De “golpe duro” a “pena”: candidatos ao título lamentam eliminação no Q1 em Goiânia
A primeira parte da classificação da Stok Car em Goiânia neste sábado (23) teve chuva - mas só para o grupo 1. O grupo 2 andou com a pista já secando, e quatro candidatos ao título ficaram para trás. O GRANDE PRÊMIO, então, ouviu o que eles tinham a dizer sobre a situação
O treino de classificação da Stock Car em Goiânia, neste sábado (23), teve sua dose de polêmica: se Gabriel Casagrande fez a pole, e Thiago Camilo sai logo atrás, quatro dos oito candidatos matemáticos ao título caíram no Q1. Isso porque o grupo dos líderes pegou a pista mais molhada que o grupo 2, quando os tempos baixaram.
Desta forma: Cacá Bueno (16°), Rubens Barrichello (19°), Júlio Campos (20°) e Ricardo Maurício (27°) não conseguiram passar da primeira parte da sessão classificatória e vão largar na parte de trás do grid. Com isso, as chances de boa pontuação diminuem, e as esperanças de título podem ficar diminutas – ou até se evaporar de vez.
Relacionadas
Por isso, o GRANDE PRÊMIO foi questioná-los sobre se o atraso de 45 minutos pelo qual o treino passou, aé que a chuva diminuísse, foi correto. E opiniões diversas surgiram.
Bueno, por exemplo, não gostou nada da opção da direção de prova em tardar o início por tanto tempo: "Foi errada. Eu entendo a posição do diretor de prova que ele tem que esperar a melhor condição de pista possível, mas ele tem que conhecer o regulamento. Temos 2 grupos. 15 minutos antes de abrir os boxes já tinha condição segura de ser feita a classificação. Se esperou demais. Claramente, consequentemente, isso daria diferença de condição de pista para os grupos."
"Aconteceu, quase todo mundo do grupo 2 entrou no Q2. E isso eliminou vários candidatos ao título de uma condição de brigar. Liderei boa parte do Q1, fui sexto no meu grupo, e fiquei fora. Acho que tinha que ser tomado um cuidado. Conversei com outros pilotos e donos de equipe momentos pré-classificação e todos acharam que já tinha que estar aberto. Não acho que seja justo um grupo andar com uma pista 1s5 mais rápido. Para quem está fora é uma bagunça animada, mas para quem trabalhou o ano inteiro é um golpe duro de absorver", disse o piloto da Cimed.
Para Campos, a siuação causou desigualdade: "A gente tem esse tipo de tomada de tempo, a gente sabe que quando tem essa mudança de clima, a pista vai vir secando e não tem o que fazer. Sabemos que quem andou no grupo 1 não vai entrar, provavelmente, no Q2. E aconteceu com vários de nós. No meu caso bloqueou a frente por duas voltas e acabei não conseguindo fazer uma volta decente. Uma pena, porque ficou muito desigual", opinou.
Já Rubens Barrichello afirmou que já foi favorecido por tal situação, então entende que, quando prejudicado, não cabe reclamação: "Essas situações podem ser super positivas, mas também não. Tem hora que pode favorecer, tem hora que não tem jeito. Então não dá para reclamar disso."
"Eu acredito que a melhor chance do grupo 2 foi devido à bandeira vermelha, aquela sim deu mais tempo da pista dar uma melhorada (após batida de Denis Navarro). Uma pena, não tem muito o que fazer. Reclamar agora não leva a nada. Já fui tão favorecido por estar em outros grupos que hoje só não foi o caso."
Por fim Ricardo Maurício, que é quem larga mais distante dos líderes, preferiu analisar a situação na qual se encontra para domingo pela falta de desempenho do carro da RC Eurofama, e não pelo clima.
"A gente sabe que tem essa regra. Tinha muita água, mas deixaram drenar bastante e, a partir do momento que liberaram, ia melhorar. Normalmente é assim. Quando os pilotos pedem liberação com segurança e não fazem, reclamam. Agora liberaram com segurança, reclamam. É assim. Está entre os 15 primeros, serão os primeiros a classificar. Podia ter caído mais água no grupo 2, mas não aconteceu. Não tenho do que reclamar. Sabia do risco. Meu carro não desempenhou, nem um pouco aliás", concluiu o #90.
Eles quatro largam às 11h do próximo domingo para a corrida 1 em Goiânia. Às 12h02 começa a corrida 2. O GRANDE PRÊMIO cobre tudo 'in loco' com o repórter Felipe Noronha. Acompanhe aqui.
Paddockast #42 QUEM É VOCÊ NO GP DO BRASIL? Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM |