Líder da F4 Italiana, Petecof inicia maratona de julho com etapa em Hungaroring

Depois dos testes coletivos realizados em junho, Gianluca Petecof vai ter a chance de correr pela primeira vez no autódromo de Hungaroring, em Budapeste, na Hungria, pela F4 Italiana. O piloto da Academia Shell Racing lidera o campeonato com 100 pontos, 66 à frente dos vice-líderes. Contando os campeonatos Alemão e Italiano da F4, vão ser oito corridas ao longo de julho

Depois de quase um mês, Gianluca Petecof vai voltar a correr neste fim de semana pela terceira etapa da temporada 2019 da F4 Italiana. A rodada tripla vai ser realizada no circuito de Hungaroring, em Budapeste, na Hungria. É a primeira vez que a categoria de base vai correr no traçado, que é um dos mais clássicos da F1. Para o piloto da Academia Shell Racing e da Academia da Ferrari, é o início de uma maratona de oito corridas neste mês de julho.
 
Pela F4 Italiana, além da rodada tripla de Hungaroring, Gianluca vai acelerar uma semana depois no seu retorno ao Red Bull Ring, palco do épico GP da Áustria do último domingo. No circuito de Spielberg, Petecof vai buscar ampliar sua vantagem na liderança do campeonato. Com três vitórias, o brasileiro soma 100 pontos, contra 44 do norueguês Dennis Hauger e do paraguaio Joshua Duerksen. 
Gianluca Petecof é o líder da F4 Italiana (Foto: Prema Powerteam)

E no último fim de semana de julho, entre 27 e 28, Petecof vai voltar a correr pela F4 Alemã com a rodada dupla em Hockenheim, como prévia do GP da Alemanha de F1. No campeonato, o brasileiro de 16 anos, é a chance de se aproximar da liderança do campeonato, que pertence ao francês Théo Pourchaire, com 69 pontos, empatado com o alemão Niklas Krütten. Gianluca está em sétimo e soma 47 pontos.

 
Sobre Hungaroring, palco dos testes coletivos promovidos pela F4 Italiana em junho, Petecof se mostrou ansioso para correr lá pela primeira vez. “É uma pista nova para mim e para a categoria também. Hungaroring é uma das minhas pistas preferidas no calendário da F1. Vai ser muito legal poder correr lá”.
 
Ao todo, já foram quatro vitórias conquistadas por Petecof em 2019, sendo uma pela F4 Alemã e três pela F4 Italiana. O brasileiro se mostrou feliz pela forma como construiu sua vantagem na ponta do campeonato italiano, mas lembrou que o título vai ser definido mesmo é no segundo semestre.
Gianluca Petecof também vai acelerar pela F4 Alemã no fim do mês, em Hockenheim (Foto: Prema Powerteam)

“O campeonato para a gente começou de forma excepcional: das primeiras cinco corridas, já que cancelaram uma no fim de semana de Misano, a gente ganhou três, mais um quinto e um terceiro lugares. Agora temos 100 pontos, mais do dobro dos pontos do segundo colocado, então não poderia ter começado melhor”, comentou.

 
“Mas de todas as formas, é só o começo da temporada, o campeonato tem sete, então é foco total agora no fim de semana. Objetivo é sempre ampliar a liderança e, com certeza, fazer isso com uma vitória seria incrível”, complementou Petecof.
 
A última etapa disputada por Gianluca na temporada marcou uma das maiores provas de recuperação da sua carreira. No entanto, o brasileiro saiu da Áustria sem o troféu de vencedor, o que quebrou uma série que já durava desde o fim de 2018. A meta agora é, mais do que tudo, regressar ao topo do pódio.
 
“O último fim de semana de corrida para a gente foi no Red Bull Ring, válido pelo Alemão de F4. Um fim de semana de ótima recuperação, mas onde não conseguimos a vitória, encerrando uma sequência de quatro finais de semana seguidos vencendo — a última etapa do campeonato do ano passado e as três primeiras desse ano. Vamos procurar voltar ao topo do pódio e trazer esses pontos para casa, que vão ser muito importantes para nos manter na frente e ficar um pouco mais tranquilo no fim do campeonato”, finalizou.

Paddockast #23
Lágimas em Le Mans

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.