Rali

Toyota confirma testes de Alonso com carro de rali em meio a flertes com Dakar

A Toyota voltou a chamar Fernando Alonso para um programa de testes com uma Hilux off-road. O objetivo é seguir avaliando o espanhol, agora em outras situações. Não há, entretanto, confirmação de presença no Rali Dakar em 2020

Grande Prêmio / Redação GP, de Porto Alegre
Ainda não há confirmação de Fernando Alonso no Dakar, mas o espanhol parece estar pegando o gosto por ralis. A Toyota anunciou na manhã desta terça-feira (20) que preparou um conjunto de testes especialmente para o espanhol, que volta a entrar em contato com os carros off-road da marca japonesa.
 
Alonso já havia testado a Hilux de Dakar da Toyota em março. Foi apenas um teste privado, mas que serviu para o espanhol mostrar versatilidade à Toyota, mesmo sem experiência em carros de rali. Agora, além de testes privados, Fernando vai aparecer no campeonato sul-africano de Cross Country, mesmo que de forma não-competitiva. As atividades estão distribuídas por três continentes – Europa, África e Ásia.
 
“Eu tive o gostinho de rali off-road mais cedo nesse ano e isso me deixou com uma boa sensação que quero prolongar”, disse Alonso. “Eu já sabia que seria uma experiência totalmente diferente, com uma curva íngreme de aprendizado, mas o Hilux pareceu ótimo. Isso me deixou muito confiante muito rápido e eu fui melhorando. Estou muito ansioso pelos próximos meses de treinamento, conhecendo melhor o Hilux e trabalhando com a equipe. Sempre quis manter minha busca por novos desafios em áreas diferentes e essa é uma grande equipe para isso”, seguiu.
Fernando Alonso volta a testar um carro de rali (Foto: Reprodução/Twitter)
Alonso vive em 2019 uma temporada diferente. Agora fora da Fórmula 1, o espanhol encontrou tempo para aventuras no automobilismo, como a experiência frustrada na Indy 500. Além de buscar a Tríplice Coroa, o piloto agora fica de olho em um possível sucesso no Dakar.
 
“Nós completamos em março uma avaliação bem sucedida de dois dias com o Fernando no nosso Hilux no norte da África, que acabou sendo uma experiência muito valiosa”, recordou Glyn Hall, chefe de equipe da Toyota. “Não só o Fernando curtiu a experiência como também o vimos se adaptar e melhorar a cada vez que voltava ao carro. Ficou claro que o Fernando veio preparado para o teste e estava pronto para absorver tudo que mostrávamos”, destacou.

A relação de Alonso com a Toyota é recente, mas já envolve grande sucesso. O espanhol disputou a temporada 2018-19 do Mundial de Endurance com os japoneses, vencendo as 24 Horas de Le Mans duas vezes e o campeonato em si.


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.