Dixon brilha, rouba liderança de Bourdais nas voltas finais e vence corrida 1 em Toronto. Kanaan é 5º

Combativo durante toda a prova, neozelandês fez várias ultrapassagens e travou belo duelo com francês para assumir a primeira posição a nove voltas do fim, triunfando pela segunda vez consecutiva. Franchitti completou pódio. Kanaan foi quinto e Helio, sexto

O propagado equilíbrio da Indy em 2013 está definitivamente ameaçado. E o responsável por isso é um piloto que conhece o caminho das vitórias e títulos: Scott Dixon. O bicampeão, dono da pole-position para a corrida 2 em Toronto, triunfou de forma brilhante na primeira prova da rodada dupla da Indy na cidade canadense.

Com um acerto impecável para o complicado traçado urbano do Canadá, o neozelandês da Ganassi, que largou na sexta posição, fez uma série de ultrapassagens, foi combativo o tempo todo e assumiu a liderança quando restavam apenas nove voltas para o final, após longo duelo com Sébastien Bourdais, outro grande destaque do dia.

Scott Dixon em ação nas ruas de Toronto (Foto: Chris Trotman/Getty Images)
Confira as melhores fotos da Indy nesta sábado (13) em Toronto
Imbatível em Toronto, Ganassi faz 1-2 e Dixon crava pole para corrida 2

Em ótima atuação, o francês liderou a maior parte da corrida e deu trabalho tanto para Dario Franchitti, terceiro, quanto para o vencedor Dixon. Após cruzar a linha de chegada, celebrou o resultado como se fosse vitória, dando 'zerinhos' diante da torcida em Toronto

Marco Andretti, em boa jornada, ficou em quarto, logo à frente do duo brasileiro, que também foi bem: Tony Kanaan ficou em quinto e Helio Castroneves, em sexto.

Confira como foi a primeira prova da rodada dupla da Indy em Toronto:

A tão esperada largada parada caiu por terra antes mesmo de acontecer na prática. Ou melhor: tecnicamente, ela ocorreu, mas sob bandeira amarela. Tudo porque depois da volta de aquecimento, quando os pilotos se alinharam no grid, Josef Newgarden usou de toda sua habilidade para deixar seu carro morrer. As bandeiras amarelas imediatamente foram acionadas e, com o pace car à frente do pelotão, os pilotos partiram para o que deveria ser mais uma volta de aquecimento, mas na verdade já constava como a primeira volta da corrida. A decisão causou enorme frustração aos espectadores.
 
Somente no quinto giro é que o carro de segurança retornou aos boxes e a prova começou para valer, com a tradicional largada lançada. Franchitti manteve a liderança, seguido por Bourdais e Power. Todos tiveram extremo cuidado na primeira curva, e só nas seguintes é que as trocas de posições começaram. Agressivo, Hunter-Reay veio de sétimo para quarto, enquanto Dixon subiu para quinto. Ambos passaram Kanaan, que caiu para o sexto lugar. Voltas depois, o neozelandês entrou no top-4 ao superar o norte-americano da Andretti.
 
Dario seguia firme na liderança, mas a opção de largar com pneus macios não foi boa para o escocês: seu carro começou a perder rendimento, o que permitiu a aproximação de Bourdais e o início de um belo duelo que durou duas voltas, até que o francês, arrojado, colocasse meio carro fora da pista para fazer a ultrapassagem e tomar a primeira posição.
 
O longo duelo entre ambos fez com que Power e Dixon se aproximassem muito, formando um quarteto de líderes. Oportunista, o australiano foi esperto para superar Franchitti quase ao mesmo tempo em que Séb assumiu a liderança. Na mesma volta, Scott superou seu companheiro de equipe e pulou para terceiro. Ou seja: em um único giro, o escocês saiu da liderança para a quarta posição.
 
Com mais tempo na pista e menor consumo de pneus, Bourdais continuou na frente até seu primeiro pit-stop. Mas mesmo parando depois de seus adversários diretos, o francês da Dragon saiu dos boxes sem nenhuma vantagem para Will. Com isso, o piloto da Penske conseguiu ultrapassagem na volta 32 e assumiu a liderança provisória.
Sébastien Bourdais, um dos destaques da corrida 1 em Toronto (Foto: Shawn Gritzmacher/IndyCar)
Três giros depois, veio a segunda bandeira amarela em Toronto: Tristan Vautier e Graham Rahal duelavam pela 15ª posição quando se acharam pelo caminho. O francês tentou superar o norte-americano por dentro, mas tocou a roda traseira esquerda do piloto da RLL e ambos bateram no muro externo da curva 3. Neste momento, o top-6 era formado por Power, Bourdais, Dixon, Franchiti, Hunter-Reay e Viso. 
 
Na relargada, que veio somente na volta 40, Scott subiu para o segundo lugar, deixando Sébastian para trás. O mesmo fez Dario, antes mesmo de abrir o 41º giro, jogando o francês para o quarto posto. 

