Próximo do pentacampeonato, Cacá Bueno larga na pole na Corrida do Milhão. Barrichello é sétimo

Cacá Bueno sai na primeira posição na última etapa da temporada 2012 da Stock Car. O concorrente mais próximo na luta pelo título, Ricardo Maurício, é o quarto, enquanto Daniel Serra parte em quinto. Rubens Barrichello larga em sétimo

Cacá Bueno deu um passo importante na conquista do pentacampeonato da Stock Car. O piloto carioca conquistou a pole-position para a Corrida do Milhão, neste sábado (8), em Interlagos, ao marcar o tempo de 1min42s690, superando Allam Khodair, o segundo colocado, por apenas 0s03.

Para ajudar o tetracampeão, a segunda colocação ficou com Khodair, que não luta pelo título. Popó Bueno, outro fora da briga, sai em terceiro, enquanto Ricardo Maurício – o principal rival de Cacá na luta pelo título – foi o quarto. Daniel Serra, que está empatado com o piloto da RC na tabela de pontos, sai em quinto, seguido por Ricardo Zonta e Valdeno Brito.

O ex-piloto da F1, no entanto, acabou punido com a perda de 15 posições no grid, devido ao acidente da etapa de Curitiba, e por isso será obrigado a largar em 21º. Julio Campos foi penalizado pelo enrosco e no Velopark e, assim, sai na última posição.

Rubens Barrichello mais uma vez teve um bom resultado. Após a punição de Zonta, o piloto vai largar na sétima colocação depois de passar pela segunda vez consecutiva ao Q2 do treino classificatório da Stock Car. Rodrigo Sperafico, Tuka Rocha e Átila Abreu completam o grupo dos dez primeiros.

Entre os demais convidados, Helio Castroneves fechou em 22º, seguido por Raphael Matos. Tony Kanaan ficou com a 26ª posição.
 

Cacá Bueno deu um passo crucial na sua luta pelo penta da Stock Car (Foto: Rodrigo Berton/Agência Warm Up)

No Q1, Barrichello se garante na disputa pela pole. Átila, Nonô e Max são eliminados

Quando a luz verde se acendeu e autorizou os pilotos da Stock Car a entrarem na pista para a tomada de tempos da Corrida do Milhão, o sol não era mais tão forte como o das primeiras horas – apesar da insistência do calor em permanecer esquentando bastante o Autódromo de Interlagos.

Tuka Rocha foi o primeiro a abrir volta rápida na sessão, mas não marcou um tempo competitivo em sua primeira tentativa. Porém, o piloto conseguiria se recuperar e cravar um tempo razoável dentre os que andaram no primeiro grupo da classificação: terminou em terceiro lugar.

Mais rápidos que Rocha foram Rodrigo Sperafico e Popó Bueno. Logo atrás ficaram dois ex-pilotos de F1, Rubens Barrichello e Ricardo Zonta. A partir dali esses pilotos precisariam aguardar pelo segundo grupo, dos melhores classificados no campeonato, para saber se conseguiriam ou não passar para o Q2. E, mesmo que parecesse improvável, eles se continuaram na disputa, sem a interferência da chuva. Pela segunda corrida consecutiva, cinco pilotos de cada grupo se classificaram.

Valdeno Brito e Daniel Serra foram quem passaram melhores classificados para o Q2, e Cacá Bueno ficou na quarta colocação. Outro postulante ao título que passou de fase foi Ricardo Maurício. O sexto “intruso” na disputa pela pole foi Allam Khodair. De fora ficaram Átila Abreu (11º), Nonô Figueiredo (17º) e Max Wilson (25º).

Convidados, Helio Castroneves, Raphael Matos e Tony Kanaan ficaram respectivamente em 23º, 24º e 27º lugares.

Cacá Bueno comemorou a pole na Corrida do Milhão (Foto: Bruno Terena/Red Bull)

A disputa pela pole-position

Com um tempo de 1min42s609, bem parecido com o da pole na etapa de março em Interlagos, Cacá Bueno tomou as rédeas do Q2 logo de cara, e assim permaneceu. Esbanjando tranquilidade, o carioca da Red Bull cravou a pole-position em Interlagos com uma vantagem de 0s031 para Allam Khodair. E o irmão de Cacá surpreendeu ao ficar com a terceira posição.

O postulante ao título mais próximo começará a Corrida do Milhão na segunda fila. É Ricardo Maurício, que superou Daniel Serra também por uma diferença mínima, 0s055. A quarta posição é justamente o que Cacá precisa para comemorar o título sem depender dos resultados de ninguém. O piloto, que costuma andar bem e que dominou a prova disputada no mesmo autódromo de Interlagos no Mês de março, se mostra cada vez mais favorito ao tetra.

Ricardo Zonta ficou em sexto, seguido por Valdeno Brito e por Rubens Barrichello, que larga em oitavo lugar pela segunda vez seguida em três corridas na Stock Car. Rodrigo Sperafico e Tuka Rocha fecham o top-10.

Stock Car, Interlagos, Corrida do Milhão, grid de largada:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.