Com maior campeão da Stock e até de campeão da F1, Stock Car faz Corrida de Duplas crescer na segunda edição

Realizada pela primeira vez no ano passado, a Corrida de Duplas fez da abertura da temporada 2014 da Stock Car um grande evento. Neste ano, a categoria conseguiu juntar um grid ainda melhor

A temporada 2015 da Stock Car começa neste domingo (22), em Goiânia, com a realização da segunda edição da Corrida de Duplas. Criada no ano passado, a prova agradou de cara e, neste segundo ano, terá um grid ainda melhor. Destacam-se as presenças do maior campeão da história da categoria nacional e até mesmo de um campeão do Mundial de F1.
 
Ingo Hoffmann, correndo em dupla com Rubens Barrichello, e Jacques Villeneuve, convidado por Ricardo Zonta, são dois dos principais nomes do grid. Mas ainda há outros diversos convidados de renome internacional, vários deles com passagens pela F1.
 
São os casos de Nelsinho Piquet, Bruno Senna, Lucas Di Grassi, Chico Serra, Jaime Alguersuari, Vitantonio Liuzzi e Enrique Bernoldi. O sobrenome Prost também marca presença com a vinda de Nicolas, filho do tetracampeão da F1.
 
“Sem dúvida vai ser a corrida mais forte que a Stock Car já teve na sua história”, afirmou Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar, a empresa que organiza o campeonato.
 
“Essa dupla formada pelo Barrichello e pelo Ingo, o maior vencedor da Stock e o maior campeão, vai trazer muitos resultados. Não só na pista, mas fora dela. É o objetivo dessa corrida. A gente quer mostrar para um público diferente o que é a Stock Car. Além de reeditar a parceria entre Senna e Prost, o Piquet, pilotos de F1”, ressaltou.
 
Ingo, em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, aprovou a proposta da Corrida de Duplas e os objetivos que ela têm. “A vinda do Chico Serra, Villeneuve, essa disputa que estão criando, pelo marketing, do Senna contra o Prost, mesmo a minha vinda. Isso agrega nomes à categoria, e o buchicho é o que conta ainda”, posicionou-se.
 
No caso de Villeneuve, está é a segunda participação dele na Stock Car. Em 2011, ele foi convidado pela organização para disputar a Corrida do Milhão. Chegou a liderar a corrida, ocasionalmente, em meio aos pit-stops, e terminou na 18ª posição.
 
Aquela, por razões alheias ao automobilismo, acabou sendo uma das corridas mais importantes de sua vida. "Conheci minha mulher nesta prova da Stock Car em Interlagos e agora já temos dois filhos", disse o canadense. "Em relação à parte esportiva, foi especial correr em uma prova com tantos fãs na arquibancada e liderar a corrida em determinado momento.”
 
Campeão da F1 em 1997, Villeneuve reedita com Zonta a dupla que os dois formaram na BAR. Na ocasião, brigaram feio e chegaram a cortar relações.
 
Senna e Prost juntos na mesma garagem é outra curiosidade da prova. Eles serão os parceiros de Antonio Pizzonia e Júlio Campos, respectivamente. Portanto, pela primeira vez desde 1989, representantes destes clãs tão famosos no automobilismo serão companheiros de equipe. Mas a rivalidade, mesmo, ficou na geração anterior.
 
Falando em família, há ainda uma dupla de pai e filho, formada por Chico Serra e Daniel Serra. Chico chegou a disputar a Corrida de Duplas em 2014, mas, por ser um tricampeão da categoria, só poderia fazê-lo com um piloto estreante. Neste ano, as regras foram ajustadas, e assim ele poderá competir junto do filho no carro #29 da Red Bull.
O quarteto da Mico´s para a abertura da temporada da Stock é um dos mais comentados (Foto: Miguel Costa Jr/MF2)
Nem só estrelas
 
Impossível formar um grid apenas com superastros do automobilismo. Muitos dos nomes que correrão neste fim de semana não são tão conhecidos do grande público, mas certamente não passam despercebidos por aqueles mais ligados ao automobilismo. Casos, por exemplo, de José María López e Laurens Vanthoor.
 
López, argentino, estreou fazendo barulho Mundial de Carros de Turismo em 2014. Defendendo a Citröen — que conta inclusive com o multicampeão de rali Sébastien Loeb —, o argentino faturou de forma dominante seu primeiro título do WTCC. Ele formará dupla com Cacá Bueno.
 
Já Vanthoor vem para dividir o cockpit do #77 com Valdeno Brito. O belga foi campeão do Mundial de GT com a Audi WRT no ano passado — mesma equipe em que corria o brasileiro César Ramos, agora titular na Stock Car.
 
