Rosberg se vale do pouco tempo de pista de Hamilton e dá o troco no treino livre 2 na Itália. Massa acaba em nono
Para apimentar mais a rivalidade, Nico Rosberg 'empatou' o resultado da sexta-feira em Monza. Depois de ver Lewis Hamilton liderar com facilidade o primeiro treino, o alemão que lidera o campeonato foi o mais rápido no segundo. Contou com um problema do inglês, que só treinou por meia hora. Felipe Massa andou no bolo da concorrência e terminou em nono
Nico Rosberg devolveu o resultado imposto por Lewis Hamilton na primeira sessão e foi o mais rápido no treino livre 2 do GP da Itália nesta sexta-feira (5). É como se fosse uma 'vendetta', ou uma pimenta para dar o tempero exato da rivalidade dos dois pilotos da Mercedes na temporada.
Mas é que tem um porém: Hamilton só participou de 1/3 do treino — aliás, falando em terço, bem que o rapaz podia se benzer. Quando o cronômetro registrava 30 minutos para o fim, o inglês foi à pista. Teve, na prática, duas chances para bater o companheiro. Na primeira volta, terminou 0s061 atrás; na segunda, vinha com parciais mais rápidas e suficientes para ser o melhor, mas pegou no fim da reta oposta uma Toro Rosso hesitante. O orgulho de ser primeiro teve de ser engolido.
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Quanto à Williams, recuperou-se da má impressão deixada horas atrás, indicando que a sessão inicial se concentrou em um acerto de corrida. Valtteri Bottas e Felipe Massa andaram no ritmo dos ponteiros, terminando respectivamente em quinto e nono. Os dois ficaram atrás da surpreendente Ferrari, que pôs Kimi Räikkönen e Fernando Alonso logo atrás das Mercedes.
Confira como foi o treino livre 2 da F1 em Monza nesta sexta-feira
A segunda sessão de treinos livres começou com temperaturas mais altas em Monza e com sol, diferente do céu nublado e do vento frio da manhã. E quem primeiro rompeu o silêncio e deu o start para a atividade vespertina foi Romain Grosjean, que de manhã viu Charles Pic andar em seu carro. Jules Bianchi, Marcus Ericsson e Max Chilton seguiram o francês na sequência.
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Esta primeira fase da sessão, como sempre acontece também, foi feita com os pneus duros. O primeiro piloto a deixar os boxes com os pneus médios foi Kevin Magnussen. O jovem dinamarquês, entretanto, a primeira volta rápida com os compostos mais macios do fim de semana não foi melhor do que a que o colocou em quarto na tabela, em 1min27s014. Não demorou muito, e Rosberg, Pérez e Bottas também vieram à pista com os médios.
Assim, o piloto da Mercedes não perdeu tempo e veio baixando suas marcas em todos os setores do rápido traçado italiano. Ao final, o resultado: meio segundo mais veloz do que o tempo conquistado com os compostos duros. Rosberg estabeleceu 1min26s225. Também com os pneus de médios, Bottas pulou para segundo, mas a 0s553 do alemão.
Aí, enquanto Alonso e Räikkönen saíam com os médios, Rosberg escapa da primeira chicane. Magnussen, por sua vez, saía na Ascari, levando a brita. Grosjean também passou pela brita na Lesmo, mas conseguiu voltar.
Na tabela de tempos, nova mudança. Alonso chegou a ficar em terceiro, mas foi superado pelo companheiro finlandês, que assinalou 1min26s331. Marca impressionante, apenas 0s106 de Rosberg. O espanhol, Bottas, Button, Vettel, Magnussen, Massa, Ricciardo e Pérez completavam os dez primeiros.
A sessão se aproximava de 30 minutos para o fim quando finalmente Hamilton deixou os boxes prateados. Já Nico iniciava a simulação de corrida.
Uma vez na pista, Hamilton decidiu que era hora de recuperar o tempo perdido. O inglês foi bem na primeira volta e se colocou em 12º, com 1min27s352, já com os pneus médios. Enquanto isso, Grosjean fazia novo passeio na segunda parte da curva Di Lesmo com sua Lotus que vai em ritmo de lesma.
Mas aí o inglês se recuperou, com 1min26s286, somente 0s061 do colega de Mercedes. Só que a volta não foi perfeita, Lewis se viu preso no tráfego em alguns momentos. Raikkonen e Alonso, por sua vez, continuavam à espreita.
As imagens da F1 em Monza na galeria exclusiva do GRANDE PRÊMIO
F1, GP da Itália, Monza, treino livre 2:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:26.225 | 41 | |
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:26.286 | +0.061 | 16 |
3 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:26.331 | +0.106 | 31 |
4 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:26.565 | +0.340 | 26 |
5 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:26.758 | +0.533 | 34 |
6 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:26.762 | +0.537 | 34 |
7 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:26.762 | +0.537 | 27 |
8 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:26.881 | +0.656 | 44 |
9 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:26.935 | +0.710 | 33 |
10 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:26.992 | +0.767 | 37 |
11 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:27.079 | +0.854 | 42 |
12 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:27.227 | +1.002 | 39 |
13 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:27.476 | +1.251 | 37 |
14 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:27.840 | +1.615 | 33 |
15 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:27.929 | +1.704 | 33 |
16 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:28.029 | +1.804 | 35 |
17 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:28.659 | +2.434 | 34 |
18 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:28.700 | +2.475 | 42 |
19 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:28.786 | +2.561 | 29 |
20 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:29.085 | +2.860 | 29 |
21 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:29.178 | +2.953 | 32 |
22 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:29.275 | +3.050 | 37 |
TEMPO 107% | TL2 | 1:32.261 | +6.036 | ||||
RECORDE | RUBENS BARRICHELLO | BRA | FERRARI F2004 | 1:20.089 | 11/09/2004 | ||
MELHOR VOLTA | RUBENS BARRICHELLO | BRA | FERRARI F2004 | 1:21.046 | 12/09/2004 |