Alonso brilha, acerta na estratégia e vence GP da China. Irregular, Massa termina em sexto

Em corrida amplamente dominada pelas estratégias de pneus, venceu quem aliou a melhor tática com uma pilotagem soberba. Fernando Alonso sobrou em Xangai e conquistou sua 31ª vitória na F1, igualando a marca de Nigel Mansell

Siga o GRANDE PRÊMIO                     Curta o GRANDE PRÊMIO

Sem polêmicas por ordens de equipe, o GP da China teve a estratégia de pit-stops como grande protagonista deste domingo (14). Ganhou quem soube aliar a melhor tática com uma pilotagem simplesmente soberba. Dono de um ritmo de corrida impressionante, Fernando Alonso brilhou e foi o grande nome da tarde em Xangai. O bicampeão do mundo dominou a corrida do início ao fim e não deu chances aos rivais, conquistando sua primeira vitória na temporada, a décima pela Ferrari e a 31ª da carreira, empatando com Nigel Mansell como quarto maior vencedor da história da F1.


Kimi Räikkönen coroou um fim de semana consistente com o segundo lugar em Xangai. O finlandês conseguiu suportar uma pressão final de Lewis Hamilton, abriu vantagem e subiu ao pódio pela segunda vez na temporada. Lewis, por sua vez, segurou no braço a pressão de Sebastian Vettel, que usou pneus macios no fim da corrida e vinha mais rápido. Mas o britânico repetiu o resultado da Malásia e conquistou o terceiro lugar na China, deixando o tricampeão do mundo no quarto posto.

Ainda assim, Vettel conseguiu manter a liderança do Mundial. Com o resultado deste domingo, Sebastian subiu para 52 pontos, mas agora está a apenas três à frente de Räikkönen. Alonso subiu para terceiro e soma 43, contra 40 de Hamilton. Massa aparece em quinto lugar e tem 30 pontos, contra 26 de Webber.

A classificação do Mundial de Pilotos
A classificação do Mundial de Construtores

Alonso voltou a colocar a Ferrari no topo do pódio após 12 corridas (Foto: Getty Images)

Jenson Button foi um dos grandes destaques da prova. A McLaren traçou estratégia ímpar de duas paradas — também para Sergio Pérez —, e o britânico mais uma vez tirou leite de pedra do MP4-28. No fim de 56 voltas, Button cruzou a linha de chegada em um honroso quinto lugar, enquanto seu companheiro de equipe decepcionou mais uma vez, fechando em 11º.

Felipe Massa teve um desempenho bastante irregular em Xangai. Sem encontrar o mesmo ritmo de corrida de Alonso, o brasileiro teve até um grande começo de prova, ganhando duas posições na largada. Entretanto, Felipe sucumbiu ao desgaste extremo dos pneus e não conseguiu tirar da Ferrari F138 o melhor desempenho. Assim, o piloto não conquistou mais do que um sexto lugar.
As imagens do domingo da F1 na China
AO VIVO: as informações do GP da China em tempo real
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Saiba como foi o GP da China de F1

A largada do terceiro GP da temporada ocorreu sem qualquer tipo de incidente mais sério. Hamilton largou bem e manteve a liderança da prova. Quem não largou tão bem assim foi Räikkönen, que perdeu duas posições na largada, sendo superado por Alonso e também por Massa, que ganhou também a colocação de Rosberg, outro que não começou tão bem a prova. Por sua vez, Vettel, com pneus médios, manteve o nono lugar.

No começo, Hamilton sofreu certa pressão de Alonso antes do fim da primeira volta. No pelotão intermediário, Paul di Resta e Adrian Sutil, da Force India, se tocaram e por muito pouco ambos não ficaram de fora da prova. E Webber, que largou do pit-lane, parou logo na primeira volta para trocar os pneus macios pelos médios. Assim, ele não precisaria usar mais os macios na corrida.
A Mercedes, que parecia tão promissora, só brilhou mesmo na largada (Foto: Getty Images)

No segundo giro, Hamilton conseguiu um pouco na ponta em relação a Alonso, que começou a sofrer pressão de Massa. O brasileiro vinha em ritmo ligeiramente melhor em relação ao companheiro de equipe. Mas Lewis não conseguiu manter sua vantagem por muito tempo, já que os pneus macios apresentaram um desgaste enorme.

Assim, na abertura da quarta volta, Alonso fez uma bela manobra de ultrapassagem pra cima de Hamilton e ganhou a liderança da prova. Massa aproveitou o embalo e também passou o piloto da Mercedes, subindo para segundo. Sem pneus, Hamilton e também Rosberg tiveram de parar logo para trocar seus pneus.

