Stock Car proíbe participação de pilotos estrangeiros na Corrida de Duplas

A Stock Car anunciou nesta quinta-feira (12) que pilotos estrangeiros não poderão participar da Corrida de Duplas de 2020. A prova do próximo dia 29, que acontece em Goiânia, porém, segue confirmada


 
A Stock Car também agiu ante a pandemia de coronavírus. A principal categoria do automobilismo nacional anunciou nesta quinta-feira (12) que está proibida a participação de pilotos estrangeiros nos 200 km de Goiânia, a Corrida de Duplas.
 
Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a Stock Car ressaltou que a corrida segue confirmada, mas sem a presença de pilotos vindos do exterior.
Gabriel Casagrande em Goiânia (Foto: Bruno Terena/RF1)
"Por conta da pandemia provocada pelo coronavírus, a Stock Car decidiu por bem proibir a participação de pilotos estrangeiros nos 200 km de Goiânia, marcados para o próximo dia 29. A prova segue confirmada", diz o texto.
Na sequência, em uma nota enviada à imprensa, a Stock Car explicou a decisão. 
 
“Em face às medidas anunciadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e os reflexos causados pelo surgimento e disseminação do novo coronavírus no âmbito esportivo, incluindo o automobilismo, informamos que a Vicar está monitorando a situação visando minimizar o impacto desta crise sobre os Campeonatos Brasileiros de Stock Car e Stock Light”, diz o texto.

“Como primeira medida, a promotora informa que está proibida a participação de estrangeiros na Corrida de Duplas, primeira etapa da Stock Car, dia 29 de março, em Goiânia. Tradicional prova da categoria, esta corrida tem como diferencial oferecer aos pilotos oficiais de cada equipe a oportunidade de convidar um parceiro competitivo para tentar a vitória. No entanto, em virtude dos variados estágios de contágio em diversos países, a organização achou por bem prevenir um possível foco de transmissão e assim preservar a saúde de todos os envolvidos no evento”, segue.

 
“Outras providências estão sendo estudadas em relação aos profissionais da organização, pilotos e equipes brasileiros. Estas decisões serão informadas imediatamente aos envolvidos e à imprensa”, conclui.
 

No relatório mais recente divulgado pela Organização Mundial da Saúde, ainda na quarta-feira, já são 118.322 casos de coronavírus no mundo, com 4.292 mortes. No Brasil, já são 73 casos confirmados, distribuidos por São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal. Além disso, são 930 casos suspeitos e outras 947 análises descartadas.

Rubens Barrichello e Filipe Albuquerque (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Até o momento, eram três os pilotos estrangeros confirmados: António Félix da Costa, Laurens Vanthoor e Filipe Albuquerque. Além deles, a Full Time indicava que José María 'Pechito' López seria o parceiro de Matíras Rossi – único estrangeiro titular do grid para 2020.

Entre os convidados brasileiros, vários competem e moram no exterior: a lista completa tem Augusto Farfus, Felipe Nasr, Bruno Senna, Fábio Carbone, Danilo Dirani, Denis Dirani, Rodrigo Baptista e Gabriel Robe.

Diante da decisão da Stock Car, o GRANDE PRÊMIO fez os seguintes questionamentos:

– Com base em que a Stock Car tomou essa decisão?
– Em cima disso, pilotos brasileiros que moram fora e/ou que participam de corridas fora do Brasil serão permitidos por quê?
– Como fica o piloto estrangeiro que está garantido no campeonato, Matías Rossi?
– A Stock Car cogita cancelar a corrida?

Assim que obtiver as respostas, o GP vai atualizar esta reportagem.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.