Quem tem medo da campeã? Depois de um começo de temporada irregular e da dificuldade para fazer com que seus dois pilotos tivessem bons resultados ao mesmo tempo, a DS Techeetah enfim conseguiu juntar todos os pontos na manhã deste sábado (29), em Marrakech – ao menos até a última volta. António Félix da Costa venceu de maneira categórica, enquanto Jean-Éric Vergne completou a corrida de recuperação para fechar em terceiro lugar. Era uma dobradinha até a última volta, mas Maximilian Günther bateu a carteira dele para a BMW.
Da Costa conseguiu vencer por 11s4 de vantagem para Günther, o que parecia impossível quando, ainda na primeira metade da prova, o alemão conseguiu tomar a liderança por algumas voltas. A partir do momento em que recuperou a dianteira, o lusitano sumiu. Foi a terceira maior margem de vitória da história da Fórmula E.
Günther ficou relegado a segurar o companheiro de Da Costa, Jean-Éric Vergne, que largou na 11ª colocação. O atual bicampeão, que está doente e chegou a ser
testado por coronavírus, fez fila e chegou a tomar a segunda posição. Na última volta, com mais energia, Günther levou a melhor.
Sébastien Buemi ficou com a quarta posição, enquanto Edoardo Mortara segurou o quinto posto após corridas seguidas em que despencou com relação à posição de largada. Destaque para Mitch Evans. Antes líder do campeonato, o neozelandês largou em último
por conta de um erro da Jaguar e conseguiu fechar em sexto. De quebra, fez a melhor volta da corrida entre os dez primeiros e levou um ponto extra.
Lucas Di Grassi foi o sétimo, novamente ao ganhar boas posições após largar em 13º, ao passo que André Lotterer, Oliver Rowland e Sam Bird fecharam o top-10. Felipe Massa foi o 17º colocado.
A Fórmula E retorna, ao menos em teoria, com o eP de Roma, em 4 de abril.
Da Costa ficou com a pole em Marrakech (Foto: Reprodução)
Confira como foi a corrida:
Após liderar o segundo treino livre, passar pelo grupo 1 e dominar a Superpole, Antonio Félix da Costa era quem saía da pole-position. Ao seu lado vinha Maximiliam Günther. André Lotterer e Nyck de Vries fechavam a segunda fila.
Com as luzes apagadas no circuito marroquino, o português da Techeetah conseguiu manter a ponta do pelotão. Quem vinha seguindo o piloto era Maximiliam, com De Vries completando o top-3 do momento.
Largando da última colocação após problemas na classificação, quando não conseguiu abrir volta por erro da Jaguar, o atual líder Mitch Evans vinha em corrida de recuperação. Com pouco mais de 38 minutos para a bandeira quadriculada, era o 21º colocado.
Já os brasileiros apresentavam desempenho mais discreto em Marrakech. Enquanto Lucas Di Grassi aparecia em 12º, Felipe Massa sustentava a 18ª posição do grid.
Com sete voltas completadas, o modo ataque estava liberado na prova. A ordem na tabela era Da Costa, puxando Günther, De Vries, Lotterer, Mortara, Buemi, Rowland, Vergne, Calado e D’Ambrosio completando o top-10.
Jerôme então foi o primeiro a passar na área para ganhar mais potência. O competidor estava pouco mais de 1s atrás de Calado, o nono colocado do momento. Com 1min22s649, Vergne anotou a melhor volta da prova.
Enquanto isso, De Vries teve um grande revés em sua campanha. Quando figurava nas posições da ponta do pelotão, teve de cumprir um drive-through por uma punição. O motivo era o excesso na regeneração de potência. O piloto voltou em 23º.
Da Costa, Günther, Vergne, Calado, Bird e Jani estavam com o modo ataque com dez voltas completadas. Buemi e Vergne protagonizavam um quente embate pela quinta colocação, com apenas 0s3 separando os adversários.
Na reta principal, então, o titular da Techeetah deu o bote por dentro em cima do suíço para tomar para si a posição. O piloto da Nissan tentou dar o troco, mas sem sucesso.
Vergne seguia escalando o pelotão. A vítima da vez foi Mortara, com o francês agora se aproximando de Lotterer para beliscar o degrau mais alto do pódio. Nos dois primeiros postos estavam Antonio e Maximiliam.
A corrida então viu um trio lado a lado na pista formado por D’Ambrosio, Di Grassi e Calado, com o brasileiro levando a melhor e ficando com o nono posto, após ultrapassagem dupla.
