Depois de atrasos, clima provoca cancelamento do primeiro dia de treinos do Mundial em Motegi

Com forte neblina impedindo helicóptero de voar, MotoGP foi obrigada a cancelar todos os treinos desta sexta-feira (25). Clima ruim é consequência da aproximação do tufão Francisco

Acompanhe a cobertura do GP do Japão no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens do Mundial de Motovelocidade nesta sexta em Motegi

A aproximação do tufão Francisco da região de Motegi causou o cancelamento de todos os treinos deste primeiro dia de atividades para GP do Japão, penúltima etapa da temporada 2013 do Mundial de Motovelocidade.
 
Como resultado do tufão, o dia em Motegi amanheceu com chuva e uma forte neblina. Devido a pouca visibilidade, o helicóptero médico nem ao menos conseguiu chegar ao circuito, o que inviabiliza qualquer atividade em pista.
Neblina forçou cancelamento dos treinos em Motegi (Foto: Honda)
Os primeiros treinos do dia foram atrasados aguardando uma melhora climática, mas eventualmente acabaram cancelados. As atividades da tarde seguiam no cronograma, mas também foram atrasadas, já que as condições climáticas só fizeram piorar.
 
Sem nenhuma expectativa de evolução, as sessões da tarde acabaram canceladas. Ainda não há um novo cronograma para os exercícios de sábado, mas a previsão do tempo indica uma piora nas condições.
 
O tufão Francisco é o 27º da temporada do Pacífico, e chega dias após a passagem do Wipha, que causou muitos estragos na semana passada, especialmente na ilha de Izu Oshima. Localizada a cerca de 100 km ao sul de Tóquio, a ilha foi bastante devastada na semana passada, com o Wipha deixando um saldo de 29 mortos e 16 desaparecidos. Com a aproximação do um novo tufão, a ilha foi parcialmente evacuada. 
 
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o Francisco, que ganhou velocidade na última quinta-feira, já causou ventos de até 180 km/h. Além da preocupação com o 27º tufão da temporada, o país já está em alerta com a aproximação do Lekima, que se move em direção ao Japão com ventos de até 300 km/h.
 
Ainda segundo a agência, os dois tufões não devem se juntar, mas têm o poder de influenciar um na velocidade do outro.
 
Ainda na quinta-feira, os pilotos tinham sido alertados pela IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corridas, na sigla em inglês) sobre a aproximação do Francisco.

Na próxima hora, representantes das equipes se reúnem com a direção de prova para discutir os planos para os próximos dias. O encontro será seguido de uma coletiva de imprensa. Uma melhora considerável nas condições climáticas só é esperada no domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.