Aí o trânsito no pit-lane ficou bem mais intenso, já que todos os que estavam com pneus macios foram aos boxes para mudarem para os médios. Durante esse período, Esteban Gutiérrez cometeu uma enorme barbeiragem. Estabanado, o mexicano não conseguiu frear e acertou em cheio a traseira de Adrian Sutil. Ambos ficaram de fora do GP da China.

Com o fim da primeira janela, Hülkenberg, que também largou com pneus médios e conseguiu ultrapassar Vettel no começo da prova, assumiu a liderança, seguido pelo próprio alemão e por Button, todos calçando pneus médios. Massa acabou parando uma volta atrás de Alonso e Räikkönen e acabou perdendo algumas posições. Enquanto Fernando vinha em sexto, à frente de Hamilton, Felipe era apenas o décimo, atrás até mesmo de Kimi.

Bem diferente do papelão do seu companheiro de equipe, Hülkenberg fazia bonito e andava num ritmo bem melhor em relação a Vettel, que também contava com pneus médios. Alonso, em quarto após 12 voltas, era o mais rápido dentre os pilotos com pneus macios, e sua diferença em relação ao líder diminuía a cada giro, já que tinha o melhor carro da corrida naquele momento.
Webber tenta explicar seu péssimo fim de semana em Xangai (Foto: Getty Images)

Alonso estava impossível e seguia escalando o pelotão na luta para voltar à liderança. Depois de ultrapassar Di Resta, o bicampeão fez uma bela manobra de ultrapassagem pra cima de Pérez, que também não havia parado, e subiu para o quarto lugar. Quarto que se transformou em segundo depois que Hülkenberg e Vettel foram aos boxes. Só que a Sauber errou na parada do seu piloto, que acabou sendo superado pelo compatriota.

E não foi mesmo o fim de semana de Webber. Depois de uma desastrosa classificação e a punição por conta de uma pane seca, o australiano, que até vinha se recuperando na corrida, forçou uma ultrapassagem para cima Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso, mas ambos se tocaram. O veterano levou a pior e teve sua asa dianteira danificada. Depois de ter ido aos boxes para trocar a asa e também os pneus, Mark voltou à pista, mas ficou lento repentinamente. A razão foi que a roda traseira direita não foi bem fixada pela Red Bull. Melancólico, para dizer o mínimo.

Outro incidente ocorrido logo depois foi entre Sergio Pérez e Räikkönen, que brigavam pela quarta colocação. Durante uma tentativa de ultrapassagem do finlandês, o piloto da McLaren fechou o adversário, que chegou a tocar a asa dianteira no MP4-28, mas conseguiu seguir na pista sem problemas e, uma volta mais tarde, ganhou na marra o quarto lugar, não sem antes criticar o mexicano via rádio: “Que diabos ele quis fazer?”, indagou. Os comissários de prova consideraram a manobra normal.

A McLaren resistia na pista e era a única equipe sem ter feito troca de pneus após 20 voltas de corrida, evidenciando uma tática bastante distinta em Xangai. É fato, porém, que os pneus de Button, que liderava, estavam bem inferiores aos de Alonso, que vinha em segundo. Assim, a ultrapassagem foi inevitável, e o espanhol voltou à liderança. O que não invalidava, de forma alguma, a grande prova do piloto britânico.

Enquanto a Ferrari de Alonso sobrava, a Mercedes, de certa forma, decepcionava em ritmo de corrida. Hamilton não conseguia ser nem sombra daquele piloto dominante na classificação. Rosberg teve azar ainda maior. Com problemas e muita instabilidade ao longo de todo o GP, o vencedor da prova em 2012 abandonou após 23 voltas. Foi seu segundo abandono em três etapas nesta temporada.
As duas caras da Ferrari: Alonso brilhou e Massa foi bem irregular (Foto: Getty Images)

Vettel e Hülkenberg voltaram à ponta depois que Alonso realizou sua segunda parada para troca de pneus. Fernando retornou à pista em terceiro e, logo de cara, registrou a então melhor volta da corrida, deixando claro a todos que se credenciava como grande favorito à vitória. Logo o espanhol passou Hülkeneberg e subiu para segundo, ficando só 3s8 atrás do seu grande adversário em 2012.

