Vídeo: ‘exército russo’ da Kamaz treina para retomar hegemonia dos caminhões no Dakar

Sem os campeoníssimos Vladimir Chagin e Firdaus Kabirov, a Kamaz vai levar cinco caminhões para a América do Sul para tentar conquistar o Dakar e retomar o domínio da prova depois do triunfo do holandês Gerard de Rooy, da Iveco, em 2012

Maior vencedora da história do Dakar nos caminhões, com nove triunfos, a Kamaz sofreu três duros golpes em 2012. A montadora russa viu seus dois grandes pilotos da história deixarem o esporte depois da dobradinha de 2011: Vladimir Chagin, o ‘czar do Dakar’, dono de sete títulos, além do bicampeão Firdaus Kabirov. E depois, o fim da hegemonia da prova ao ser derrotada no começo deste ano pelo Iveco pilotado pelo holandês Gerard de Rooy.

Mas, se depender dos esforços dos russos, 2013 pode escrever uma nova história de vitórias para a Kamaz. A montadora, que divulgou um vídeo com a sua preparação para a prova, vai levar um verdadeiro ‘exército russo’ para o Dakar, que terá início no próximo dia 5, em Lima, com chegada prevista para duas semanas depois, em Santiago. Serão, ao todo, cinco imponentes 4326, com tração 4×4, para encarar o desafiador deserto do Atacama.

Sem Chagin ou Kabirov, a responsabilidade por liderar a Kamaz no Dakar fica para o jovem Eduard Nikolaev, de 29 anos. O russo vai pilotar o caminhão de número 501 ao lado do navegador Sergey Savostin e do mecânico Vladimir Rybakov. Outro trio será formado por Ayrat Mardeev, Aydar Belayev e Anton Mirniy. Andrey Karginov, Igor Devyatkin e Andrey Mokeev estarão a bordo do ‘bruto’ de número 510.

Dos cinco caminhões da Kamaz no Dakar, apenas um trio não será formado por competidores russos, mas sim do Cazaquistão: Artur Ardavichus, Alexey Nikizhev e Nurlan Turlubayev. Por fim, outro trio oriundo da Rússia: Ilgizar Mardeev, Viatcheslav Mizyukaev e Almaz Khisamiev.

<A data-cke-saved-href="http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&vid=21a4a69e-07ae-4bcd-9a31-dfa561ba62e6&from=shareembed-syndication&src=v5:embed:syndication:&from=dest_pt-br" href="http://video.br.msn.com/?mkt=pt-br&vid=21a4a69e-07ae-4bcd-9a31-dfa561ba62e6&from=shareembed-syndication&src=v5:embed:syndication:&from=dest_pt-br" target="_new" title="‘Exército russo’ da Kamaz treina para retomar hegemonia dos caminhões no Dakar">Vídeo: ‘Exército russo’ da Kamaz treina para retomar hegemonia dos caminhões no Dakar</A>

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.