Camilo analisa prós e contras, mas se diz favorável a pontuação por pole

Thiago Camilo fez seis poles na Stock Car em 2019, mas isso significou zero pontos a mais na conta. Então ele defende que não seria má ideia uma mudança no regulamento da categoria que favorecesse o mais rápido no treino de classificação

Foram seis poles no ano, incluindo o recorde de conquistas consecutivas, com quatro. Mas nem isso nem as seis vitórias em 2019 deram o título da Stock Car a Thiago Camilo.

Por esta razão, o piloto da Ipiranga foi questionado se não gostaria que o regulamento da categoria mudasse para 2020, com um ponto extra para quem for o melhor no treino de classificação dos sábados.

Se o chefe dele, Andreas Mattheis, gostaria de um descarte do pior resultado como alteração, Camilo concordou que esse 'extra' ao pole poderia ser uma boa ideia.

“Se tivesse esse ano seria bom, né”, comentou. “A gente já teve essa experiência na Stock Car em anos atrás, não me lembro exatamente o ano, e era até uma situação um pouco diferente, porque, se eu não me engano, o primeiro ganhava três pontos, o segundo dois e o terceiro um, mas aí tinha uma questão de regulamento de pneus, que os primeiros tinham que largar com os pneus mais usados, mas, enfim, eu me lembro que não foi bem aceito, de um modo geral", continuou o #21.

(Cauê Moalli/Grande Prêmio)

De qualquer forma, ele acredita que não conseguirá repetir o feito em 2020: "Eu acho muito difícil ter de novo essa situação de seis poles num ano pela competitividade da categoria, mas pode acontecer."

"E eu acho que, sem dúvida, a pole tem uma dificuldade também, né. Por tudo isso e, acima de tudo, pela competitividade também, os carros andam muito próximos e tal, nesse sistema de classificação nosso, quando você vai para uma volta só, como no Q3, você tem de tirar tudo e ao mesmo tempo não cometer nenhum erro, então o trabalho do piloto é ainda mais complicado, então acho que seria uma coisa para ser pensado, de repente, no meu ponto de vista, sim", completou.

Camilo fez a pole em 2019 no Velopark, Velo Città, Goiânia, Londrina, Campo Grande e Velo Città 2. Além disso, venceu também as duas em Mogi Guaçu, Goiânia, Londrina, Campo Grande e a final em Interlagos. Mas, com 366 pontos no total, perdeu o título para aniel Serra, que fez 387.

A Stock Car 2020 tem início em 29 de março, com o retorno da Corrida de Duplas – que será disputada em Goiânia.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.