Stock Car

Serra se aproveita de toque entre Cacá e Abreu na largada, vence no Velopark e lidera campeonato

O piloto da Red Bull terminou a nona etapa da temporada 2013 da Stock Car com uma vantagem de 2s3 para Ricardo Maurício e assumiu a liderança do campeonato com dez pontos para Cacá Bueno

Warm Up / FELIPE GIACOMELLI, de São Paulo

Daniel Serra não teve dificuldades para conquistar a terceira vitória na temporada 2013 da Stock Car. O piloto da Red Bull assumiu a liderança da prova logo na largada, depois que Cacá Bueno e Átila Abreu se acidentaram, e não  foi mais incomodado pelos adversários. Assim, o paulista recebeu a bandeira quadriculada, neste domingo (15), no Velopark, com uma vantagem de 2s3 para Ricardo Maurício, o segundo colocado.

Com o triunfo, Serra se tornou o primeiro piloto a vencer três vezes no ano, assumindo a liderança do campeonato com 154 pontos. Com a batida, Cacá terminou em 15º e caiu para segundo, com 144.
Pódio no Velopark (Foto: Luciano Santos)

Maurício ultrapassou o companheiro de equipe, Max Wilson, para terminar em segundo, embora jamais tenha pressionado Serra na luta pela vitória. Dono de uma boa corrida de recuperação, Marcos Gomes, que havia vencido duas das últimas três etapas, terminou em terceiro, subindo mais uma vez ao pódio.

Valdeno Brito foi o quarto, depois de superar Ricardo Zonta e Wilson em um duelo emocionante nas voltas finais. Diego Nunes, Thiago Camilo, Sergio Jimenez e Popó Bueno completaram o top-10. Rubens Barrichello foi o 12º.

Confira como foi a etapa do Velopark da Stock Car:

Apesar das nuvens ameaçadoras, a nona etapa da Stock Car começou com pista seca no Velopark. Isso, porém, não impediu que as confusões começassem logo na primeira curva. Saindo da pole-position, Cacá Bueno foi pressionado por Átila Abreu e acabou rodando. Entretanto, quem levou a pior foi o sorocabano, que girou na pista e foi acertado por Allam Khodair, Duda Pamplona, David Muffato. Ricardo Sperafico e Lico Kaesemodel também se envolveram no salseiro.

Sperafico, aliás, ficou com o extrator solto, mas preso na parte traseira do carro, o que impedia o avanço de Diego Nunes. Por causa do perigo de acidente, o paranaense precisou recolher aos boxes para fazer os reparos necessários.

A corrida, porém, logo foi paralisada com o safety-car para que os carros batidos na bagunça inicial fossem retirados. Com isso, Daniel Serra era o líder, seguido por Max Wilson, Ricardo Maurício, Julio Campos, Ricardo Zonta e Marcos Gomes.
Largada da Stock Car (Foto: Duda Bairros/Vicar)

No recomeço, Gomes passou Zonta, enquanto Maurício assumiu a vice-liderança ao deixar o companheiro de equipe para trás, na sexta volta. Mais atrás, o duelo pelo top-10 começou a esquentar, com Rubens Barrichello, que havia ganhado dez posições na primeira volta, sendo ultrapassado por Valdeno Brito, Popó Bueno e Luciano Burti.

Outra briga por posição que estava animada era válida pelo quarto lugar, com Gomes pressionando Julio Campos. Os dois se alternaram por diversas voltas na posição, até que o piloto paranaense perdeu o controle na primeira curva, passou reto nas zebras e bateu na proteção de pneus, chamando novamente o carro de segurança.

Mal a corrida recomeçou e novamente a bandeira amarela foi acionada em toda pista. Isso porque o carro de Nonô Figueiredo ficou parado na reta principal após se envolver em um acidente com Tuka Rocha e Ricardo Sperafico. Enquanto o carro de segurança estava na pista, Tuka foi até Nonô reclamar bastante sobre a batida.

