Em meio a turbilhão meteorológico, MotoGP trabalha em cronograma alternativo para GP do Japão

Com treinos cancelados por problemas de visibilidade, direção de provas da MotoGP se reuniu com representantes das equipes para trabalhar em um cronograma alternativo para o GP do Japão. Se tempo ajudar, treinos de sábado podem ser ampliados. Caso contrário, domingo verá cronograma mais extenso

Acompanhe a cobertura do GP do Japão no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens do Mundial de Motovelocidade nesta sexta em Motegi

A reta final da fase asiática da temporada 2013 do Mundial de Motovelocidade está se mostrando um verdadeiro teste para a capacidade da direção de prova. Depois de terem de encontrar uma solução emergencial para o desgaste excessivo dos pneus em Phillip Island, os membros da comissão agora buscam uma maneira de driblar a fúria do tufão Francisco.
Neblina manteve os pilotos nos boxes nesta sexta-feira em Motegi (Foto: Gold & Goose/ KTM)
Em consequência da aproximação do tufão, a região de Motegi convive com uma insistente chuva desde quinta-feira e amanheceu com uma forte neblina nesta sexta-feira (25). Como as leis japonesas impedem voos nessas condições, o helicóptero médico não pôde chegar ao circuito, impedindo a realização das duas primeiras sessões de treinos livres. Como o hospital mais próximo fica à uma hora do circuito, o helicóptero tinha de estar a postos para o caso de alguma eventualidade. 
 
Após o cancelamento dos treinos, a direção de prova se reuniu com representantes das equipes para discutir um novo cronograma para o fim de semana. 
 
Michael Webb, diretor de prova do Mundial, explicou que várias opções foram consideradas, mas nenhuma se mostrou eficiente. “Muitas, muitas alternativas foram propostas – nada que fosse possível”, comentou. “Nenhuma solução razoável foi encontrada”, continuou.
 
O dirigente avaliou que a previsão do tempo é um pouco melhor para os próximos dias e garantiu que a direção de prova está empenhada em realizar o GP do Japão para as três categorias.
 
“A previsão do tempo para sábado e domingo é um pouco mais clara”, declarou. “Nós estamos comprometidos, se possível, em realizar essa corrida.”
 
Webb explicou que, se o clima colaborar, os treinos da manhã de sábado serão estendidos e o cronograma de classificação cumprido como inicialmente previsto. Se a neblina atrapalhar a programação, o dirigente trabalha com um ‘plano B’ para levar o helicóptero ao circuito, antecipando uma melhora no clima no domingo. 
 
“Se o helicóptero ainda não puder voar amanhã à tarde, ele será desmontado e transportado pela estrada para o circuito, onde será montado para a manhã de domingo, quando esperamos que as condições estejam significativamente melhores”, contou. 
 
Se os pilotos só puderem ir para a pista na tarde de sábado, o tempo com iluminação natural será destinado a treinos livres “com a maior duração possível”, com a classificação e a corrida no domingo. 
 
Caso os treinos não possam ser realizados no sábado, um esboço de cronograma foi criado para comprimir os treinos, a classificação e a corrida no domingo. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.