Abertura do WRC em 2013, Rali de Monte Carlo divulga inscritos. Citroën vem com três carros

A mais tradicional etapa do Mundial de Rali terá a presença do eneacampeão Sébastien Loeb. Destaque também para o Qatar M-Sport, que vai alinhar com quatro carros, além da Volkswagen, que vai estrear o Polo R com os pilotos Jari-Matti Latvala e Sébastien Ogier

Faltando pouco mais de duas semanas para a abertura da temporada 2013 do WRC, a organização do Rali de Monte Carlo divulgou a lista dos inscritos que vão disputar a primeira etapa do Mundial, entre 15 e 20 de janeiro. Ao contrário do que aconteceu em 2012, desta vez a mais tradicional prova do WRC não contará com a dupla brasileira Paulo Nobre e Edu Paula, já que o piloto vai concorrer à presidência do Palmeiras no dia 21.

O grande destaque, obviamente, fica por conta da presença de Sébastien Loeb. Ao lado do fiel navegador monegasco Daniel Elena, o eneacampeão mundial vai disputar, em Monte Carlo, a primeira das quatro provas que irá disputar no WRC em 2013, mudando seu foco pouco a pouco para o GT e o turismo. Seb e Elena vão correr também na Suécia, Argentina e França.

Sébastien Loeb vai disputar pela última vez o Rali de Monte Carlo (Foto: Citroën)

A equipe de fábrica Citroën, aliás, virá com três carros para a disputa do Rali de Monte Carlo. Além do time oficial, batizado de Citroën Total Abu Dhabi WRT, que terá os duos Loeb-Elena e Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen, Dani Sordo volta à equipe, inicialmente como terceiro piloto, mas substituirá Loeb nas etapas em que o multicampeão não estiver presente. Sordo competirá com o DS3 de número 10 ao lado do navegador compatriota Carlos Del Barrio.

A Qatar M-Sport, equipe que vai manter a Ford no WRC — ainda que de maneira não-oficial —, virá com quatro carros para a disputa do Rali de Monte Carlo. Sem contar com Nasser Al-Attiyah, que vai disputar o Dakar a partir de 5 de janeiro, a equipe sediada na Inglaterra terá Mads Ostberg, Evgeny Novikov, Juho Hänninen e o belga Thierry Neuville como seus pilotos.

Outro destaque fica por conta da estreia da Volkswagen. Depois de quase um ano e meio de testes, finalmente a montadora alemã vai disputar uma competição oficial com o Polo R. A forte equipe, que passa a contar com o patrocínio da Red Bull, terá duas duplas bastante consistentes: Sébastien Ogier-Julien Ingrassia no carro de número 8 e Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila, que estão inscritos com o número 7.

A Revista WARM UP traz entrevista exclusiva com Paulo Nobre, o Palmeirinha, que fala sobre sua experiência no WRC, além da vontade de tirar o Palmeiras da crise e colocar o Verdão em uma nova era de profissionalismo. Confira!

WRC 2013, Rali de Monte Carlo, lista de inscritos:
 

Cinza claro: competidores que somam pontos para o Mundial de Construtores;
Cinza escuro: competidores que não somam pontos para o Mundial de Construtores;
Verde: competidores que disputam Mundial de Rali na Classe S2000;
Azul: competidores que disputam Mundial de Rali para carros de produção (P-WRC)

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.