Em casa, Vettel suporta pressão de Räikkönen e garante vitória no GP da Alemanha. Massa abandona

Sebastian Vettel resistiu à pressão de Kimi Räikkönen nos metros finais e venceu em casa. Romain Grosjean conseguiu segurar Fernando Alonso e ficou com o terceiro posto. Felipe Massa abandonou no início da disputa.

AO VIVO: os bastidores do GP da Alemanha em Nürburgring
A cobertura 'in loco' do GP da Alemanha no GRANDE PRÊMIO
As imagens deste sábado da F1 em Nürburgring
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Depois do caótico GP de Silverstone, a F1 viveu um fim de semana mais calmo em Nürburgring. Com os pneus Pirelli dando conta do recado neste domingo (7), o grande destaque do GP da Alemanha foi a estratégia adotada pelas equipes.
 
Mostrando mais uma vez que E21 é bastante gentil com os pneus, Kimi Räikkönen aproveitou o bom ritmo e seu conjunto de pneus macios para tentar desafiar Sebastian Vettel pela vitória até os metros finais. Depois de se livrar de Romain Grosjean – que fez uma excelente prova – o finlandês iniciou uma caçada ao rival da Red Bull.
 
Vettel celebra vitória em casa (Foto: Getty Images)
Na última volta, Räikkönen se esforçava ao máximo para se aproximar do campeão vigente, mas Sebastian conseguiu controlar a diferença, impedindo que Kimi pudesse lançar mão da asa móvel para batê-lo. O finlandês ainda teve uma última chance, mas não conseguiu chegar perto o suficiente para desafiar o rubro-taurino, que venceu sua corrida de casa pela primeira vez.
Também com pneus macios na parte final da corrida, Fernando Alonso imprimiu um ritmo alucinante, perseguindo Grosjean pela última vaga do pódio. O francês, entretanto, conseguiu manter a frente e garantiu o terceiro posto da disputa. Pouco depois de cruzar a linha de chegada, o asturiano estacionou a F138, no que a Ferrari chamou de uma parada de precaução. 
 
Nos metros finais, Lewis Hamilton conseguiu deixar Jenson Button para trás e garantiu o quinto lugar, com 27s9 de atraso em relação ao vencedor em Nürburgring.
 
Mark Webber não teve vida fácil na pista alemã. Em seu primeiro pit-stop, a Red Bull teve um problema com a colocação da roda traseira direita e assim que o australiano deixou os boxes, a roda se soltou do carro, atingindo um cinegrafista que acompanhava sua parada. Assista ao vídeo do acidente
 
O time dos energéticos mandou Webber voltar para os boxes e colocou um novo pneu no RB9, mandando o piloto de volta à pista. Mesmo uma volta atrás do líder, Mark registrava o melhor giro da disputa, tentando recuperar o tempo perdido. Depois de muito remar, o piloto recebeu a bandeira na sétima colocação, 37s5 atrás de seu companheiro de equipe. 
 
O cinegrafista foi prontamente atendido pelos médicos do circuito. O profissional foi atingindo no rosto e ficou com o nariz sangrando, mas em declaração aos jornalistas, o médico responsável pelo atendimento afirmou que ele “parecia bem”. 
 
Depois de um fim de semana difícil, Sergio Pérez conseguiu completar a prova em Nürburgring com o oitavo posto, à frente de Nico Rosberg, que não teve uma atuação de muito destaque. Nico Hülkenberg completa o top-10. 
 
A corrida de Felipe Massa acabou na abertura da quinta volta do GP da Alemanha. Aparentemente com um problema na F138, o brasileiro rodou na curva um de Nürburgring e abandonou a corrida.

Confira como foi o GP da Alemanha da F1
Vettel comanda pelotão na largada em Nürburgring (Foto: Getty Images)

A corrida de Nürburgring começou muito quente e nem foi por causa do forte sol na cidade alemã. Assim que as luzes vermelhas se apagaram, os carros da Red Bull tracionaram muito bem, ensanduichando e engolindo Lewis Hamilton antes da primeira curva. Sebastian Vettel, que havia apostado na trajetória interna do circuito, tomou a ponta, seguido por Mark Webber. O piloto da Mercedes, por sua vez, caiu para terceiro.

A quarta colocação era de Kimi Räikkönen, embora o finlandês precisasse se defender do companheiro de equipe, Romain Grosjean, que estava mais rápido. Felipe Massa era o sexto, após fazer uma boa largada, enquanto Fernando Alonso seguia no oitavo ponto.

Só que o brasileiro nem teve tempo para capitalizar a boa largada. Na abertura da quarta volta da prova, ele rodou sozinho na curva 1. Como o motor desligou, Felipe foi obrigado a abandonar o GP. Talvez com o medo do safety-car ser acionado, Paul Di Resta, Jean-Éric Vergne e Charles Pic foram aos boxes, abrindo o ciclo de paradas.

O pole, Lewis Hamilton, não teve chance na briga com a Red Bull na largada (Foto: Getty Images)

O primeiro piloto de uma equipe grande a fazer o pit-stop foi Lewis Hamilton, na sétima passagem. Vettel parou no giro seguinte, mas conseguindo retornar à pista à frente do carro da Mercedes. Na nona volta foi a vez de Räikkönen e Webber pararem.

E neste momento houve o episódio de maior tensão da prova. O australiano deixou os pits com a roda traseira direita frouxa. Ela acabou se soltando e indo em direção a um cameraman, que foi a nocaute. O profissional logo foi atendido no centro-médico do circuito e passa bem.