Dixon, então, começou a pressionar Power na luta pela liderança, mas a ultrapassagem não veio na pista: após a segunda rodada de pit-stops, o neozelandês voltou à frente do australiano, que partiu feito louco para cima do piloto da Ganassi e chegou a superá-lo, mas tomou o 'xis' e acabou perdendo o segundo posto também para Franchitti.
 
Já na metade final da corrida, na volta 65, um novo acidente múltiplo, provocado por Justin Wilson, causou a terceira bandeira amarela do dia. O inglês da Dale Coyne tentou ultrapassar Charlie Kimball, mas acertou em cheio a lateral da Ganassi do norte-americano e, em seguida, fez um 'strike' ao jogar o carro para cima também de Ryan Briscoe, que vinha logo atrás. Sebastián Saavedra, que estava no mesmo grupo, não conseguiu parar a tempo e também bateu nos carros à frente. Um belo trabalho de Justin, porém ao contrário.
 
O reagrupamento dos carros com o pace car na pista reeditou quase o mesmo cenário do início da prova: na relargada, quando restavam 17 voltas para o fim, Bourdais foi para cima de Dixon e assumiu a ponta, seguido pelo neozelandês, por Franchitti e também por Power, no 'Trenzinho da Liderança'. Foi então que começou a pressão de Scott ao novo líder.
Scott Dixon em ação na pista de Toronto (Foto: Chris Jones/IndyCar)
E o francês foi quase perfeito: guiando de maneira impecável, resistiu aos ataques do piloto da Ganassi com maestria durante oito giros. A nove voltas do fim, no entanto, Séb cometeu um pequeno erro e 'Dixie' ultrapassou quase no susto, sem chances de defesa para o piloto da Dragon. Naquele momento, a vitória estava praticamente garantida.
 
A corrida seguiu sem grandes alterações até a bandeira quadriculada. De relevante, apenas três barbeiragens clássicas. A primeira foi de Hunter-Reay, que bateu na proteção de pneus após perder a freada em duelo com Viso. Depois, Alex Tagliani, em disputa com Simon Pagenaud, rodou sozinho e ficou atravessado no meio da reta, provocando a quarta e última bandeira amarela da prova. E, por fim, de Power, que na última relargada, já na volta final, tentou ultrapassar Franchitti do jeito mais estúpido possível, perdeu completamente o carro e bateu no mesmo ponto em que Ryan já havia batido.
 
O triunfo ficou pela segunda vez consecutiva nas mãos de Dixon, que surge de vez como um dos fortes candidatos ao título de 2013. Bourdais, no limite, ficou em segundo, com Franchitti em terceiro. Andretti cruzou a linha de chegada na quarta colocação, coroando boa prova. Combativo, Kanaan fechou em quinto, enquanto Castroneves, mais uma vez bastante correto, ficou em sexto e manteve a liderança do campeonato.
 
Mike Conway, um dos coadjuvantes da etapa de Toronto, saiu da 20ª posição para encerrar o GP em sétimo, logo à frente de James Hinchcliffe, Simon Pagenaud e Simona de Silvestro – estes, os pilotos que completaram o top-10.

Indy, GP de Toronto, Corrida 1, Final:

1 Scott DIXON NZL Ganassi Honda 1:41:17.060 85 voltas
2 Sébastien BOURDAIS FRA Dragon Chevrolet +1.700  
3 Dario FRANCHITTI ESC Ganassi Honda +2.111  
4 Marco ANDRETTI EUA Andretti Chevrolet +3.727  
5 Tony KANAAN BRA KV Chevrolet +4.596  
6 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet +5.072  
7 Mike CONWAY ING Dale Coyne Honda +5.574  
8 James HINCHCLIFFE CAN Andretti Chevrolet +8.658  
9 Simon PAGENAUD FRA Schmidt Honda +10.214  
10 Simona DE SILVESTRO SUI KV Chevrolet +10.879  
11 Justin WILSON ING Dale Coyne Honda +11.353  
12 James JAKES ING RLL Honda +11.689  
13 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet +13.055  
14 Ernesto VISO VEN Andretti Chevrolet +47.503  
15 Will POWER AUS Penske Chevrolet +1 volta  
16 Sebastián SAAVEDRA COL Dragon Chevrolet +1 volta  
17 Alex TAGLIANI CAN Bryan Herta Honda +1 volta  
18 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Chevrolet +2 voltas  
19 Tristan VAUTIER FRA Schmidt Honda +2 voltas  
20 Graham RAHAL EUA RLL Honda +3 voltas  
21 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda 72 voltas NC
22 Ryan BRISCOE AUS Panther Chevrolet 64 voltas NC
23 Josef NEWGARDEN EUA Fisher Hartman Honda 34 voltas NC
24 Takuma SATO JAP Foyt Honda 139 voltas NC
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.