Rosberg se vale do pouco tempo de pista de Hamilton e dá o troco no treino livre 2 na Itália. Massa acaba em nono

Para apimentar mais a rivalidade, Nico Rosberg 'empatou' o resultado da sexta-feira em Monza. Depois de ver Lewis Hamilton liderar com facilidade o primeiro treino, o alemão que lidera o campeonato foi o mais rápido no segundo. Contou com um problema do inglês, que só treinou por meia hora. Felipe Massa andou no bolo da concorrência e terminou em nono

Nico Rosberg devolveu o resultado imposto por Lewis Hamilton na primeira sessão e foi o mais rápido no treino livre 2 do GP da Itália nesta sexta-feira (5). É como se fosse uma 'vendetta', ou uma pimenta para dar o tempero exato da rivalidade dos dois pilotos da Mercedes na temporada. 

Mas é que tem um porém: Hamilton só participou de 1/3 do treino — aliás, falando em terço, bem que o rapaz podia se benzer. Quando o cronômetro registrava 30 minutos para o fim, o inglês foi à pista. Teve, na prática, duas chances para bater o companheiro. Na primeira volta, terminou 0s061 atrás; na segunda, vinha com parciais mais rápidas e suficientes para ser o melhor, mas pegou no fim da reta oposta uma Toro Rosso hesitante. O orgulho de ser primeiro teve de ser engolido.

Quanto à Williams, recuperou-se da má impressão deixada horas atrás, indicando que a sessão inicial se concentrou em um acerto de corrida. Valtteri Bottas e Felipe Massa andaram no ritmo dos ponteiros, terminando respectivamente em quinto e nono. Os dois ficaram atrás da surpreendente Ferrari, que pôs Kimi Räikkönen e Fernando Alonso logo atrás das Mercedes.

Nico Rosberg (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Confira como foi o treino livre 2 da F1 em Monza nesta sexta-feira

  GRANDE PRÊMIO 'in loco' em Monza
   
   DESEJO DE VINGANÇA
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   SALDO NEGATIVO
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   AMEAÇA DE DESPEJO
Mercedes já cogita até trocar dupla se pilotos 'não seguirem espírito da equipe'
   

A segunda sessão de treinos livres começou com temperaturas mais altas em Monza e com sol, diferente do céu nublado e do vento frio da manhã. E quem primeiro rompeu o silêncio e deu o start para a atividade vespertina foi Romain Grosjean, que de manhã viu Charles Pic andar em seu carro. Jules Bianchi, Marcus Ericsson e Max Chilton seguiram o francês na sequência.

 
As voltas de instalação foram breves. E logo Grosjean apareceu na ponta da tabela, mas ainda com uma marca alta: 1min31s572. Chilton e Bianchi completavam a tabela momentaneamente. Aí Daniel Ricciardo veio à pista e cravou 1min29s376 — tempo ainda fora da realidade. Daniil Kvyat o superou logo em seguida, com 1min28s552.
 
De volta à pista, Sergio Pérez foi à pista e logo surgiu em primeiro, mas ainda com 1min28s270. Na sequência, Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg romperam a barreira de 1min28s. O dinamarquês se colocou à frente com 1min27s634. Hülk, Pérez, Ricciardo, Kvyat, Jean-Éric Vergne, Bianchi, Adrian Sutil, Pasotr Maldonado e Chilton fechavam a lista dos dez.
Monza estava cheia já nesta sexta-feira (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Enquanto Lewis Hamilton, Felipe Massa, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Esteban Gutiérrez e Valtteri Bottas teimavam em não ir à pista, Nico Rosberg já iniciava os trabalhos com a Mercedes. Sem muito drama, o líder do campeonato se colocou em primeiro, com 1min27s500. Pérez, então, pulou para segundo, apenas 0s085 mais lento. Magnussen era o terceiro.
 
Aí as Ferrari deixaram os boxes praticamente juntas. Na pista, Rosberg melhorava para 1min27s005, trazendo consigo o jovem Magnussen, apenas 0s009 mais lento. Fernando Alonso também andou perto dos dois e se pôs em terceiro, a 0s096 de Nico. Kimi Räikkönen jogou o outro carro vermelho para quarto.
 
Alonso, então, permaneceu por uma volta a mais e teve a chance de cravar 1min26s790, pulando para a ponta, arracando aplausos dos tifosi na reta de chegada em Monza. Mas a festa ferrarista foi curta. Rosberg, sempre ele, bateu o tempo do espanhol por míseros 0s004.
 
Jenson Button também apareceu bem e colocou a McLaren em terceiro. Magnussen, Sebastian Vettel, Bottas, Massa, Raikkonen e Pérez vinham na sequência. Enquanto isso, Hamilton permanecia fora do carro nos agitados boxes da Mercedes. Os mecânicos tentavam desvendar um problema eletrônico no W05 Hybrid #44. O inglês está usando hoje o motor que estourou em Hungaroring, mas a unidade não era o motivo do contratempo.
 

