Dixon enaltece vitória em Toronto, mas critica Indy por punição a Franchitti: "Piada completa"

Neozelandês chegou à segunda vitória consecutiva e entrou de vez na briga pelo título, mas criticou conduta de Power durante duelo e falou sobre punição a companheiro de equipe, revogada horas depois: "Bandeira obviamente não estava assistindo a corrida"

 
Scott Dixon foi a força dominante na primeira prova da rodada dupla da Indy em Toronto, realizada neste sábado (13). Largando apenas na sexta posição mas já contando com o excelente acerto usado pela manhã, durante a sessão classificatória que definiu o grid para a corrida 2, o neozelandês não tomou conhecimento de seus adversários, ultrapassou um a um e rapidamente se colocou na briga pela vitória.
 
No entanto, Sébastien Bourdais também fazia grande jornada e, assim como o piloto da Ganassi, encontrou um acerto quase perfeito para sua Dragon. O francês endureceu a disputa, que foi de altíssimo nível, e só acabou superado restando nove voltas para o fim.
 
Com isso, Dixon chegou à segunda vitória consecutiva no campeonato de 2013. "Foi bom. Trabalhamos um pouco no carro na noite passada, mas não fizemos muitas mudanças. O carro foi definitivamente mais rápido, mais fácil de guiar", elogiou.
Power e Dixon em Toronto (Foto: John Cote/IndyCar)
Confira as melhores fotos da Indy nesta sábado (13) em Toronto
Dixon rouba liderança de Bourdais no fim e vence corrida 1 no Canadá
Confira a classificação do campeonato da Indy após 12 rodadas

No entanto, nem tudo foi fácil para o bicampeão. O maior entrevero da corrida aconteceu com Will Power. Em 'dia de fúria', o australiano tentou ultrapassar o neozelandês de forma insana e perdeu o ponto de freada, quase levando junto o piloto da Ganassi.

 
"Tivemos alguns contratempos durante todo o dia, o que fez dele um pouco mais difícil. Houve um pequeno duelo com Power. Eu não sei onde ele estava com a cabeça", criticou. "Ele tentou me ultrapassar freando tarde. Obviamente, ele errou na curva 2. Felizmente, eu o vi se aproximando e lhe dei algum espaço para ele não nos tirar da corrida."
 
Por fim, Dixon também criticou duramente a direção da Indy pelo episódio confuso entre seu companheiro de equipe, Dario Franchitti, e o próprio Power, na terceira relargada da prova. O escocês, então segundo colocado, chegou a ser punido com o acréscimo de 25s em seu tempo final de corrida, por ter teoricamente "fechado" o piloto da Penske, e perdeu o pódio, caindo para a 13ª posição. Cerca de duas horas depois, os comissários voltaram atrás e devolveram o terceiro posto final ao piloto da Ganassi.
 
"A última relargada foi uma piada completa, na minha opinião. Discutimos isso tantas vezes nas reuniões, os líderes devem ser os primeiros a partir, e o bandeira obviamente não estava assistindo a corrida, também. Vamos conversar sobre isso e ver o que vai acontecer", encerrou.

Dixon agora é terceiro no campeonato, com 342 pontos – apenas três a menos que o vice-líder, Ryan Hunter-Reay. Helio Castroneves segue em primeiro, com 384.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.