Quarto lugar na corrida basta para Barrichello ser campeão da Stock Car. Confira a matemática do título

Rubens Barrichello pode conquistar o primeiro título em 23 anos na carreira. Largando na pole, o piloto tem a chance de arrebatar a taça perdendo três posições ao longo da corrida de 40 minutos no Paraná

São oito pilotos que têm chance de conquistar o título da Stock Car neste domingo (30) em Curitiba. Na prática, a conta cai para os três, no máximo quatro primeiros colocados do campeonato: Rubens Barrichello, o líder, tem 198 pontos e se satisfaz com um quarto lugar para chegar ao primeiro título em 23 anos.

Como na F1, a etapa paranaense tem o dobro de pontos, o que premia o vencedor com 48. É o resultado do qual necessitam Cacá Bueno, Allam Khodair e Sergio Jimenez obrigatoriamente. Qualquer outro resultado, pois, elimina os três de qualquer. 

Os pilotos da Mico's têm uma folga maior, mas também não muito promissora. Antonio Pizzonia ainda pode ser campeão chegando em segundo, torcendo por uma combinação irreal de resultados. Seu companheiro Julio Campos pode trabalhar até a quinta colocação.

Rubens Barrichello conquista a pole-position em Curitiba (Foto: Miguel Costa Jr/Medley)

Indo para o pelotão da prática, Thiago Camilo tem de pensar em vencer a prova e torcer para que Barrichello não chegue entre os nove primeiros. Átila Abreu, o concorrente mais ferrenho de Rubens, ganha a taça com uma vitória e reza para que o adversário chegue de quinto para cima.

O problema para os demais é que Barrichello larga na pole.

Abaixo segue a tabela dos oito candidatos, as pontuações atuais e o que somariam terminando entre o primeiro e o 20º lugares.

  BARRICHELLO ABREU CAMILO CAMPOS PIZZONIA JIMENEZ C BUENO KHODAIR
POS | PTS 198 183.5 174.5 167.5 158.5 158 157 153
1 246 231.5 222.5 215.5 206.5 206 205 201
2 238 223.5 214.5 207.5 198.5 198 197 193
3 234 219.5 210.5 203.5 194.5 194 193 189
4 232 217.5 208.5 201.5 192.5 192 191 187
5 230 215.5 206.5 199.5 190.5 190 189 185
6 228 213.5 204.5 197.5 188.5 188 187 183
7 226 211.5 202.5 195.5 186.5 186 185 181
8 224 209.5 200.5 193.5 184.5 184 183 179
9 222 207.5 198.5 191.5 182.5 182 181 177
10 220 205.5 196.5 189.5 180.5 180 179 175
11 218 203.5 194.5 187.5 178.5 178 177 173
12 216 201.5 192.5 185.5 176.5 176 175 171
13 214 199.5 190.5 183.5 174.5 174 173 169
14 212 197.5 188.5 181.5 172.5 172 171 167
15 210 195.5 186.5 179.5 170.5 170 169 165
16 208 193.5 184.5 177.5 168.5 168 167 163
17 206 191.5 182.5 175.5 166.5 166 165 161
18 204 189.5 180.5 173.5 164.5 164 163 159
19 202 187.5 178.5 171.5 162.5 162 161 157
20 200 185.5 176.5 169.5 160.5 160 159 155
"NÃO MUDARIA NADA"
O fato de ter vencido o último título há 23 anos não incomoda nem um pouco Rubens Barrichello. Dono de um currículo expressivo no automobilismo mundial, com destaque para as 19 temporadas na F1 e o recorde de GPs disputados na maior das categorias, o piloto da Full Time agora chega a Curitiba, para etapa final da Stock Car, na condição de favorito ao título. A experiência o faz encarar a prova com calma e também dá o tom do momento feliz que o paulista vive.
 
Em entrevista no paddock da pista paranaense, Barrichello tentou explicar o que sente quando perguntando pelo GRANDE PRÊMIO sobre o hiato de títulos. “Todo mundo está falando dessa coisa dos 23 anos. Mas no ano passado eu ganhei as 500 Milhas de Kart, eu fui campeão. E ninguém lembra disso… Se não tem tanta importância, os oito títulos que a gente tem nas 500 Milhas de Kart, todo mundo daria tudo para ter”, disse.

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EMMO VOLTOU

Emerson Fittipaldi, pela primeira vez em mais de duas décadas, participou de uma sessão oficial de uma competição internacional. E foi de Ferrari, um sonho que ele sempre teve, mas nunca teve a chance de fazê-lo na F1. Neste fim de semana, em Interlagos, ele disputa as 6 Horas de São Paulo com um modelo F458 da AF Corse. Encerrado o primeiro dia de treinos, estava encantado: “Muito legal. Espetacular. O carro é muito bacana.”
 
De dentro dos boxes, o GRANDE PRÊMIO acompanhou a participação de Fittipaldi no segundo treino livre desta sexta, sessão que começou com o filho mais novo extremamente ansioso.

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IL PRIMO GIORNO
Sebastian Vettel teve, enfim, seu primeiro contato com uma Ferrari. Neste sábado (29), o alemão guiou um carro da equipe italiana pela primeira vez no circuito de Fiorano. O tetracampeão pilotou a F2012, que deu o vice-campeonato a Fernando Alonso em 2012. As regras da F1 não permitem testes com um carro atual.
 
No início desta semana aconteceram os testes de Abu Dhabi, mas a Red Bull vetou a participação de Vettel com a adversária Ferrari. O contrato da equipe com o alemão se encerraria cinco dias após o GP de Abu Dhabi, no último final de semana. 

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