Tetracampeão mundial, Ogier abre vantagem confortável e termina na frente primeiro dia do Rali de Gales

Sébastien Ogier segue nadando de braçada no Mundial de Rali. Com o tetracampeonato garantido por antecipação, o francês levou o Volkswagen Polo R #1 à ponta do primeiro dia de provas em Gales com uma vantagem tranquila, de mais de 37s para Ott Tänak, com um Ford Fiesta da DMACK. Thierry Neuville, da Hyundai, completou o top-3 nesta sexta-feira

Impulsionado pela conquista antecipada do tetracampeonato do Mundial de Rali, Sébastien Ogier fechou na frente o primeiro dia de disputa do Rali de Gales, penúltima etapa da temporada 2016 do WRC. O francês, que conta ao seu lado com o fiel navegador Julien Ingrassia, venceu nada menos que cinco dos oito estágios desta sexta-feira (28) e abriu mais de 37s de vantagem para o segundo colocado: Ott Tänak, que corre com um Ford Fiesta da equipe DMACK. Thierry Neuville, que corre ao lado de Nicolas Gilsoul e venceu a oitava especial do dia, vem em terceiro lugar.
 
No entanto, a jornada de Ogier, apesar da larga vantagem na liderança, não foi totalmente tranquila. O Volkswagen Polo R #1 sofreu com uma quebra do eixo de transmissão no fim desta sexta-feira. Ainda assim, o tetracampeão do mundo conseguiu sustentar uma boa dianteira para o estoniano Tänak, que venceu duas das quatro especiais da manhã — as outras duas foram vencidas por Ogier e Ingrassia.
Sébastien Ogier, apesar da liderança em Gales, não teve uma sexta-feira fácil (Foto: Volkswagen Motorsport)
“Estou muito feliz por terminar o dia porque acho que o eixo de transmissão quebrou. Definitivamente, temos de analisar isso porque três carros sofreram o mesmo problema no mesmo dia, e isso é algo que nunca havia acontecido”, disse o francês.
 
Ogier se referiu aos seus companheiros de Volkswagen. Andreas Mikkelsen e Jari-Matti Latvala. O norueguês, vice-líder da temporada, não deu muita sorte e logo ficou pelo caminho, praticamente sem chances sequer de marcar pontos, restando-lhe, talvez, uma chance derradeira com o Power Stage. 
 
Latvala, por sua vez, perdeu muito tempo no período da tarde depois de encerrar a manhã em terceiro lugar, ficando mais de 3min atrás do líder da prova, caindo para a oitava posição. O sábado vai mostrar se os problemas nos três Polo R foram apenas coincidência ou se vão voltar a acontecer, o que colocaria em xeque uma provável vitória de Ogier no domingo em Gales.
 
Entre os beneficiados pelo problema enfrentado por Latvala, Hayden Paddone John Kennard, que disputam o WRC com o terceiro Hyundai i20, fechou a sexta-feira em quarto lugar, com 1min12s8 atrás do líder da prova. Com o Citroën DS3, Kris Meeke, que corre ao lado do irlandês Paul Nagle completou o rol dos cinco primeiros. 
Jari-Matti Latvala também enfrentou uma quebra no eixo do sistema de transmissão do seu Polo R (Foto: Volkswagen Motorsport)
Os espanhóis Dani Sordo e seu navegador, Marc Marti, da Hyundai, fecharam em sexto, à frente do duo formado por Mads Ostberg e Ola Floene, com um Ford Fiesta da M-Sport. Só então apareceram Latvala e Miikka Anttia, em oitavo. Stéphane Lefebvre e Gilles de Turckheim, com um Citroën DS3, e os finlandeses Esapekka Lappi e Janne Ferm, com um Skoda Fabia, completaram a lista dos dez primeiros colocados do Rali de Gales.
 
Neste sábado, a prova vai compreender a disputa de mais oito especiais, enquanto a penúltima etapa da temporada se encerra no domingo com outras seis especiais, incluindo o Power Stage, que vai distribuir pontos extras para os três primeiros colocados.
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.