Enquanto isso, na ponta, as coisas estavam emocionantes e prestes a mudar. Pelo lado de fora, o titular da BMW deu o golpe em cima do adversário da Techeetah para ser o novo líder do pelotão. Restavam 23 minutos no relógio.
A ordem na pista era Günther, Da Costa, Lotterer, Vergne, Mortara, Buemi, Sims, Di Grassi, Rowland e D’Ambrosio fechando o rol dos dez primeiros colocados. Massa vinha em 17º.
A corrida caminhava para a parte final e tudo seguia em aberto em Marrakech. Faltando 17 minutos, o português conseguiu retomar a primeira colocação do alemão com o Modo Ataque, abrindo distância de 0s7. Lotterer vinha completando o pódio.
A lista de vencedores do Fan Boost foi divulgada. Os competidores que poderiam aproveitar a potência extra eram Da Costa, Di Grassi, D’Ambrosio, Wehrlein e Vandoorne.
Vergne passou André para tomar o terceiro posto. Pouco depois, Mortara usou o Modo Ataque para também superar o titular da Porsche e começar a caçada em cima de Jean-Éric. Apenas 2s1 separavam os pilotos.
Mais para trás, Evans seguia no objetivo de recuperar terreno. Restavam pouco mais de dez minutos para a bandeira quadriculada tremular e o piloto já aparecia na décima colocação, 15s6 atrás do ponteiro.
Na base do fanboost, Di Grassi vinha tentando atacar Rowland. O brasileiro chegou a alinhar ao lado do adversário, mas viu a porta ser fechada, permanecendo na nona posição.
Enquanto isso, mais para frente, Vergne conseguiu o bote certeiro para passar Günther e ficar com o segundo posto. O alemão seguia de perto o francês, mas sem sucesso em dar o troco.
Quase sem tempo restante no relógio, Vergne precisou segurar as investidas de Günther. O alemão vinha com faca nos dentes para reassumir o segundo degrau do pódio, mas não tinha a vida facilitada pelo francês da Techeetah.
Para Da Costa, as coisas estavam bastante mais tranquilas. Já sustentava uma liderança de mais de 7s e não se preocupava com as disputas como a do companheiro de time.
Na última volta, as posições do top-3 ainda eram incertas. Maximilian chegou a colocar ao lado de Jean-Éric, mas não conseguiu consumar a ultrapassagem. Os pilotos chegaram a se tocar em um embate bastante emocionante.
Günther, nas últimas voltas, conseguiu se aproveitar da necessidade de Vergne poupar energia para ultrapassar o adversário e cruzar a linha de chegada na segunda posição. Buemi e Mortara completaram o top-5.
Fórmula E 2020, eP de Marrakech, Resultado Final:
1 |
A.F DA COSTA |
DS Techeetah |
34 voltas |
|
2 |
M GÜNTHER |
BMW |
+11.427 |
|
3 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
+12.034 |
|
4 |
S BUEMI |
Nissan |
+12.282 |
|
5 |
E MORTARA |
Venturi Mercedes |
+15.657 |
|
6 |
M EVANS |
Jaguar |
+16.335 |
|
7 |
L DI GRASSI |
Audi |
+18.706 |
|
8 |
A LOTTERER |
Porsche |
+19.498 |
|
9 |
O ROWLAND |
Nissan |
+20.126 |
|
10 |
S BIRD |
Virgin Audi |
+20.295 |
|
11 |
N DE VRIES |
Mercedes |
+20.557 |
|
12 |
R FRIJNS |
Virgin Audi |
+22.373 |
|
13 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
+22.785 |
|
14 |
D ABT |
Audi |
+25.080 |
|
15 |
S VANDOORNE |
Mercedes |
+25.969 |
|
16 |
J CALADO |
Jaguar |
+26.528 |
|
17 |
F MASSA |
Venturi Mercedes |
+27.486 |
|
18 |
N JANI |
Porsche |
+44.476 |
|
19 |
B HARTLEY |
Dragon Penske |
+49.002 |
|
20 |
N MÜLLER |
Dragon Penske |
+53.075 |
|
21 |
O TURVEY |
NIO |
+59.969 |
|
22 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
+1:13.414 |
|
23 |
M QING HUA |
NIO |
+1 volta |
|
24 |
A SIMS |
BMW |
+1 volta |
NC |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.
Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.
|
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.