Fato é que a corrida seguia em ritmo eletrizante e imprevisível graças às várias variáveis em termos de estratégia. Alonso vinha bem melhor que os demais e, sem esforço, conseguiu passar Vettel e retornar à liderança. Hamilton era o terceiro colocado. Mas nada estava certo no mais incerto dos GPs até o momento em 2013.

Alonso sobrava, Massa decepcionava. Depois de um grande começo de prova, o brasileiro simplesmente sucumbiu ao desgaste dos pneus e nem de longe tinha o mesmo ritmo do companheiro de equipe. Enquanto o espanhol liderava a corrida com tranquilidade, Massa vinha apenas em sétimo, 26s7 atrás de Fernando após 34 voltas.
O GP da China foi bastante interessante e cheio de alternativas (Foto: Getty Images)

Na volta 37 teve início a terceira janela de pit-stops para a maioria dos pilotos. Massa foi um dos primeiros a fazer sua parada e foi para os boxes quando estava pressionando Hülkenberg na luta pela quinta posição. Ambos saíram lado a lado, mas o brasileiro levou a melhor e ganhou a posição na saída dos pits. Quanto às paradas para troca de pneus, Button era um dos destaques, já que só havia feito uma parada depois de quase 40 voltas.

A sala dos comissários de prova também estava bastante agitada. Isso porque alguns pilotos foram investigados por usarem o DRS fora da zona de ativação: Vettel, Webber, Räikkönen, Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo, Max Chilton, Button e Romain Grosjean. O resultado da investigação, no entanto, só seria emitido após a bandeirada.

Alonso fez seu terceiro pit-stop na volta 41 e não levou mais do que outra volta para ultrapassar Vettel, com uma parada a menos, e retomar a liderança da prova. Button, com tática distinta dos dois, era o terceiro, seguido por Räikkönen e Hamilton. Massa, em sétimo, não conseguia se aproximar do escocês Di Resta em uma corrida totalmente determinada pela estratégia de pneus.

Button, naturalmente sem contar com seus pneus nas melhores condições, perdeu posições para Räikkönen e Hamilton, que vinham mais rápido, e caiu de terceiro para quinto e tinha ritmo mais lento também em relação a Di Resta e Massa. Fatalmente o britânico teria de parar. A boa posição de Vettel, segundo, também estava ameaçada, já que o tricampeão tinha de fazer pelo menos mais um pit-stop para colocar os pneus macios no fim da prova.

Fernando Alonso comemora sua décima vitória pela Ferrari (Foto: Getty Images)

Na volta 49, finalmente Button fez sua segunda parada e colocou pneus macios, gesto que foi seguido por Vettel dois giros depois. Alonso continuava voando em Xangai e praticamente tinha a vitória em suas mãos. A dúvida era saber quem terminaria em segundo, já que Hamilton, em terceiro, vinha em ritmo ligeiramente mais rápido que Räikkönen. Vettel voltou em quarto e forçava seu ritmo para pelo menos garantir uma posição no pódio.

Hamilton conseguiu suportar a pressão do alemão até os metros finais e conseguiu ir ao pódio para fazer companhia a outros dois campeões mundiais: Räikkönen, em segundo, e Alonso, o grande vencedor do fim de semana em Xangai.
A cobertura do GP da China no GRANDE PRÊMIO
Siga o Grande Prêmio no Twitter
 
F1, GP da China, Xangai, final:
              Paradas
1 Fernando ALONSO ESP Ferrari 1:36:26.945 56 voltas 3
2 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Lotus Renault +10.168   3
3 Lewis HAMILTON ING Mercedes +12.322   3
4 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault +12.525   3
5 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes +35.285   2
6 Felipe MASSA BRA Ferrari +40.827   3
7 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari +42.691   3
8 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes +51.084   3
9 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault +53.423   3
10 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari +56.598   3
11 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes +1:03.860   2
12 Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Ferrari +1:12.604   3
13 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault +1:33.861   3
14 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault +1:35.453   3
15 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth +1 volta   3
16 Charles PIC FRA Caterham Renault +1 volta   3
17 Max CHILTON ING Marussia Cosworth +1 volta   3
18 Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault +1 volta   3

 

Abandonaram/não completaram:

Nico ROSBERG ALE Mercedes 21 voltas
Mark WEBBER AUS Red Bull Renault 15 voltas
Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes 5 voltas
Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari 4 voltas

 

Melhor volta          
Sebastian VETEL ALE Red Bull Renault   1:36.808 volta 53
           
Condições do tempo   SOL   ar: 17ºC | pista: 25ºC  

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.