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Esta primeira fase da sessão, como sempre acontece também, foi feita com os pneus duros. O primeiro piloto a deixar os boxes com os pneus médios foi Kevin Magnussen. O jovem dinamarquês, entretanto, a primeira volta rápida com os compostos mais macios do fim de semana não foi melhor do que a que o colocou em quarto na tabela, em 1min27s014. Não demorou muito, e Rosberg, Pérez e Bottas também vieram à pista com os médios.

Assim, o piloto da Mercedes não perdeu tempo e veio baixando suas marcas em todos os setores do rápido traçado italiano. Ao final, o resultado: meio segundo mais veloz do que o tempo conquistado com os compostos duros. Rosberg estabeleceu 1min26s225. Também com os pneus de médios, Bottas pulou para segundo, mas a 0s553 do alemão.

Aí, enquanto Alonso e Räikkönen saíam com os médios, Rosberg escapa da primeira chicane. Magnussen, por sua vez, saía na Ascari, levando a brita. Grosjean também passou pela brita na Lesmo, mas conseguiu voltar.

Na tabela de tempos, nova mudança. Alonso chegou a ficar em terceiro, mas foi superado pelo companheiro finlandês, que assinalou 1min26s331. Marca impressionante, apenas 0s106 de Rosberg. O espanhol, Bottas, Button, Vettel, Magnussen, Massa, Ricciardo e Pérez completavam os dez primeiros.

Fernando Alonso (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

A sessão se aproximava de 30 minutos para o fim quando finalmente Hamilton deixou os boxes prateados. Já Nico iniciava a simulação de corrida.

Uma vez na pista, Hamilton decidiu que era hora de recuperar o tempo perdido. O inglês foi bem na primeira volta e se colocou em 12º, com 1min27s352, já com os pneus médios. Enquanto isso, Grosjean fazia novo passeio na segunda parte da curva Di Lesmo com sua Lotus que vai em ritmo de lesma.

Mas aí o inglês se recuperou, com 1min26s286, somente 0s061 do colega de Mercedes. Só que a volta não foi perfeita, Lewis se viu preso no tráfego em alguns momentos. Raikkonen e Alonso, por sua vez, continuavam à espreita.

 
A Ferrari, aliás, deu pinta de que pode oferecer uma resistência maior na corrida de casa. Tanto o espanhol quanto o finlandês andaram no ritmo dos dois Mercedes. Bastante expressivo, pois.
 
Por fim, a sessão entrou na fase da simulação de corrida e quase todo mundo se dedicou às avaliações de pneus e ritmo com o tanque cheio. Felipe Massa, que vinha em nono, crava tempos na casa de 1min29s com os compostos mais duros. Portanto, pouca coisa mudou na tabela.

As imagens da F1 em Monza na galeria exclusiva do GRANDE PRÊMIO


F1, GP da Itália, Monza, treino livre 2:
1 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:26.225   41
2 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:26.286 +0.061 16
3 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:26.331 +0.106 31
4 14 FERNANDO ALONSO ESP FERRARI 1:26.565 +0.340 26
5 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:26.758 +0.533 34
6 22 JENSON BUTTON ING McLAREN MERCEDES 1:26.762 +0.537 34
7 1 SEBASTIAN VETTEL ALE RED BULL RENAULT 1:26.762 +0.537 27
8 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN McLAREN MERCEDES 1:26.881 +0.656 44
9 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:26.935 +0.710 33
10 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL RENAULT 1:26.992 +0.767 37
11 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:27.079 +0.854 42
12 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:27.227 +1.002 39
13 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO RENAULT 1:27.476 +1.251 37
14 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX SAUBER FERRARI 1:27.840 +1.615 33
15 25 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TORO ROSSO RENAULT 1:27.929 +1.704 33
16 99 ADRIAN SUTIL ALE SAUBER FERRARI 1:28.029 +1.804 35
17 17 JULES BIANCHI FRA MARUSSIA FERRARI 1:28.659 +2.434 34
18 13 PASTOR MALDONADO VEN LOTUS RENAULT 1:28.700 +2.475 42
19 4 MAX CHILTON ING MARUSSIA FERRARI 1:28.786 +2.561 29
20 8 ROMAIN GROSJEAN FRA LOTUS RENAULT 1:29.085 +2.860 29
21 10 KAMUI KOBAYASHI JAP CATERHAM RENAULT 1:29.178 +2.953 32
22 9 MARCUS ERICSSON SUE CATERHAM RENAULT 1:29.275 +3.050 37
    TEMPO 107% TL2   1:32.261 +6.036  
               
RECORDE RUBENS BARRICHELLO BRA FERRARI F2004 1:20.089 11/09/2004  
MELHOR VOLTA RUBENS BARRICHELLO BRA FERRARI F2004 1:21.046 12/09/2004  

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