Pietro Fittipaldi está consciente e não corre risco de vida, mas tem suspeita de fratura nas duas pernas, informa FIA

A entidade comunicou que o piloto brasileiro perdeu o controle na saída da Eau-Rouge, na curva que na verdade se trata da Raidillon, e esteve o tempo todo acordado durante o resgate. No entanto, sua temporada está comprometida

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O primeiro comunicado emitido pela FIA após o acidente de Pietro Fittipaldi nesta sexta-feira (4) em Spa-Francorchamps durante a classificação das 6 Horas que abrem a supertemporada do Mundial de Endurance revela que o piloto brasileiro tende a perder o restante da temporada do automobilismo — em que estava envolvido em três frentes: Indy, WEC e Super Fórmula. 
 

Sem detalhar velocidade ou impacto em força G, a nota informa que Fittipaldi não perdeu a consciência em momento algum e que sua situação não ameaça sua vida, mas que há suspeita de rompimentos óssos nas duas pernas.
Pietro Fittipaldi (Foto: Reprodução/Twitter)
Diz assim a nota enviada pela FIA em inglês e francês:

"Às 15h52 de hoje [horário local, 10h52 no horário de Brasília] (…), o #10 DragonSpeed BR Engenieering BR1 escapou da pista em alta velocidade na Raidillon, Circuito de Spa-Francorchamps. O incidente ocorreu durante a classificação das 6 Horas de Spa-Francorchamps.

 
O carro estava sendo guiado por Pietro Fittipaldi, do Brasil.
 
O piloto, que estava consciente o tempo todo, foi atendido imediatamente pelo Serviço Médico do Circuito de Spa-Francorchamps e pelo delegado-médico da FIA, Jacques Tropenat, retirado do carro e levado de helicóptero para o Centro Hospitalar da Cidade de Liege com suspeita de fraturas em ambas as pernas. Ele estava acompanhado pelo chefe de equipe da DragonSpeed e não há risco de vida."

Ao GRANDE PRÊMIO, Gugu da Cruz, pai de Pietro, revelou que se tratou de um problema no bólido da DragonSpeed. "O carro já tinha dado algum problema similar nos testes. Agora na classificação, ele vinha muito rápido. A equipe pediu 'full' naquela volta para fazer o mais rápido possível, mas alguma coisa aconteceu que o freio não funcionou e ele foi reto. Foi uma pane elétrica, uma falha mecânica", contou.

"Agora o ano ficou todo comprometido. Na semana que vem, a gente ia anunciar o teste na F1. E pelo jeito a Indy…", completou, já lamentando a provável ausência do filho nas 500 Milhas de Indianápolis deste ano, em que estava confirmado no #19 da Dale Coyne. Fittipaldi participaria dias atrás do Programa de Orientação aos Novatos, o ROP, no Speedway, mas a equipe não conseguiu aprontar o carro a tempo.

A informação que Gugu recebeu — o pai estava em Hockenheim para acompanhar a performance do outro filho, Enzo, na F4 Alemã e, assim que soube do acidente, pegou o carro para ir a Spa — é de que Pietro tem, sim, pelo menos uma fratura em uma das pernas.

 
A sessão foi paralisada pela direção de prova com bandeira vermelha, para o atendimento ao piloto e aos reparos na barreira de pneus. O treino decisivo vinha com a liderança dos dois carros da Toyota, com o #7 à frente do #8. E foi reiniciado após 16 minutos de interrupção. 
GUIA WEC 2018/19

WEC abre Super Season histórica duas edições das 24h de Le MansAlonso inicia jornada pela Tríplice Coroa e encara temporada cheiaToyota representa ‘missão impossível’ para equipes independentes

 

var disqus_config = function () {
this.page.url = www.grandepremio.com.br;
this.page.identifier = grandepremio;
};

(function() {
var d = document, s = d.createElement(‘script’);
s.src = ‘https://grandepremio.disqus.com/embed.js’;
s.setAttribute(‘data-timestamp’, +new Date());
(d.head || d.body).appendChild(s);
})();
Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.