Átila e Zonta repetem estratégia certeira de Goiânia e colocam TMG/Shell Racing perto do pódio no Velopark

A segunda rodada dupla da temporada 2017 da Stock Car começou cheia de dificuldades, mas terminou com um sorriso no rosto para Átila Abreu, Ricardo Zonta, Thiago Meneghel e a TMG/Shell Racing no Velopark. Depois de mais uma jornada de superação, a equipe americanense ficou muito perto do pódio na corrida 2 e garantiu seus dois pilotos no rol dos melhores de um acirrado campeonato

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O fim de semana da segunda etapa da temporada 2017 da Stock Car mostrou mais uma vez o quão apertado promete ser o campeonato, do início ao fim. E também evidenciou que é preciso muito esforço, trabalho em equipe e boa estratégia para estar entre os primeiros, além de talento e carro competitivo. Foi desta forma que Átila Abreu e Ricardo Zonta realizaram uma jornada de superação no último domingo (23) no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita, e reagiram na corrida 2 depois de uma primeira prova bastante complicada e marcada por um acidente na largada. A mesma tática vencedora da TMG/Shell Racing em Goiânia, de poupar equipamento para focar na segunda corrida da rodada, deu certo, e tanto Átila como Zonta ficaram perto do pódio, com a dupla conquistando nada menos que 45 posições em pouco mais de meia hora de prova.

 
Na primeira corrida, a sorte não esteve ao lado dos pilotos da equipe americanense. Ainda na primeira volta, Vitor Genz enfrentou uma quebra na suspensão na chicane no fim da reta dos boxes e perdeu o controle do seu carro, acabando por acertar o #10 de Zonta, que acabou batendo na barreira de pneus. Átila vinha logo atrás e seguiu a trajetória de Ricardo, mas continuou na disputa, embora perdendo muitas posições.
 
Zonta levou seu carro para o pit-lane, mas deixou a prova para focar na segunda corrida. Átila também aproveitou para poupar equipamento visando a disputa derradeira do fim de semana no Velopark. Na mente de todos já passava o filme vencedor de Goiânia, onde Zonta se recuperou depois de uma acidentada corrida 1, largou em 25º e conquistou uma vitória emocionante.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Ricardo Zonta cruzou a linha de chegada em uma boa sexta posição na corrida 2 (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Com a estratégia e o foco voltados para a segunda corrida, Átila largou de 27º lugar, uma posição à frente de Zonta. Logo na primeira volta, o sorocabano ganhou nada menos que oito posições. Zonta seguiu seu companheiro de equipe e, ao longo da corrida, escalou o pelotão para se colocar no rol dos dez primeiros colocados. Com mais botões de ultrapassagem que a concorrência, Átila e Zonta ganharam posições importantes de carros bastante competitivos, como Thiago Camilo, Ricardo Maurício e Daniel Serra. Abreu ainda passou Rubens Barrichello e ficou muito perto, menos de 1s, de passar Marcos Gomes e garantir o pódio no Velopark. 
 
No fim das contas, o bom resultado na segunda corrida poderia ter sido ainda melhor, uma vez que o longo período de bandeira amarela em razão do forte acidente entre Antonio Pizzonia e Lucas Foresti diminuiu o tempo de corrida pra valer e impediu que a TMG/Shell Racing pudesse garantir outro pódio na temporada. Mas, ainda assim, o resultado foi considerado positivo, até mesmo levando em conta que os dois pilotos conseguiram escapar do impacto no carro de Pizzonia, sorte que Foresti não teve. 
 
 
“Na primeira corrida, o Vitor Genz cometeu um erro, jogou o carro por cima da zebra e bateu no meu, e quebrou a suspensão. Essa primeira chicane é sempre difícil, sempre sobra para alguém. Com a quantidade de safety-cars, a estratégia dos outros carros se aproximou muito da nossa. Quase ninguém reabasteceu, e a gente ganhou menos posições do que deveria na segunda prova. E mesmo assim, ainda terminamos entre os primeiros”, comentou Zonta.
Átila Abreu passou Barrichello e ficou muito perto do pódio no Velopark (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Átila destacou o forte trabalho de toda a equipe e só lamentou mesmo o fato de não ter tido mais tempo de corrida para gastar os botões de ultrapassagem disponíveis e buscar seu segundo pódio no ano.
 
“Zonta e eu tínhamos conversado para sermos cautelosos na largada e assim fomos, mas o Genz bateu no Zonta e eu estava numa linha mais defensiva para tentar escapar, e ficou num ponto em que o Zonta me levou. Voltei com o carro desalinhado, passei uns três carros, mas ele ficou traseiro e furou o pneu. A segunda corrida também foi conturbada, o carro não ficou 100%. Os mecânicos fizeram um ótimo trabalho para recuperar o carro, mas havia uma questão de acerto, mesmo. Não era o carro mais rápido, mas sabia que era importante pontuar pensando no campeonato”, explicou.
 
“Conseguimos escapar de algumas situações e avançamos. Conseguimos escapar do acidente do Pizzonia e do Foresti, e o safety-car foi muito longo, o que foi ruim para nós. Nós tínhamos muitos pushes para usar, tanto que terminei com oito, e havia muito combustível. O safety-car teria nos ajudado, mas ele ter sido tão longo nos atrapalhou. Não fosse isso, teríamos chegado ao pódio. Mas bola pra frente, salvamos bons pontos, o prejuízo não foi tão grande diante da situação que foi criada. Agora é trabalhar para a etapa de Santa Cruz do Sul”, acrescentou o sorocabano de 29 anos.
Átila Abreu e Thiago Meneghel lamentaram o longo safety-car que tirou a chance de pódio (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Chefe da TMG/Shell Racing, o engenheiro Thiago Meneghel disse que seria possível ter os dois pilotos no pódio na corrida 2 no Velopark, mas também lamentou a duração do safety-car após o forte acidente na curva 1. “Estávamos com os carros preparados para terminar muito bem as mais de 80 voltas previstas. Foi uma pena. Um erro meio inconsequente do Vitor Genz nos custou muito caro, do contrário teríamos pontuado muito mais”, disse.

 
“A segunda corrida ainda teve um safety-car muito longo, o que acabou ajudando os concorrentes que precisavam de mais combustível. Caso contrário, estaríamos no pódio, talvez com os dois carros. Agora vamos para frente ver o que podemos melhorar para Santa Cruz do Sul”, concluiu.
 
A próxima etapa da temporada 2017 da Stock Car acontece em pouco menos de um mês, no tradicional circuito de Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, onde Átila tem como melhor resultado um terceiro lugar obtido em 2009, enquanto Zonta faturou uma quinta colocação na corrida 2 da temporada 2014.

PADDOCK GP #74 DEBATE: QUAIS OS PILOTOS COM POTENCIAL DE FUTURO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.