Vencedora em 2018, Shell encara Grande Final para repetir triunfo em Interlagos

A temporada 2019 da Stock Car, marcada por batalhas, desafios e altos e baixos para a Shell, se encerra neste domingo em Interlagos. Ricardo Zonta, Átila Abreu, Gaetano di Mauro e Galid Osman projetam uma boa jornada para fechar o ano em alta, assim como Raphael Reis e Diego Ramos na Stock Light

 

A Stock Car se prepara para encerrar a temporada 2019 e um grande ciclo neste domingo (15), em Interlagos. A principal categoria do automobilismo brasileiro vai realizar sua última corrida com a atual geração de carros para dar as boas-vindas a um novo momento em 2020, que também vai compreender a chegada da Toyota para rivalizar com a Chevrolet. Mas antes de o novo ano chegar, Ricardo Zonta, Átila Abreu, Gaetano di Mauro e Galid Osman fecham suas respectivas participações no campeonato com um objetivo em comum: colocar a Shell no topo do pódio, assim como aconteceu no desfecho da temporada passada, quando Zonta marcou a pole e venceu em Interlagos, somando assim os 60 pontos por conta da pontuação dobrada da Grande Final.
 
Entre as novidades para a prova derradeira do ano na Stock Car, além da já tradicional pontuação dobrada, está uma mudança no formato de classificação. Da mesma forma como ocorreu na Corrida do Milhão, disputada também em Interlagos, os pilotos vão ter pela frente um Q1 e Q2 como de costume, mas o Q3, que reúne os seis mais rápidos da sessão, todos na pista ao mesmo tempo para o registro de três voltas rápidas. 
 
A média dos tempos é que vai determinar os três competidores que vão avançar ao Q4. E, aí sim, cada um deles vai ter de fazer uma volta lançada, com o mais rápido ficando com a pole da Grande Final em São Paulo.
Ricardo Zonta vai defender a vitória conquistada em Interlagos em 2018 (Foto: José Mario Dias/Shell)
A classificação também vai determinar o nível de combustível que os pilotos vão largar na corrida, uma vez que não será permitido reabastecimento depois da sessão no sábado. Assim, os competidores vão ter de trabalhar com a melhor estratégia, de modo que quem largar mais à frente vai ter de, necessariamente, fazer um reabastecimento mais longo para seguir na corrida. Já a escolha dos pneus é livre.
 
Em clima de despedida da equipe TMG, chefiada por Thiago Meneghel, Zonta busca repetir o resultado obtido no ano passado para dedicar ao time sediado em Americana, interior de São Paulo.
 
“Espero finalizar o ano repetindo a temporada passada, com pole e vitória na última etapa. Estivemos o tempo todo muito competitivos, e isso coroou um fim de semana perfeito. Há duas semanas, disputamos com a Shell V-Power o campeonato da Porsche Endurance, conquistando a segunda colocação da prova aqui em Interlagos. Então estou bastante confiante”, disse.
 
“Este resultado seria dedicado à TMG Racing, equipe que me despeço após três anos de trabalho. Só agradecer ao Thiago Meneghel, ao Marcos Laborda e todo o time, que sempre trabalhou com muita seriedade e empenho para vencermos em cada etapa da Stock Car”, comentou o piloto, que está de partida para a RCM, chefiada por Rosinei Campos, o ‘Meinha’, em 2020.
Átila Abreu venceu em Cascavel como ápice de um 2019 de altos e baixos na Stock Car (Foto: José Mário Dias)
Átila Abreu também está de saída da TMG para levar as cores da Shell para a Crown Racing, time sediado em Petrópolis, em 2020. O sorocabano tem uma ótima lembrança recente de Interlagos, com direito a título conquistado ao lado de Leo Sanchez na Porsche Endurance Series. Com bom histórico em Interlagos, Átila mira fechar o ano em alta antes de começar outro ciclo na principal categoria do automobilismo nacional.
 
“Será a Grande Final da Stock Car e vamos animados, embalados pela conquista do título da Porsche, duas semanas atrás, em Interlagos. Foi um ano de altos e baixos na Stock, mas buscando a performance para terminar no lugar mais alto do pódio. Essa é a nossa meta. Será uma corrida diferente, uma prova curta, de 40 minutos, com uma dinâmica diferente do que costumamos ter”, declarou o dono do carro #51, já de olho em uma estratégia como franco-atirador.
 
