VÍDEO: Alonso capota no início de complicada 10ª etapa do Dakar

Fernando Alonso e Marc Coma viveram um susto na manhã desta quarta-feira (15). A dupla da Toyota Gazoo Racing capotou o Hilux #310 no início da décima etapa do Dakar, entre Haradh e Shubayatah, na Arábia Saudita, ao capotar depois de ter subido uma grande duna. Apesar das avarias — para-brisa quebrado e dois pneus furados —, a tripulação seguiu na prova

Fernando Alonso e Marc Coma viveram um grande susto na manhã desta quarta-feira (15) no início da décima etapa do Rali Dakar. A especial, que foi disputada entre Haradh e Shubaytah, na Arábia Saudita, foi complicada para a dupla da Toyota Gazoo Racing desde os primeiros quilômetros. Tudo por conta de um acidente logo depois de o Hilux #310 subir uma grande duna. Na descida, Alonso perdeu o controle e capotou algumas vezes. Por sorte, o carro parou numa posição em que foi possível o piloto acelerar e seguir em frente.
 
As avarias no veículo foram consideráveis: para-brisa quebrado e dois pneus furados. A dupla continuou na prova, em que pese o tempo perdido. Alonso e Coma chegaram à zona de meta da especial, encurtada por motivos de segurança — fortes rajadas de vento na região —, com 1h17min33s atrás de Carlos Sainz e Lucas Cruz, que terminaram a etapa como vencedores. 
 
Segundo a cronometragem, provisoriamente Alonso e Coma finalizaram na 38ª colocação da etapa, resultado que determina a queda para o 14º lugar da classificação geral.
 
Mas o trabalho de Alonso e Coma não termina com o desfecho antecipado da especial desta quarta-feira. Por se tratar da primeira ‘perna’ da Etapa Maratona, apenas a dupla está autorizada a realizar os reparos nos carros no acampamento nesta noite.
 
Por regra no rali cross-country, as equipes de apoio não podem trabalhar nos carros durante a Etapa Maratona, algo que é permitido apenas aos tripulantes do carro.
 
Se o dia não foi nada favorável a Alonso, Sainz e Cruz deram outro passo fundamental para a conquista do tricampeonato do Dakar. A vitória da dupla espanhola da Mini foi seguida de uma jornada bem ruim para Stéphane Peterhansel, apenas o décimo colocado, e para Nasser Al-Attiyah, somente o 17º. 
 
Restam apenas duas etapas para o desfecho do Rali Dakar 2020.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.