Quem não tinha nada a ver com os problemas nos boxes era Romain Grosjean. Mesmo com o pneu macio, o piloto da Lotus permaneceu na pista até o 14º giro, quando aproveitou para abrir cerca de 2s por volta para os rivais. Com isso, assim que o gaulês deixou o pit-lane, já ocupava a segunda colocação, atrás apenas de Vettel.

Um pouco mais atrás, Hamilton finalmente conseguiu a ultrapassagem em Nico Rosberg, como Räikkönen repetindo a manobra no giro seguinte. O piloto da Lotus ainda conseguiu deixar o outro piloto da Mercedes para trás, para assumir a terceira colocação entre aqueles que já haviam parado.

Hamilton, assim, se tornou vítima de Fernando Alonso. Os dois fizeram um bom duelo, com o piloto da Mercedes conseguindo se defender no começo. Entretanto, devido ao desgaste da borracha, a passagem foi inevitável. Por estar sem condições de lutar por posições, o britânico resolveu fazer a segunda parada na volta 23.

O momento não poderia ter sido pior. Na volta seguinte, Jules Bianchi abandonou com o motor Cosworth estourado, deixando o carro em cima de um barranco. Com o piloto já fora, o bólido começou a descer ladeira abaixo, atravessando a pista. Por causa do perigo desta situação insólita, a direção de prova acionou o safety-car, o que levou todo mundo aos boxes para não perder a vantagem.

Na relargada, Grosjean patinou, permitindo que Vettel pulasse na frente. Apesar disso, o francês seguiu na briga, com os dois carros da Lotus escoltando o da Red Bull, mas sem conseguir a ultrapassagem.

Para tentar passar o tricampeão, a equipe inglesa apostou na estratégia, chamando Grosjean aos boxes, antecipando a parada. A Red Bull entendeu o movimento e pediu para que Vettel fizesse o pit-stop na volta seguinte. A estratégia do time austríaco deu certo, e o alemão retornou na frente com uma diferença mínima.

Quem permaneceu na pista foi Kimi Räikkönen. O finlandês apostou em uma tática diferente e só fez a parada na volta 50. Com pneus mais novos, o nórdico começou a tirar a diferença para os dois primeiros. Quem também vinha rápido era Fernando Alonso, em quarto, fazendo uso do pneu macio.

Final de corrida emocionante em Nürburgring (Foto: Getty Images)

Pelo rádio, a Lotus pediu em duas oportunidades que Grosjean cedesse a segunda posição para o companheiro de equipe. Depois de a equipe insistir bastante, o francês deu passagem quando faltavam cinco voltas para o fim. Entretanto, apesar de todos os esforços da Lotus, Vettel conseguiu manter a diferença para conquistar a primeira vitória da carreira correndo em casa na F1.

Räikkönen fechou em segundo, com Grosjean no pódio. Alonso fechou em quarto, mas deixando o carro parado na volta de desaceleração, o que pode resultar em punição, dependendo do que a inspeção técnica disser. Hamilton, Jenson Button, Mark Webber, Sergio Pérez, Nico Rosberg e Nico Hülkenberg completaram o top-10.


Quer andar de Nascar em Orlando com Christian Fittipaldi? Clique abaixo:
Siga o GRANDE PRÊMIO                     Curta o GRANDE PRÊMIO

F1, GP da Alemanha, Nürburgring, final:

              P
1 Sebastian VETTEL ALE Red Bull Renault 1:41:14.711 60 voltas 3
2 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Lotus Renault +1.008   3
3 Romain GROSJEAN FRA Lotus Renault +5.830   3
4 Fernando ALONSO ESP Ferrari +7.721   3
5 Lewis HAMILTON ING Mercedes +26.927   3
6 Jenson BUTTON ING McLaren Mercedes +27.996   2
7 Mark WEBBER AUS Red Bull Renault +37.562   3
8 Sergio PÉREZ MEX McLaren Mercedes +38.206   2
9 Nico ROSBERG ALE Mercedes +46.821   3
10 Nico HÜLKENBERG ALE Sauber Ferrari +49.892   3
11 Paul DI RESTA ESC Force India Mercedes +53.771   2
12 Daniel RICCIARDO AUS Toro Rosso Ferrari +56.975   3
13 Adrian SUTIL ALE Force India Mercedes +57.738   3
14 Esteban GUTIÉRREZ MEX Sauber Ferrari +1:00.160   3
15 Pastor MALDONADO VEN Williams Renault +1:01.900   2
16 Valtteri BOTTAS FIN Williams Renault +1 volta   2
17 Charles PIC FRA Caterham Renault +1 volta   3
18 Giedo VAN DER GARDE HOL Caterham Renault +1 volta   3
19 Max CHILTON ING Marussia Cosworth +1 volta   4
20 Jean-Éric VERGNE FRA Toro Rosso Ferrari +38 voltas NC 3
21 Jules BIANCHI FRA Marussia Cosworth +39 voltas NC 3
22 Felipe MASSA BRA Ferrari +57 voltas NC  
               
  Melhor volta            
  Fernando ALONSO ESP Ferrari   1:33.468 volta 51  
               
REC Takuma SATO JAP BAR 006   1:27.691 29/05/2004  
MV Lewis HAMILTON ING Mercedes   1:29.398 06/07/2013  
               
  Condições do tempo   SOL   ar: 24-26ºC | pista: 42-45ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.