Átila e Zonta apostam em desafio com asfalto abrasivo na volta da Stock Car a Campo Grande

A expectativa da dupla da equipe Shell V-Power, chefiada por Thiago Meneghel, é de um grande desafio ao longo do fim de semana por conta do desgaste de pneus no circuito localizado na capital do Mato Grosso do Sul, que volta ao calendário da Stock Car neste fim de semana

Campo Grande vai voltar a receber a Stock Car neste fim de semana (17 a 19 de agosto), após três anos fora do calendário da principal categoria do automobilismo brasileiro. O traçado da capital do Mato Grosso do Sul tem extensão total de 3.433 metros e se notabiliza por ser bastante seletivo, com predominância de curvas de média/baixa velocidade, mas também com trechos de alta. Uma das suas características é o asfalto bastante abrasivo, que proporciona um grande desgaste aos pneus. Desgaste que tende a ser ainda mais elevado no calor. Assim, Átila Abreu e Ricardo Zonta, os pilotos da Shell V-Power, acreditam que vão encarar grande desafio na etapa que marca o início da segunda metade da temporada 2018.
 
A equipe com base em Americana e chefiada por Thiago Meneghel ocupa a quinta colocação do campeonato entre os times, e seus dois pilotos fazem parte do top-10 da tabela entre os pilotos. Ricardo Zonta, com a sexta colocação na disputa da Corrida do Milhão, há quase duas semanas, em Goiânia, ocupa o oitavo lugar, enquanto Átila fecha a lista dos dez primeiros.
 
O dono do carro #10 chega ao Mato Grosso do Sul animado com o desempenho que alcançou na prova milionária depois de ter largado em 14º. No entanto, o paranaense pediu melhora em ritmo de classificação para voltar a lutar por pódios no campeonato.
Ricardo Zonta e Átila Abreu vão partir para mais um desafio na temporada 2018 da Stock Car (Foto: Fábio Davini)

“A equipe vem fazendo um grande trabalho. Na última etapa, chegamos entre os seis primeiros, e o nosso equipamento se mostrou bastante competitivo. Precisamos melhorar alguns detalhes para uma classificação melhor, pois teríamos brigado pelas primeiras posições. Por isso, estamos confiantes para a disputa deste fim de semana. Vamos buscar uma boa posição no grid e, assim, brigar por mais um pódio nesta temporada”, comentou o experiente piloto curitibano.

 
Átila, por sua vez, enfrentou problemas com o carro ainda na volta de apresentação da Corrida do Milhão, conseguiu realinhar de volta ao grid na sua posição original de largada, mas foi punido pela direção de prova. Assim, o sorocabano não conseguiu somar pontos em Goiânia. Para o fim de semana no Mato Grosso do Sul, Abreu parte em busca de recuperação e para começar bem a segunda parte do calendário da Stock Car com a expectativa de encarar o asfalto abrasivo do circuito.
 
“Estou muito animado para a etapa de Campo Grande, gosto muito do traçado. Apesar de ser considerada uma pista mais de média/baixa velocidade, por ter curvas de primeira e segunda marcha, você ganha muito tempo nas frenagens, e mistura um pouco com curvas de alta depois da reta oposta. É uma pista bem técnica, e o grande desafio é entender o asfalto. Estava muito abrasivo quando corremos em 2015, e não mexeram no asfalto. Será uma corrida de acertar o carro para o desgaste de pneus”, disse o #51.
 
A previsão do tempo para o fim de semana indica que as máximas de temperatura ambiente podem até passar dos 30ºC, o que, no asfalto, vai se converter num calor certamente ainda maior.

“Veremos muitas alternativas, com sol e calor, e o nosso carro sempre se comportou bem em questões de durabilidade. Vamos tentar começar a segunda metade da temporada com o pé direito. Nessa primeira metade, tivemos um carro mais competitivo em relação ao ano passado, mas perdemos muitos pontos com alguns problemas. A posição no campeonato não reflete nosso desempenho, mas vamos deixar isso para trás e focar numa segunda metade e terminar entre os primeiros na tabela”, complementou.

 
Thiago Meneghel fez parte da comitiva que vistoriou o circuito de Campo Grande antes deste ter sido confirmado pela Stock Car como palco da sétima etapa do campeonato. O engenheiro ressaltou as condições do asfalto e acredita que os carros vão ser bastante exigidos ao longo de todo o fim de semana.
 
“Estive lá há um mês e pouco e fui o único membro de equipe que visitou a pista com a CBA. O asfalto é muito abrasivo, e esperamos que haja um grande desgaste de pneu e muita exigência para o carro, principalmente se estiver calor, com a parte do freio, direção e câmbio muito exigidas. A última vez que corremos lá foi em 2015, é uma das pistas mais críticas do ano. Há um compromisso da Prefeitura para o total recapeamento da pista para o ano que vem”, comentou.
 
Os treinos para a sétima etapa da Stock Car acontecem na sexta-feira e na manhã de sábado, mesmo dia em que acontece o treino classificatório. Campo Grande tem um fuso diferente em relação ao horário de Brasília, com uma hora a menos. A sessão que vai definir o grid de largada está marcada para 13h (horário de Brasília). Já no domingo, a rodada dupla começa com a corrida 1 a partir de 13h, enquanto a prova derradeira está marcada para 14h05, todas com transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2.
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