Primeiro mundial multimarca de carros elétricos, ETCR lança calendário para 2020

Maurício Slaviero, ex-chefão da Stock Car, é o líder da categoria de carros elétricos que, depois de 30 meses de planejamento, vai realizar seu primeiro campeonato em 2020 com etapas na Europa, Ásia e Estados Unidos. Cupra, Alfa Romeo e Hyundai são marcas já comprometidas com o projeto

2020 é o ano de nascimento da mais nova categoria de carros elétricos do automobilismo internacional. O Pure ETCR, primeiro campeonato mundial multimarca de carros de turismo totalmente elétricos foi lançada na última quarta-feira (19), em Paris, na França. 
 
Promovida pela Eurosport Events, a mesma do FIA WTCR, e com o brasileiro Maurício Slaviero — ex-chefão da Stock Car — como CEO, a categoria vai contar com oito etapas nesta temporada, divididas entre Europa, Ásia e EUA, e cinco marcas, sendo três já anunciadas. 
 
Trata-se de um projeto que teve início há mais de 30 meses e vai ter sua primeira corrida realizada em 25 de julho, no circuito Salzburgring, na Áustria, como evento-suporte do FIA WTCR. Antes, está marcado um evento de exibição no Festival de Goodwood, na Inglaterra, entre os dias 9 e 12 do mesmo mês.
Ex-chefão da Stock Car, Slaviero é o líder do projeto do novo Pure ECTR (Foto: Duda Bairros/Vicar)
O planejamento vai além com a realização de campeonatos regionais na Europa, EUA, Ásia e Austrália a partir de 2022.
 
Slaviero destacou o lançamento do campeonato em um momento de transformação no esporte a motor. “É o automobilismo se reinventando. Muito orgulho em fazer parte desta nova era que já chegou”, declarou o brasileiro.
 
O Pure ETCR nasce com três marcas já confirmadas: Cupra, Alfa Romeo e Hyundai, e outras duas vão ser anunciadas em breve. A sul-coreana Hyundai, por exemplo, desenvolve há algum tempo o Veloster N ETCR com o qual vai disputar a categoria elétrica.
 
Dentre os parceiros do Pure ETCR estão a Williams, que desenvolveu a bateria; a Magelec, responsável pelo power-train; a Magneti Marelli, que vai fornecer diversos componentes eletrônicos; a Enel, empresa que vai ficar a cargo dos carregadores; e a Goodyear, fornecedora oficial de pneus da categoria.
A Hyundai é uma das montadoras confirmadas na nova categoria (Foto: Divulgação)
O calendário vai compreender cinco rodadas duplas. Além da etapa inaugural em Salzburgring, o Pure ETCR acelera em Copenhague, na Dinamarca, entre 1º e 2 de agosto. Entre 17 e 18 de outubro, a mais nova categoria mundial de carros elétricos corre no Inje Speedium, na Coreia do Sul, novamente como evento do FIA WTCR. Em data ainda a ser definida, está prevista a rodada dupla de Guangdong, na China.
 
A temporada se encerra entre os dias 30 e 31 de janeiro em Daytona, nos Estados Unidos, como evento que vai fazer parte da corrida de 24 horas, promovida pelo IMSA SportsCar.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.