STJD julga novo recurso de Feldmann por redução de suspensão por caso de doping nesta semana

Suspenso por dois anos por ter se recusado a fazer o exame antidoping na etapa do Velopark, Alceu Feldmann entrou com um novo recurso junto ao STJD para tentar antecipar seu retorno às pistas

Por ter se recusado a se submeter à coleta de urina na etapa do Velopark, em maio, Alceu Feldmann foi suspenso por dois anos pelos tribunais desportivos da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Após ter um recurso negado, o piloto agora tenta, mais uma vez, reduzir sua pena, apurou o Grande Prêmio. Punido em primeira instância, a Comissão Disciplinar, por dois anos, o piloto recorreu ao STJD, segunda e última instância, mas acabou derrotado e teve a suspensão mantida.

O julgamento deve acontecer na próxima quinta-feira (13), na sede do STJD, na cidade do Rio de Janeiro. O caso de Feldmann foi o primeiro dos dois envolvendo o regulamento antidoping que vieram a tona na Stock Car em 2012.

Feldmann foi punido para se negar a fazer exame antidoping no Velopark (Foto: Fernanda Freixosa/ Vicar)

O GP apurou que o novo recurso foi planejado diante das penas aplicadas a Marcos Gomes, protagonista do outro caso de doping de 2012. Piloto da equipe Full Time Medley, Gomes foi flagrado no exame antidoping na mesma etapa do Velopark com as substâncias metilfenidato, isomepteno e canabinoide (maconha). Inicialmente, o competidor pegou um ano, mas teve a penalidade reduzida para seis meses e inclusive já voltou a competir, no início de dezembro, na última etapa do Brasileiro de Marcas, em Curitiba.

O regulamento da WADA (Agência Mundial Antidoping) recomenda que, caso o piloto não cumpra o procedimento do exame, seja punido com uma suspensão de dois anos.

O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ a Corrida do Milhão, etapa decisiva da Stock Car, com os repórteres Fagner Morais, Felipe Giacomelli e Renan do Couto e o fotógrafo Rodrigo Berton.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.