“Por prudência e segurança”, organização do Rali Dakar altera programação de novo e encurta segunda especial

A organização do Rali Dakar novamente precisou alterar sua programação devido ao mau tempo na Argentina. Nesta segunda-feira (4), devido às fortes chuvas, o segundo estágio, que será disputado entre as cidades de Villa Carlos Paz e Termas de Río Hondo foi encurtado

Depois do cancelamento da primeira especial da edição 2016 por conta das fortes chuvas, a organização do Rali Dakar precisou novamente alterar seus planos na manhã desta segunda-feira (4). E a segunda etapa da competição será encurtada também devido ao mau tempo.
 
A ASO (Amaury Sport Organisation), empresa que promove e organiza o maior rali do mundo, decidiu "pela prudência e segurança dos pilotos" reduzir consideravelmente a especial. A etapa vai terminar no posto de controle número 4. 
A chuva fez subir muito o nível dos rios na Argentina (Foto: AFP)
O estágio de hoje tem largada na cidade de Villa Carlos Paz, ainda na Argentina, e segue rumo a Termas de Río Hondo. Entre as motos, o trecho cronometrado que seria de 450 km, passará a ser de 354 km, enquanto para os carros e caminhões o percurso seria de 510 km, agora terá 386 km. Já o descolamento total da caravana terá mais de 800 km. 
 
No domingo, as chuvas na região de Córdoba provocaram um aumento no nível dos rios e, por segurança, a direção do Dakar não teve alternativa a não ser cancelar o estágio de abertura da prova. As condições climáticas também impediram o helicóptero médico de voar em caso de acidente grave e resgate.

O Dakar vive um início de competição em 2016 dos mais tumultuados. Além das intempéries, o rali ainda enfrentou um sério acidente logo após a largada, protagonizado pela chinesa Guo Meiling, que deixou dez espectadores feridos, três em estado grave.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.