Camilo bate Campos em Londrina, mantém 100% e conquista quarta pole seguida na temporada da Stock Car

Thiago Camilo está absolutamente imparável. Pela quarta vez em quatro etapas na temporada 2019, Camilo anotou a pole-position, agora em Londrina, quando Júlio Campos se mostrava um candidato fortíssimo. Ninguém, no entanto, parece capaz de parar o #21

A grande questão para o treino de classificação da etapa de Londrina da Stock Car, no começo da tarde deste sábado (8), era se alguém conseguiria superar Thiago Camilo na busca pela pole-position. E o que o treino revelou é que vai demorar mais algum tempo. Camilo dominou de novo e cravou a quarta pole em quatro oportunidades na temporada 2019.

Camilo já havia andado mais rápido no Q2 e, por isso, ganhou o direito de ser o último a rodar no decisivo Q3. Quando chegou, tinha pela frente uma boa volta de Julio Campos – 1min10s192 -, mas conseguiu completar o giro 0s140 mais veloz. Campos larga ao lado dele na primeira fila. 
 
Na segunda fila, Felipe Fraga está à frente de Valdeno Brito. Líder do campeonato, Daniel Serra é o quinto e tem Ricardo Maurício bem perto. Gabriel Casagrande, Nelsinho Piquet, Max Wilson e Átila Abreu encerraram o top-10.
Thiago Camilo (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
A corrida 1 da Stock Car em Londrina está marcada para 12h (de Brasília) do próximo domingo (9). A corrida 2 começa às 13h.

GRANDE PRÊMIO acompanha in loco, direto de Londrina, a quarta etapa da temporada 2019 da Stock Car, com o repórter Felipe Noronha. 

Saiba como foi o treino classificatório da etapa de Londrina da Stock Car

Q1 – Camilo desponta e Barrichello cai em sessão repleta de zebras

Os pilotos do primeiro grupo, com os 15 primeiros na classificação, ficaram nos boxes por metade dos oito minutos de abertura do treino. O calor londrinense pode explicar tal escolha, para que pudessem usar os pneus em seu auge, já que o desgaste é alto. 

Allam Khodair, já com menos de um minuto para o fim, foi o primeiro a anotar volta em tempo baixo, com 1min11s077 – mas, logo em seguida, os pilotos começaram a baixar para 1min10s. Thiago Camilo entrou nos segundos finais como líder, com 1min10s290, seguido de Felipe Fraga e Ricardo Maurício.

Daniel Serra aproveitou seu giro final para entrar no top-3, enquanto Rubens Barrichello manteve sua 'tradição' do ano: ficou apenas em 13°, com chances de passar apenas se o grupo 2 fosse muito aquém do primeiro. 

Valdeno Brito (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Os pilotos do grupo 2 entraram mais cedo na pista, já após dois minutos de cronômetro ligado. Lucas Foresti foi o primeiro a entrar na zona de classificação – mas foi Valdeno Brito o destaque, ao marcar 1min10s341, se colocando em terceiro. Cesar Ramos e Marcel Coletta também alcançaram o top-15, assim tirando Barrichello (que larga apenas em 23°).

Em seguida, no minuto final, foi a vez de Foresti subir para sexto, garantindo o avanço e colocando Cacá Bueno em risco. E de fato o piloto da Cimed ficou fora, com as entradas de Abreu e Nelsinho Piquet (este, na quinta posição). 

Assim, com alguns nomes surpreendentes, avançaram para o Q2 Camilo, Fraga, Brito, Serra, Piquet, Maurício, Foresti, Abreu, Max Wilson, Marcos Gomes, Júlio Campos, Gabriel Casagrande, Ramos, Coletta e Gaetano Di Mauro

Daniel Serra (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Q2 – Camilo se coloca como favorito à pole, enquanto Serra passa no limite 

Abreu foi o primeiro a ir para a pista, logo que os boxes foram abertos, e colocou 1min10s784 como base para os rivais – que só entraram após quatro minutos de tempo decorrido. 

O primeiro a ultrapassá-lo foi Campos, com 1min10s327, já faltando dois minutos para o fim do Q2. A Prati veio bem novamente, com Brito passando Campos. Mas Camilo superou a dupla com 1min10s072 em seguida.

Fraga se colocou na segunda colocação e ameaçou Serra, então sexto, de eliminação. Com o tempo zerado, porém, ninguém conseguiu tirar o líder do campeonato da fase final. Avançaram ao Q3 Camilo, Fraga, Brito, Campos, Maurício e Serra.

Q3 – Quem é que para o #21?
 
Serra saiu na frente para a tentativa dele, mas o líder do campeonato não tinha rendimento tão forte. Maurício foi na sequência e andou ligeiramente mais lento. Veio Campos, cerca de 0s350 mais rápido que Serra e um candidato real à pole. Companheiro dele, Valdeno entrou na sequência e ficou abaixo de Julinho. Fraga, por sua vez, se colocou entre os dois.
 
Restava somente Camilo. O favorito ao primeiro posto, dono de todos os treinos classificatórios, voltou a ocupar o que tem sido seu lugar. Volta em 1min10s052 e a quarta pole do ano.

Stock Car, Londrina, Treino de Classificação, Resultado Final:

1 T CAMILO A. Mattheis   1:10.052  
2 J CAMPOS Prati Donaduzzi   1:10.192 +0.140
3 F FRAGA Cimed   1:10.343 +0.291
4 V BRITO Prati Donaduzzi   1:10.402 +0.350
5 D SERRA RC Eurofarma   1:10.540 +0.488
6 R MAURÍCIO RC Eurofarma   1:10.561 +0.509
7 G CASAGRANDE Crown   1:10.581 +0.529
8 N PIQUET Full Time   1:10.626 +0.574
9 M WILSON RCM   1:10.754 +0.702
10 A ABREU Shell V-Power   1:10.784 +0.732
11 G DI MAURO Shell Helix Ultra   1:10.817 +0.765
12 C RAMOS Blau   1:10.874 +0.822
13 M COLETTA Crown   1:10.947 +0.895
14 L FORESTI Vogel   1:11.104 +1.052
15 M GOMES KTF   1:11.331 +1.279
16 G OSMAN Shell Helix Ultra   1:10.820 +0.768
17 C BUENO Cimed   1:10.836 +0.784
18 D NAVARRO Cavaleiro   1:10.869 +0.817
19 R ZONTA Shell V-Power   1:10.881 +0.829
20 G LIMA Vogel   1:10.909 +0.857
21 R SUZUKI Hot Car   1:10.925 +0.873
22 F LAPENNA Cavaleiro   1:10.925 +0.873
23 R BARRICHELLO Full Time   1:10.926 +0.874
24 B BAPTISTA RCM   1:10.979 +0.927
25 A KHODAIR Blau   1:10.986 +0.934
26 B FIGUEIREDO A. Mattheis   1:11.058 +1.006
27 P CARDOSO Hot Car   1:11.127 +1.075
28 D NUNES KTF   1:11.195 +1.143
29 R REIS Carlos Alves   1:11.453 +1.401

 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo 

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.