Vettel afirma que tempo perdido nas voltas iniciais custou qualquer chance de vitória no GP da China

O piloto da Red Bull reconheceu que Fernando Alonso esteve imbatível em Xangai, mas disse que seria possível ter brigado com o piloto da Ferrari se não fosse o tempo perdido atrás de Nico Hülkenberg no começo

Quase que Sebastian Vettel termina no pódio no GP da China. Embora tenha largado apenas na nona posição após decidir não participar do Q3 do treino classificatório, o piloto da Red Bull apostou em uma estratégia diferente nos pneus – ao colocar o composto macio apenas nas voltas finais –, liderou boa parte da prova e completou em quarto, neste domingo (13), apenas 0s2 atrás de Lewis Hamilton.

Ainda que não tenha ficado entre os três primeiros, o alemão defendeu a estratégia adotada pela Red Bull e explicou que só não conseguiu um resultado melhor porque ficou preso atrás de Nico Hülkenberg nas voltas iniciais da corrida. “Nossa estratégia pareceu funcionar. Nós sabíamos que era crucial ter voltas limpas no começo, mas não as tivemos. Eu estava atrás de Nico e se você segue outro carro por muito tempo é ruim para os pneus. Foi difícil encontrar a situação correta”, declarou.

Sebastian Vettel lamentou o tempo perdido no começo da corrida (Foto: Mark Thompson/ Getty Images)
As imagens do domingo da F1 na China
AO VIVO: as informações do GP da China em tempo real
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Quando questionado se conseguiria brigar pela vitória caso não fosse o tempo perdido, o tricampeão reconheceu que Fernando Alonso esteve imbatível neste domingo, até mesmo pela tática da Ferrari. “Eu não acho que seria possível. Fernando estava muito rápido aqui.Se você olhar as estratégias, eles começaram e terminaram com ar limpo. Eu não. Não estou culpando ninguém. É apenas isso o que acontece quando você larga atrás”, disse.

“Precisamos ser justos, Fernando estava muito rápido. Mas se olharmos os tempos do treino livre ele não estava inalcançável. Com mais voltas limpas no começo, nós poderíamos ter uma chance”, completou o germânico, afirmando que seria possível, sim, brigar pela vitória em situações normais.

Devido à estratégia diferenciada, Vettel só foi aos boxes para colocar o composto médio faltando cinco voltas. O piloto voltou rápido, conseguiu descontar uma diferença de 11s para Lewis Hamilton, mas não conseguiu ultrapassar o rival. O alemão lamentou o resultado e disse que conseguiria subir ao pódio se a prova tivesse mais uma volta.

“A equipe me disse que a diferença para Hamilton era muito grande, mas também estávamos longe do carro atrás, então por que não tentar? Quando eu cheguei à grande reta pela primeira vez e vi Lewis no hairpin, pensei que estava muito longe, mas nos tínhamos mais velocidade no pneu. É um pouco frustrante perder no final. Com mais algumas curvas eu teria tentado alguma coisa”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.