Superbike

Campeão nas 250cc, Melandri anuncia aposentadoria ao final da temporada 2019

Marco Melandri decidiu dar um ponto final em sua carreira nas pistas. Campeão das 250cc do Mundial de Motovelocidade com a Aprilia e hoje disputando o Mundial de Superbike, o italiano anunciou sua aposentadoria ao final da temporada 2019

Grande Prêmio / Redação GP, de São Paulo
O mundo das duas rodas vai ver a aposentadoria de um tradicional nome no final de 2019. Marco Melandri, atualmente disputando o Mundial de Superbike, anunciou a sua retirada das pistas ao final da temporada.
 
O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (9), em Milão, logo após a etapa em Donington. Com isso, bota um ponto final em uma carreira de 22 anos na elite do motociclismo. Ao total, tem cinco vitórias na MotoGP e 22 na Superbike.
 
Sua entrada no Mundial de Motovelocidade aconteceu em 1997, quando estreou nas 125cc fazendo apenas uma corrida pela Honda. O début definitivo veio no ano seguinte, e permaneceu na menor das classes até 1999 – no período, terminou em terceiro e segundo no campeonato, respectivamente.
 
Em 2000, fez o salto para as 250cc, e em 2002 sagrou-se campeão com a Aprilia após uma temporada de grande sucesso, assegurando nove vitórias de 16. Ainda, subiu ao pódio em outras três oportunidades.
 
A subida para a MotoGP veio em 2003, seguindo na maior das classes até 2010, retornando em 2015. Seu melhor ano foi em 2005, quando terminou como vice-campeão. No último campeonato, estava na Aprilia quando encerrou o contrato após oito corridas, ficando sem correr até 2017, quando entrou na Superbike. 
O adeus de Marco Melandri (Foto: Reprodução)
Hoje, encara um difícil campeonato no Mundial de Superbike. O italiano passou a defender a GRT Yamaha após ter sido substituído por Álvaro Bautista na Ducati, mas não tem conseguido se acertar com a equipe, sem entregar resultados muito expressivos.
 
Atualmente, aparece apenas na nona colocação da classificação com apenas cinco etapas restantes no calendário. Alcançou três pódios em 2019, sendo um na abertura da temporada, em Phillip Island, e mais dois em Jerez – todos com terceiro lugar.
 
Na última semana, em Donington, teve uma etapa bastante complicada. Em três corridas, conseguiu somar apenas oito pontos.
 
Sobre a aposentadoria, Melandri disse que “a decisão foi muito difícil de ser tomada. Estive pensando sobre isso por um tempo e, após a corrida em Ímola, finalmente decidi parar no final da temporada 2019. Ainda sou competitivo e acho que é melhor parar nesse ponto, onde ainda gosto de correr.”
 
“Ao invés de esperar até que a diversão e os resultados são mais difíceis de conquistar. Desde que tomei a decisão sinto que um enorme peso foi tirado de meus ombros e agora que todos sabem que é meu ano final, estou ainda mais motivado a conseguir bons resultados nas últimas corridas”, seguiu.
 
“Tem sido uma temporada difícil, mas estão trabalhando muito duro para me ajudar a alcançar meu potencial. Nunca desistiram de mim e espero que minha experiência tenha ajudado a equipe a adaptar a corridas no Mundial de Superbike um pouco mais rápido”, continuou.
 
“Estou ansioso em ver o desfecho da minha última temporada com eles e pretendo dar meu máximo, tratando cada volta como uma volta de classificação e me forçando a melhorar e trazer para a equipe os resultados que merecem. Então vai ser hora de seguir em frente e fazer algo diferente na minha vida. Para mim, tem sido uma jornada incrível, obrigado a todos que conheci no caminho”, encerrou.
 
Paddockast #24
A BATALHA: Indy x MotoGP




 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.