Piloto uruguaio do Dakar é internado em estado grave após transfusão de sangue contaminado

Sergio Lafuente, piloto uruguaio que foi quinto colocado na competição dos quadriciclos no Dakar de 2012, foi internado em estado grave depois de receber sangue contaminado durante transfusão. O atleta, que já integrou a equipe olímpica de luta livre do Uruguai, está em coma induzido

Uma ocorrência incomum tirou do Dakar 2013 um dos favoritos ao título na competição dos quadriciclos. Sergio Lafuente, uruguaio de 46 anos e quinto colocado na prova do ano passado, foi internado em Montevidéu na última segunda-feira (31) em estado grave pouco depois de ter sido submetido a uma transfusão de sangue. O piloto se encontra em estado crítico e seus rins deixaram de funcionar.

Segundo o diário uruguaio ‘Ovación Digital’, Lafuente — o primeiro piloto do país a vencer uma etapa do Dakar —, sofreu uma lesão no ombro durante os treinos e vinha se recuperando bem, mas quis acelerar o processo de recuperação para chegar 100% ao início do Dakar, que terá largada no próximo dia 5, em Lima, capital peruana.

Sergio Lafuente luta pela vida depois de receber sangue contaminado em transfusão (Foto: Ovación Digital/Divulgação)

Sergio foi submetido a sessões na câmera hiperbárica e também a tratamento das plaquetas. Diante de tal contexto, o piloto recebeu, no sábado (29), uma transfusão de sangue que, segundo reportagem do diário, estava contaminado.

No domingo à tarde, pouco depois de ter dado entrevista para o jornal, o piloto começou a se sentir mal e foi imediatamente internado em um hospital de Montevidéu, sendo submetido a exames. Dessa forma, a junta médica que cuida de Lafuente o induziu ao coma para avaliar melhor suas condições clínicas.

Lafuente, que é casado e tem três filhas, embarcaria para Lima na madrugada de quarta-feira. O piloto também já fez parte da equipe olímpica de luta livre do Uruguai e conquistou, no último mês de julho, o título do Desafío Litoral, uma prévia do Dakar realizada na América do Sul. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.