Chefe da Sauber vê chegada precoce de Sirotkin à F1 como risco, mas minimiza: "Sempre é"

Monisha Kaltenborn garantiu que a Sauber vai fazer tudo o que for possível para preparar Sergey Sirotkin para a estreia na F1, aos 18 anos, em 2014. Pilotos comentaram chegada do russo à categoria


18 anos: essa será a idade de Sergey Sirotkin quando ele alinhar no grid da largada da F1 com o carro da Sauber no início de 2014, caso consiga uma superlicença para tal. Chefe do time suíço, Monisha Kaltenborn entende que é um risco para o jovem russo estrear tão cedo na elite do automobilismo mundial. Contudo, a dirigente indiana minimizou dizendo que "sempre é um risco" estrear na F1.
 
"Todos sabemos que, quando você entra na F1, sempre é um risco. O mesmo acontece com ele, que é muito jovem e não tem tanta experiência", respondeu Kaltenborn a pergunta feita pelo GRANDE PRÊMIO em Hungaroring.
Sergei Sirotkin correrá na F1 em 2014 (Foto: ISR)
Campeão da F-Abarth em 2011 e terceiro colocado na AutoGP em 2012, Sirotkin disputa, em 2013, a World Series. No campeonato, o russo ainda não teve atuações que justifiquem sua ascensão para a F1 e ocupa a nona posição no campeonato após 12 corridas.
 
Visando se preparar para a F1, Sirotkin passará, neste segundo semestre, por um programa desenvolvido pela Sauber. Se, de fato, estrear na F1 em 2014, Sirotkin se tornará o mais jovem a correr na categoria. O recorde de precocidade pertence ao espanhol Jaime Alguersuari, que disputou seu primeiro GP na Hungria, em 2009, aos 19 anos, quatro meses e três dias.

Kaltenborn garante que o time fará o máximo possível para deixar o garoto pronto para a missão. "Vamos focar em dar a ele a preparação correta. Passamos por isso no passado, quando tivemos que brigar por superlicenças e hoje essas pessoas estão bem na F1", lembrou Monisha.

 
O finlandês Kimi Räikkönen, que estreou na F1 com a Sauber quando tinha apenas 21 anos, em 2001, e menos de 30 corridas de experiência em carros de fórmula, comentou a chegada de Sirotkin.
 
"Já tive 18 anos. Não conheço esse cara. Vão pegá-lo se acharem que é a coisa certa a fazer. A idade não é um problema", falou.
 
Lewis Hamilton lembrou de quando ele tinha 18 anos arrancando risadas dos jornalistas. "Eu não estava pronto, mas eu era bem bom aos 18 anos", disse o inglês, que chegou à F1 em 2007, aos 22, com a McLaren.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.