“O fato de não estar disputando o título permite a você ser mais ousado em termos de acerto ou mesmo na corrida. Então vamos trabalhar para ser um ótimo fim de semana e terminar 2019 em alta, além de olhar para 2020 com as mudanças de regra e a nova estrutura de equipe na qual estaremos. Em 2015, vencemos a final do campeonato e vamos trabalhar para vencer também agora”, comentou.
Gaetano di Mauro encerra neste fim de semana sua primeira temporada completa na Stock Car (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Gaetano di Mauro está prestes a encerrar sua primeira temporada completa na Stock Car. O jovem paulista, que defendeu a Full Time nesta temporada e ainda não teve seu destino anunciado para 2020, mostrou confiança em repetir o resultado alcançado na Porsche Endurance Series no fim de novembro, quando triunfou na classe 3.8 ao lado de Maurizio e Marco Billi.
 
“Estou muito animado para a última etapa do ano. Vou voltar a andar numa pista em que tivemos um fim de semana muito bom, liderando treino. É a pista na qual venci há duas semanas, e isso dá mais ânimo para chegar lá forte. Agora é colocar todo o aprendizado em ação para buscar um pódio e, quem sabe, uma vitória”, disse o #111, que corre em Interlagos para ser o Estreante do Ano na Stock Car.
Galid Osman acelera em Interlagos confiante em fechar bem a temporada (Foto: José Mário Dias)
Por fim, o companheiro de equipe de Gaetano, Galid Osman, também está em clima de despedida. O piloto vai seguir com a Shell, mas vai defender em 2020 a R.Mattheis, tendo Gabriel Casagrande como companheiro de equipe. O dono do carro #28 tem como meta, depois do bom trabalho apresentado em setembro, fechar 2019 em alta em Interlagos. “Estou animado. Na Corrida do Milhão, fizemos uma boa etapa, ficando em oitavo no Q1, e eu ia terminar entre os oito primeiros, mas furou um pneu. Então vamos tentar fechar o ano com chave de ouro”.
 
As atividades de pista da Grande Final da Stock Car começam na sexta-feira com a realização dos treinos livres. A sessão que vai definir o grid de largada está marcada para sábado, às 13h30, enquanto a corrida, com transmissão da TV Globo, acontece às 10h10 (horário de Brasília) de domingo. Todos os pilotos estão aptos a participar da votação do Fan Push, disparo adicional do botão de ultrapassagem que é destinado aos seis mais votados pelos fãs da Stock Car.
 
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a Grande Final da Stock Car neste fim de semana em Interlagos com os repórteres Felipe Noronha, Juliana Tesser e Pedro Henrique Marum.
 
 
Batalha pelo pódio também na Stock Light
 
Assim como os pilotos da Shell na Stock Car, Diego Ramos e o atual campeão da Stock Light, Raphael Reis, planejam fechar a temporada 2019 em alta. A categoria de acesso vai disputar neste fim de semana uma única prova, em sistema semelhante ao da Stock Car: com pontuação dobrada.
 
Reis, que confirmou a conquista do título da Light em Interlagos no ano passado, relembrou o 2019 bastante complicado que viveu na categoria, mas planeja fechar o ano com um bom resultado com a Academia Shell Racing.
A Academia Shell Racing se prepara para o desfecho da temporada da Stock Light (Foto: José Mário Dias)
“Estou animado para a corrida de São Paulo, última etapa do ano. Infelizmente, esse ano foi muito complicado para nós, tivemos muitas quebras e problemas. As coisas realmente não encaixaram, então a perspectiva é terminar o ano mostrando o nosso potencial. É isso o que vamos tentar fazer, já visando o ano que vem”, declarou o brasiliense.
 
Ramos, que fez neste ano a sua temporada de estreia na Light e se destacou como um dos melhores novatos de 2019, aposta até em vitória no fim de semana. “Minha expectativa é muito alta, uma pista na qual já corremos. É uma das pistas que mais andei também, temos um ótimo carro e espero que dê tudo certo para fecharmos o ano com um pódio ou até uma vitória. Vamos tentar levar a Academia Shell lá para o topo”, afirmou.
 
O treino classificatório da Stock Light está marcado para sábado, às 11h30, enquanto a corrida que vai fechar a temporada tem largada prevista para 11h53.

Carregando…

Paddockast # 45
OS MELHORES E OS PIORES PILOTOS DA F1 2019

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.