Toyota prepara plano de atuação para possibilidade de Alonso decidir correr Rali Dakar, diz revista

Fernando Alonso está na pista e, mais do que nunca, está para negócio. O bicampeão mundial de F1 quer ampliar seus horizontes e até se manifestou sobre a oportunidade de testar o carro que a Toyota usa no Rali Dakar. Desta forma, a montadora japonesa prepara um plano para o caso do espanhol desejar correr um Dakar completo

Desde que resolveu deixar a F1, a vontade de Fernando Alonso por correr em diferentes tipos de carros ganhou força. Por conta disso, a Toyota tem um plano para o caso do bicampeão mundial de F1 resolver que deseja participar do Rali Dakar. 
 
Alonso, que já até falou com Nasser Al-Attiyah sobre a possibilidade de testar o Hilux com o qual a Toyota disputa a mais famosa corrida off-road do mundo, mas também declarou que não se vê com talento para correr a sério. "Tenho que ser honesto e saber que não tenho talento para fazê-los."

Segundo a revista inglesa 'Autosport', a Toyota trabalhou num plano de ação para o caso de Alonso tomar essa decisão – o trabalho tem sido costurado nos últimos dois meses.

 
O chefe da fábrica dos projetos off-road da Toyota, Glyn Hall, admitiu a situação.
O Toyota #8 de Fernando Alonso e Sébastien Buemi (Foto: WEC)

"Nós já tivemos uma situação parecida com Giniel de Villiers, então tudo é possível, mas não é uma corrida fácil", disse. De Villiers foi quatro vezes campeão nacional de carros de turismo na África do Sul antes de partir para o Dakar.

 
"As habilidades de Fernando são excepcionais, vimos isso nos últimos 17 anos, ele evoluiu para se tornar um dos melhores do mundo", seguiu.
 
O trabalho de Hall, da Toyota e até de Al-Attiyah, caso seja mesmo chamado para ajudar, vai ser ensinar as partes específicas. Mas Hall acredita que o trabalho não será tão grande.
 
"Se você é um bom piloto, é um bom piloto e tem habilidades. Uma das coisas que Fernando viu em corridas da F1 é a capacidade de ouvir e pensar quando está no limite. É uma habilidade chave em ralis, porque você escuta copilotos, a corrida e complicada e você tem que pensar nisso", afirmou.
 
"A primeira coisa é a sensação do carro, comparar as sensações com um piloto do mesmo nível. Seria uma oportunidade fantástica não apenas para a Toyota e para o pessoal na África do Sul, onde o carro é fabricado, mas para todo o Dakar e comunidade do cross-country", falou. 
 
"Seria uma inspiração e uma história incrível para contar. Haveria muita emoção se Fernando viesse ao Dakar. Acho que o esporte iria explodir", encerrou.
 
O Dakar está no começo da segunda semana nesta edição de 2019 e termina na próxima quinta-feira.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.