Stock Car muda regulamento e premia vencedor com aumento de dois pontos para vitória

Alteração para temporada 2013 visa aumentar o valor das vitórias na Stock Car. Segundo colocado continua marcando 20 pontos, e terceiro, 18

Está publicado no site da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) os regulamentos técnico e desportivos da temporada 2013 da Stock Car, com uma mudança importante neste último. Neste ano, o vencedor de cada uma das 11 primeiras etapas receberá 24 pontos, dois a mais que no ano passado. Isso aumenta a diferença entre o primeiro e o segundo colocado de uma prova para quatro pontos.

Essa é a única alteração efetuada no sistema de pontuação introduzido na categoria no início da temporada passada, que premia os 20 melhores de cada etapa e favoreceu bastante a regularidade. Na 12ª e derradeira prova do campeonato de 2013, a Corrida do Milhão, marcada para 15 de dezembro em Interlagos, a pontuação será dobrada, portanto, o vencedor somará 48 pontos na tabela de classificação.

Campeão de 2012, Cacá Bueno foi quem mais venceu no ano: três vezes (Foto: Bruno Terena/Red Bull)

Além desse acréscimo na pontuação para o vencedor, a categoria também decidiu acabar com o uso do push-to-pass na tomada de tempos. Em 2012, passou a ser possível usar o botão que dá um ganho de potência extra aos sábados para se obter uma melhor posição de largada, medida que não foi muito popular.

O regulamento de 2013 não prevê rebaixamento de equipes, mas inclui um item que garante à Vicar o direito de convidar equipes que julgar capaz de participar o campeonato, com a devida anuência da CBA.

Ao todo, 34 carros participarão do campeonato, e cada piloto precisará pagar uma taxa de inscrição de R$ 16 mil por etapa, R$ 1 mil a mais que no ano passado. O número de carros na pista pode aumentar na presença de pilotos convidados pela promotora, que tem, pelo regulamento, o direito de indicar a equipe pela qual o convidado correrá. Equipes não pagarão taxa de inscrição para as corridas, mas precisam possuir o Registro de Equipe emitido pela CBA.

Com relação à política anti-doping, o regulamento informa que pelo menos dois exames serão realizados no campeonato de 2013, "no início, durante ou após uma prova".

A duração da prova foi mantida em 40 minutos, sem a obrigatoriedade da realização de um pit-stop. Caso julguem necessário, pilotos e equipes poderão optar por trocar os pneus a qualquer momento da prova, fazendo uso de somente uma máquina pneumática e cinco integrantes da equipe para ambos os carros do time. A temporada 2013 vai começar no dia 3 de março, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo (SP).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.