chance de pilotar o novo carro da Force India, o VJM06, fechou em oitavo. O jovem Jules é considerado o grande favorito para assumir a última vaga que ainda falta ser preenchida da F1 nesta temporada. Charles Pic, contratado pela Caterham para ser titular em 2013, completou 41 voltas e, na melhor delas, registrou 1min21s919, garantindo o nono melhor tempo da manhã.

Único brasileiro na pista, Luiz Razia completou 32 voltas pela manhã com o novo carro da Marussia, o MR02. Em sua melhor passagem, o baiano de Barreiras cravou 1min25s796, ficando com a décima marca do dia. Apenas Pedro de la Rosa não marcou tempo. O novo piloto de testes da Ferrari enfrentou problemas logo em sua terceira volta com a F138, que teve um princípio de incêndio. A escuderia de Maranello detectou uma falha no câmbio e trocou o sistema de transmissão, possibilitando ao espanhol a chance de voltar a guiar o bólido vermelho à tarde.

O fim da manhã de treinos ficou marcado por um incidente inusitado. Entre as curvas 9 e 10, havia simplesmente um enorme buraco às margens de uma zebra, tapado com uma espécie de tapete verde. Só que a cobertura se soltou, colocando em risco carros e os pilotos que participam do teste. Dessa forma, a direção de prova interrompeu a sessão para que a administração do circuito fizesse os reparos e tapasse o buraco com cimento para permitir o prosseguimento das atividades.

F1, pré-temporada, Jerez de la Frontera, dia 4, parcial:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.