Após acidente com cinegrafista na Alemanha, times pedem mudanças nas regras de segurança da FIA

Depois de um acidente com um cinegrafista da FOM em Nürburgring, dirigentes pedem mudanças nas regras de segurança da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Paul Allen foi diagnosticado com fraturas na clavícula e nas costelas, além de uma concussão

A cobertura 'in loco' do GP da Alemanha no GRANDE PRÊMIO
As imagens deste domingo da F1 em Nürburgring

Os pneus se comportaram conforme o esperado na etapa de Nürburgring da F1, mas as preocupações com a segurança surgiram de outra fonte. Durante a prova do último domingo (7), a Red Bull teve problemas na colocação do pneu traseiro direito de Mark Webber e assim que o piloto foi liberado dos boxes, a roda se soltou e atingiu um cinegrafista.
 
Paul Allen, que é funcionário da FOM (Formula One Management), foi diagnosticado com fraturas na clavícula e nas costelas, além de uma concussão. O cinegrafista deve permanecer internado em um hospital alemão ao menos até a próxima terça-feira.
Dirigentes defenderam adoção de novas medidas de segurança na F1 (Foto: Getty Images)
O acidente com Allen serviu de alerta e levou os dirigentes da F1 a pedirem a adoção de medidas de segurança mais severas para os profissionais que trabalham nas áreas de maior perigo. 
 
No momento em que atingido pelo pneu de Webber, Allen estava na área da Mercedes. Ross Brawn, chefe do time, comentou que os mecânicos viram e conseguiram escapar, mas o cinegrafista não teve a mesma sorte. 
 
“Por sorte, nossos rapazes viram o que estava acontecendo, mas, infelizmente, o cinegrafista não viu”, lamentou. “[Os mecânicos] conseguiram desviar e evitar, mas foi bem feio”, continuou. 
 
Questionado se o incidente mostra a necessidade de exigir que outros trabalhadores usassem capacete durante o trabalho no pit, Brawn opinou: “Com base no que vimos, acho que sim”, declarou. “Todos no pit-lane deveriam usar capacete. Certamente vale a pena revisar tudo isso”, completou. 
 
Christian Horner, chefe da Red Bull, concorda com visão de Brawn e acredita que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) deve introduzir novas medidas de segurança no Mundial. 
 
“Esses carros têm muita energia neles e isso foi um lembrete oportuno de como as coisas podem dar errado”, declarou o rubro-taurino. “Os mecânicos têm de usar equipamentos de segurança e capacete, e talvez seja a hora de cuidarmos para que outras pessoas operacionais também tenham algum equipamento de segurança”, avaliou. 
 
“Os cinegrafistas estão próximos da ação. Eles fazem imagens ótimas, mas ainda é um ambiente perigoso”, ressaltou. “Então talvez eles também precisem de algum tipo de equipamento de segurança, já que as lesões na cabeça são particularmente complicadas. É algo que precisa ser visto”, concluiu. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.