FIFA obriga Rosberg a mudar desenho do capacete em homenagem à taça da Alemanha na Copa do Mundo

Barrado pela FIFA, Nico Rosberg teve de mudar o layout de seu capacete, que é uma homenagem à seleção da Alemanha, campeã da Copa do Mundo do Brasil

A cobertura completa do GP da Alemanha no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Nico Rosberg teve que modificar o layout do capacete que preparou para homenagear o triunfo da Alemanha na Copa do Mundo do Brasil. O piloto da Mercedes foi impedido pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) de utilizar a imagem da taça entregue desde 1974 para premiar os campeões do torneio futebolístico.
 
De acordo com a entidade máxima do futebol, o uso da imagem do troféu criado por Silvio Gazzaniga e produzido por Milano Bertoni seria uma quebra de direito de “propriedade intelectual”. 
Barrado pela FIFA, Rosberg mudou laytou do capacete (Foto: Nico Rosberg/Twitter)
Em um comunicado, a FIFA disse que é “obrigada a agir contra qualquer reprodução não autorizada de sua propriedade intelectual em um contexto comercial”. “Nós não podemos permitir que um capacete com marcas comerciais tenha o troféu, já que isso arriscaria os direitos de nossos parceiros comerciais”.
 
“Nós apreciamos o desejo de Nico Rosberg de parabenizar o time da Alemanha e, por isso, discutimos com o time de Rosberg em uma tentativa de encontrar uma solução em que ele ainda seja capaz de demonstrar seu apoio a Alemanha sem usar a propriedade intelectual da FIFA em um contexto comercial”, completou a entidade.
 
Ainda na manhã desta quinta-feira (17), Nico apresentou uma nova versão de seu casco e lamentou não poder usar o layout original. “Uma pena”, disse o piloto pelo Twitter. “Eu adoraria carregar o troféu como tributo aos rapazes. Mas, claro, eu respeito a situação legal”, concluiu. 
Em 2006, Jarno Trulli correu com a Taça FIFA estampada em seu capacete (Foto: Reprodução/Twitter)
Esta, aliás, não é a primeira vez em que a Taça FIFA aparece na F1. Em 2006, Jarno Trulli decidiu homenagear a conquista da Itália e colocou a imagem do troféu em seu capacete, em uma situação semelhante à de Rosberg. Na época, entretanto, a FIFA não fez questão de se importar.

Globo reduz espaço da F1 e corta parte do treino classificatório

 A TV Globo não vai exibir a íntegra do treino classificatório para o GP da Alemanha, décima etapa do Mundial de F1, na manhã deste sábado (19). A emissora carioca vai entrar no ar com a F1 apenas às 9h48 para mostrar o Q3 da sessão que define o grid de largada, marcada para o tradicional horário das 9h. Até então, serão exibida programação infantil na faixa da TV Globinho. Na ausência da Globo, quem assume a transmissão ao vivo da tomada de tempos é o canal por assinatura SporTV.

Análise

 Victor Martins: tanto a F1 quanto a Globo têm culpa
 Renan do Couto: produto da F1 fica ainda mais desvalorizado
 
GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Alemanha, décima etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.