Destaque também para o português António Félix da Costa, que passou muito perto de ser colocado pela Red Bull na Toro Rosso, mas foi ultrapassado nos metros finais por Daniil Kvyat. O gajo agora compete de BMW no DTM — na Stock, com Allam Khodair na Full Time. E para António Pérez, mexicano desconhecido no cenário internacional, mas que tem um irmão famoso: Sergio Pérez.
 
Dentre convidados brasileiros, desta vez foram liberados os pilotos da F-Truck. No ano passado, a categoria de caminhões havia vetado sua participação na Stock Car. Com isso, os campeões Beto Monteiro, Leandro Totti e Felipe Giaffone poderão andar junto de Galid Osman, Fábio Fogaça e Denis Navarro, respectivamente.
 
A Corrida de Duplas está marcada para as 10h30 de domingo e largará com os titulares ao volante — os convidados assumirão na metade da prova.
 
Confira todos os times da Corrida de Duplas:
0 CACÁ BUENO
JOSÉ MARÍA LÓPEZ
BRA
ARG
RED BULL Chevrolet  
 
29 DANIEL SERRA
CHICO SERRA
BRA
BRA
RED BULL Chevrolet  
 
1 ANTONIO PIZZONIA
BRUNO SENNA
BRA
BRA
MICO'S Peugeot  
 
4 JÚLIO CAMPOS
NICOLAS PROST
BRA
FRA
MICO'S Peugeot  
 
2 RAPHAEL MATOS
DAVID MUFFATO
BRA
BRA
CARLOS ALVES Peugeot  
 
110 FELIPE LAPENNA
VITANTONIO LIUZZI
BRA
ITA
CARLOS ALVES Peugeot  
 
3 BIA FIGUEIREDO
MATIAS MILLA
BRA
ARG
BASSANI Peugeot  
 
25 TUKA ROCHA
CHRIS VAN DER DRIFT
BRA
NZL
BASSANI Peugeot  
 
5 DENIS NAVARRO
FELIPE GIAFFONE
BRA
BRA
VOGEL Chevrolet  
 
70 DIEGO NUNES
JAIME MELO JR.
BRA
BRA
VOGEL Chevrolet  
 
8 RAFAEL SUZUKI
ANTONIO PÉREZ
BRA
MEX
RZ Chevrolet  
 
14 LUCIANO BURTI
JAIME ALGUERSUARI
BRA
ESP
RZ Chevrolet  
 
10 RICARDO ZONTA
JACQUES VILLENEUVE
BRA
CAN
WA MATTHEIS Chevrolet  
 
77 VALDENO BRITO
LAURENS VANTHOOR
BRA
BEL
WA MATTHEIS Chevrolet  
 
11 CÉSAR RAMOS
FRÉDÉRIC VERVISCH
BRA
BEL
CAVALEIRO Peugeot  
 
74 POPÓ BUENO
GUILHERME SALAS
BRA
BRA
CAVALEIRO Peugeot  
 
12 LUCAS FORESTI
LUIZ RAZIA
BRA
BRA
AMG Chevrolet  
 
51 ÁTILA ABREU
NELSINHO PIQUET
BRA
BRA
AMG Chevrolet  
 
18 ALLAM KHODAIR
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA
BRA
POR
FULL TIME Chevrolet  
 
111 RUBENS BARRICHELLO
INGO HOFFMANN
BRA
BRA
FULL TIME Chevrolet  
 
21 THIAGO CAMILO
LUCAS DI GRASSI
BRA
BRA
RCM Chevrolet  
 
28 GALID OSMAN
BETO MONTEIRO
BRA
BRA
RCM Chevrolet  
 
26 RAPHAEL ABBATE
NICOLAS COSTA
BRA
BRA
HOT CAR Chevrolet  
 
72 FÁBIO FOGAÇA
LEANDRO TOTTI
BRA
BRA
HOT CAR Chevrolet  
 
46 VITOR GENZ
MATHEUS STUMPF
BRA
BRA
BOETTGER Peugeot  
 
82 ALCEU FELDMANN
EZEQUIEL BOSIO
BRA
ARG
BOETTGER Peugeot  
 
65 MAX WILSON
VITOR MEIRA
BRA
BRA
RC Chevrolet  
 
90 RICARDO MAURÍCIO
NÉSTOR GIROLAMI
BRA
ARG
RC Chevrolet  
 
73 SÉRGIO JIMENEZ
FÁBIO CARBONE
BRA
BRA
C2 Chevrolet  
 
83 GABRIEL CASAGRANDE
ENRIQUE BERNOLDI
BRA
BRA
C2 Chevrolet  
 
80 MARCOS GOMES
MARK WINTERBOTTOM
BRA
AUS
VOXX Peugeot  
 
88 FELIPE FRAGA
ÁLVARO PARENTE
BRA
POR
VOXX Peugeot  
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.