Opinião GP: Título coroa ano incontestável de Gomes na Stock Car, mas punição injusta a Cacá pesa em resultado final

Não há palavras para descrever a temporada lograda por Marcos Gomes na Stock Car em 2015. Maduro dentro e fora das pistas, o piloto de Ribeirão Preto foi cerebral e fez da regularidade seu trunfo para sair de Interlagos como o primeiro filho de campeão a repetir o feito na categoria. Mas não dá para esquecer que, em que pese o grande ano de Marquinhos, a suspensão polêmica, injusta e até ridícula imposta a Cacá Bueno influenciou, sim, no resultado final

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Em sua oitava temporada completa como piloto da Stock Car, Marcos Gomes finalmente conseguiu soltar o grito de campeão. Com todos os méritos, diga-se. Diante de um campeonato bastante equilibrado e marcado pelo altíssimo nível técnico, o piloto da Voxx foi quem mais venceu corridas em 2015, subindo três vezes ao topo do pódio. Seus números são gigantes: além dos triunfos, Gomes faturou cinco poles e terminou 12 vezes no top-5. E, com exceção da etapa deste domingo (13), em Interlagos, o ribeirão-pretano somou pontos em todas as 11 rodadas anteriores. Foi uma temporada enorme de Marquinhos.
 
Assim, a regularidade, aliada ao excelente trabalho da Voxx — que faturou também o título de campeã entre as equipes —, foram os grandes trunfos de Marcos para repetir o feito do pai, o mítico Paulão Gomes, e ser o primeiro filho de campeão a ser campeão na Stock Car.
Marcos Gomes se emociona com título, que veio de forma incontestável (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Gomes foi campeão de forma indiscutível. Tanto que, boa parte dos pilotos e jornalistas que fazem parte do metiê da Stock Car não tiveram dúvidas em apontar Marquinhos como o melhor piloto do ano. Não só pelos números em si, mas pela maneira como se portou nas corridas, mesmo nesta fase final, quando jogou com o regulamento debaixo do braço e administrou a vantagem perante o multicampeão Cacá Bueno, seu principal adversário na luta pela taça.
 
Mas é preciso salientar que, como quase sempre acontece, seja no esporte a motor ou mesmo no futebol, uma decisão injusta e até ridícula da justiça desportiva influenciou muito no resultado final da temporada. A história ainda está na retina de quem acompanha o automobilismo brasileiro, mas vale a pena ser recordada.
 
Cacá venceu a primeira corrida da rodada dupla de Ribeirão Preto, no começo de abril. Mas o pentacampeão cruzou a linha de chegada sem receber a bandeirada e, até por isso, continuou acelerando, assim como Gomes, que terminou em segundo. Foi via rádio que o carioca foi informado que tinha definitivamente vencido a corrida. Irritado com o procedimento de chegada, o piloto, durante uma conversa privada com a Red Bull via rádio e exibida pela emissora que transmitia a corrida, o SporTV, bradou contra "o bando de imbecis", fazendo menção aos representantes da CBA.
A suspensão da etapa de Curitiba foi algo que Cacá não engoliu. E, de fato, pesou no resultado final (Foto: Bruno Terena/Red Bull Racing)
A suspensão de Cacá Bueno de uma rodada da Stock Car foi anunciada em meados de junho, junto com uma pesada multa de R$ 30 mil. Contudo, a Red Bull, chefiada por Andreas Mattheis, conseguiu um efeito suspensivo, permitindo ao piloto correr em Santa Cruz do Sul. Mas o recurso foi julgado improcedente pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da CBA, que acabou por confirmar a suspensão da etapa de Curitiba.
 
Assim, Cacá ficou de fora não só de uma, mas de duas corridas na capital paranaense, sendo substituído pelo belga Laurens Vanthoor. E foi nesta rodada, realizada no começo de agosto, que Gomes conquistou sua maior pontuação, igualando o que já tinha logrado no fim de junho, em Santa Cruz do Sul, acumulando 34 pontos. Sem sombra de dúvidas, isso pesou muito e influenciou no resultado final, ainda mais quando se analisa a tabela final do campeonato. Ao fim de 21 corridas, a diferença de Gomes, o grande campeão, para Cacá, vice, foi de 30 pontos.
 
Ninguém jamais saberá o que teria acontecido se Cacá tivesse disputado normalmente aquela rodada dupla em Curitiba. Poderia ter somado um grande número de pontos ou mesmo zerado. O que aconteceu, aconteceu, isso não muda a história e nem tira de Gomes todos os méritos pela sua incrível conquista.
Não dá mais para ver homens de terno e gravata mudarem os rumos do esporte que tanto amamos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Mas tem de ser ressaltado que a Stock Car, que teve uma grande temporada em 2015, com 13 vencedores distintos em 21 corridas, poderia ter um desfecho ainda mais emocionante, muito provavelmente com Gomes e Cacá dependendo apenas de suas próprias forças para chegarem ao título.
 
Assim, o STJD prestou um desserviço à Stock Car, a Cacá, ao próprio Gomes e, principalmente, ao fã do automobilismo, que ficou sem a possibilidade de ver um desfecho de temporada ainda mais apertado, incrível e imprevisível. Até porque Cacá, se não fosse punido, fatalmente valorizaria ainda mais o título conquistado por Gomes neste domingo.
 
No dia em que o automobilismo brasileiro conheceu o novo campeão da Stock Car, a impressão que fica é que tudo poderia ter sido ainda mais marcante.
 
De modo que não seria demais pedir coerência e bom senso a quem jamais vestiu um macacão e um capacete e determina os rumos do esporte nos tribunais. Não dá mais! O esporte não pode mais pagar por decisões arbitrárias e dúbias de quem se acha mais importante do que quem faz o espetáculo, seja nas quatro linhas ou nas pistas do Brasil.

Opinião GP é o editorial do GRANDE PRÊMIO que expressa a visão dos jornalistas do site sobre um assunto de destaque, uma corrida específica ou o apanhado do fim de semana de automobilismo.

Siga o GRANDE PRÊMIO      Curta o GRANDE PRÊMIO

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.