Faltando pouco mais de dez minutos para o fim da prova, a bandeira verde foi acionada, e Daniel Serra disparou na liderança, seguido por Ricardo Maurício, mas sem ser pressionado. A disputa, na verdade, estava um pouco mais atrás, com Gomes passando Wilson na 28ª volta. Os dois pilotos chegaram a se tocar, mas o representante da equipe de Carlos Alves conseguiu tomar o terceiro posto.
Marcos Gomes foi o terceiro (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Por causa do duelo, Wilson permitiu a chegada de Zonta, com os dois lutando pelo quarto lugar. O problema é que faltou combinar com Valdeno Brito. O paraibano conseguiu passar os dois adversários na mesma volta para ganhar as posições.

Assim, sem dificuldades, Serra recebeu a bandeira quadriculada na frente, assumindo a liderança do campeonato, já que Cacá Bueno teve a corrida de recuperação travada pela entrada dos diversos carros de segurança e fechou apenas em 15º.

Punições

Após a prova a organização da Stock Car anunciou que Gabriel Casagrande e Galid Osman foram punidos em 20s e Nonô Figueiredo perderá 30 posições no grid de largada de Curitiba por causa dos acidentes com Tuka Rocha e Ricardo Sperafico.

Stock Car, Velopark, final:

1 Daniel SERRA SP Red Bull
Chevrolet Sonic
41:06.688 38 voltas  
 
2 Ricardo MAURÍCIO SP RC
Chevrolet Sonic
+2.328        
       
3 Marcos GOMES SP Carlos Alves
Peugeot 408
+3.702        
       
4 Valdeno BRITO PB WA Mattheis
Peugeot 408
+8.541        
       
5 Ricardo ZONTA PR RZ
Chevrolet Sonic
+8.930        
       
6 Max WILSON SP RC
Chevrolet Sonic
+10.616        
       
7 Diego NUNES SP Bassani
Peugeot 408
+11.992        
       
8 Thiago CAMILO SP RCM
Chevrolet Sonic
+12.135        
       
9 Sérgio JIMENEZ SP Voxx
Peugeot 408
+13.844        
       
10 Popó BUENO RJ WA Mattheis
Peugeot 408
+14.181        
       
11 Luciano BURTI SP Boettger
Peugeot 408
+14.524        
       
12 Rubens BARRICHELLO SP Full Time
Chevrolet Sonic
+14.855        
       
13 Rodrigo SPERAFICO PR Mico's
Peugeot 408
+15.838        
       
14 Denis NAVARRO SP Voxx
Peugeot 408
+16.119        
       
15 Cacá BUENO RJ Red Bull
Chevrolet Sonic
+16.145        
       
16 Raphael MATOS MG Hot Car
Chevrolet Sonic
+20.814        
       
17 Felipe LAPENNA SP Hanier
Peugeot 408
+23.033        
       
18 David MUFFATO PR Carlos Alves
Peugeot 408
+23.654        
       
19 Fábio FOGAÇA SP Vogel
Chevrolet Sonic
+23.870        
       
20 Rodrigo PIMENTA SP Gramacho
Chevrolet Sonic
+29.253        
       
21 Wellington JUSTINO GO Hot CAR
Chevrolet Sonic
+29.751        
       
22 Gabriel CASAGRANDE PR BassaniCar
Peugeot 408
+46.206        
       
23 Galid OSMAN SP RCM
Chevrolet Sonic
+2 voltas        
       
24 Beto CAVALEIRO SP Hanier
Peugeot 408
NC        
       
25 Tuka ROCHA RJ RZ
Chevrolet Sonic
NC        
       
26 Nonô FIGUEIREDO SP AMG
Chevrolet Sonic
NC        
       
27 Ricardo SPERAFICO PR ProGP
Chevrolet Sonic
NC        
     
28 Vitor GENZ RS Gramacho
Chevrolet Sonic
NC        
       
29 Júlio CAMPOS PR Mico's
Peugeot 408
NC        
       
30 Alceu FELDMANN SP Full Time
Chevrolet Sonic
NC        
       
31 Atila ABREU SP AMG
Chevrolet Sonic
NC        
       
32 Allam KHODAIR SP Vogel
Chevrolet Sonic
NC        
       
33 Duda PAMPLONA RJ ProGP
Chevrolet Sonic
NC        
       
34 Lico KAESEMODEL PR Boettger
Peugeot 408
NC