Petecof abre temporada da F4 Italiana com vitória de ponta a ponta em Vallelunga: “Melhor começo possível”

Assim como aconteceu há exatamente uma semana na F4 Alemã, Gianluca Petecof abriu com vitória a temporada 2019 da F4 Italiana. Na tarde deste sábado (4), em Vallelunga, o brasileiro da Academia Shell Racing liderou de ponta a ponta e encarou condições mistas, com a pista meio seca, meio molhada e duas intervenções do safety-car

Gianluca Petecof abriu no topo do pódio a temporada 2019 da F4 Italiana. Assim como há exatamente uma semana no início da F4 Alemã, em Oschersleben, o brasileiro de 16 anos teve uma atuação contundente, partiu da pole-position e liderou todas as voltas da corrida 1 da rodada tripla de Vallelunga, na tarde deste sábado (4). Foi uma corrida complicada, marcada por duas intervenções do safety-car e condições mistas do asfalto, com a pista meio molhada, meio seca. Nada que abalasse a jornada do piloto da Academia Shell Racing e da Academia da Ferrari, que comemorou sua segunda vitória no ano.
 
Petecof segurou a ponta depois da largada mesmo com a pressão do russo Michael Belov, que chegou a tentar a ultrapassagem, mas o brasileiro defendeu bem e se manteve na liderança. Mais atrás, dois incidentes distintos fizeram com que a direção de prova acionasse o safety-car pela primeira vez.
 
Quando a corrida ficou em bandeira amarela, uma parte da pista começou a ser atingida pela chuva, enquanto outra seguiu com o asfalto seco. Assim, o circuito literalmente ficou com condições mistas, com o primeiro setor bastante molhado. Alguns pilotos que estavam no fim do pelotão arriscaram tudo e foram aos boxes fazer a troca dos pneus.
Gianluca Petecof vence a etapa de abertura da F4 Italiana em Vallelunga (Foto: Vicente Sfeir)

Em condições mais seguras por estar na frente, Petecof fez uma corrida cerebral. O SC seguiu na pista quando restavam 12 voltas para o fim. Na relargada, o paulista abriu boa vantagem para os oponentes, sendo seguido por Belov e Alessandro Famularo. Até que outra bandeira amarela foi acionada por conta de incidentes simultâneos entre as curvas 5 e 7.

 
O carro de segurança seguiu na pista ao mesmo tempo em que a chuva apertou em Vallelunga. E com a demora para que os carros dos incidentes fossem retirados da pista, a direção de prova acionou bandeira vermelha com um minuto para o fim, encerrando prematuramente a corrida.
 
Para Gianluca, depois de um fim de semana de vitória, mas também de aprendizado na F4 Alemã, vencer de forma categórica neste sábado reforça sua confiança em fazer uma grande temporada.
 
“Um excelente começo de campeonato de novo. Abrimos com vitória, como na Alemanha, e agora é foco amanhã para terminar o trabalho. Foi o melhor começo possível”, comemorou.
 
“A corrida foi curta, com apenas duas voltas sob bandeira verde. Começou a chover no meio, e a segunda relargada foi muito difícil de guiar, com metade da pista molhada e a outra, seca. Mas conseguimos nos manter na ponta e a trazer a vitória para casa”, complementou o vencedor do dia.
 
Neste domingo, a programação da F4 Italiana compreende mais duas corridas. A primeira tem largada prevista para 5h10 (horário de Brasília), com Petecof largando em quinto lugar. Já a prova derradeira do fim de semana está marcada para 12h15, com o brasileiro abrindo a segunda fila do grid de largada.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.