Franchitti coloca pódio em segundo plano e ataca Indy após punição: "Foi uma merda, para ser bem honesto"

Escocês completou corrida 1 em Toronto em terceiro, mas foi punido com acréscimo de 25s em seu tempo final por supostamente ter fechado Will Power na terceira relargada. Horas depois, categoria voltou atrás e devolveu pódio ao piloto: "Vamos protestar", afirmou

 
Terceiro colocado na corrida 1 da rodada dupla da Indy em Toronto, Dario Franchitti poderia apenas celebrar mais um bom resultado conquistado por ele e pela Ganassi. No entanto, a direção de prova conseguiu acabar com a seriedade do escocês ao aplicar a ele uma punição que o jogou para a 13ª posição final, acrescendo 25s em seu tempo total de corrida por considerar que ele fechou Will Power na terceira relargada.
 
Cerca de duas horas depois, a decisão foi revogada e o tetracampeão recuperou seu terceiro lugar. A justificativa dos comissários para voltar atrás foi o uso de imagens filmadas de outro ângulo e que mostravam que o piloto não havia tomado nenhuma atitude irregular.
 
Avisado da punição antes mesmo de estourar o champagne no pódio, Franchitti explicou o episódio e se mostrou furioso com a decisão inicial da Indy.
O pódio da corrida 1 em Toronto (Foto: Chris Jones/IndyCar)
Confira as melhores fotos da Indy nesta sábado (13) em Toronto
Dixon rouba liderança de Bourdais no fim e vence corrida 1 no Canadá
Confira a classificação do campeonato da Indy após 12 rodadas

"Ele [Power] queria me passar por dentro, então ele foi por aquele lado. Freei tarde. Meu carro patinou, raspou no muro, mas mantive o controle e travei os pneus. Não vejo como isso pode ser alguma coisa, na verdade. Eu defendi o lado de dentro, dei o lado de fora para ele, como é meu direito, e foi isso", descreveu Dario.

 
Em seguida, o piloto criticou duramente a punição. "A grande coisa é essa merda no final, para ser bem honesto. Se pudermos e se for permitido, vamos protestar contra esta chamada, apenas para descobrirmos, no mínimo, como essa decisão foi tomada. Será muito interessante saber como eles tomam as decisões, às vezes. Eu acho que eles têm um dardo e uma venda nos olhos. Vamos ver qual será a explicação."
 
Com o resultado em segundo plano, Franchitti, enfim, falou a respeito da queda de rendimento de sua Ganassi ao longo da prova. Largando da pole-position, o piloto chegou a cair para a sexta posição antes de se recuperar e avançar para o terceiro lugar final.
 
"Usamos [os pneus macios] um pouco demais", comentou. "O carro ficou pesado demais para os pneus com a configuração que nós utilizamos. Foi só um pouco diferente do que houve com Scott. Ele estava tendo mais dificuldades do que gostaria com os pneus vermelhos. Vamos ver isso para amanhã."
 
Por fim, o tetracampeão se mostrou satisfeito com o cancelamento da largada parada, cuja decisão foi tomada com a corrida já em andamento. 
 
"A largada lançada foi boa. Esse é o tipo de Indy que conhecemos. 'Reinventar a roda' é meio que estranho. Tem sido uma verdadeira bagunça tentar descobrir tudo isso. As reuniões foram longas, apareceram muitos problemas por algo que não foi um bom negócio", encerrou.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.