Ilott faz corrida soberana e vence de ponta a ponta corrida 1 da GP3 na Áustria. Piquet fica perto do pódio e fecha em quarto

Callum Ilott largou na pole-position e liderou todas as 24 voltas da corrida que abriu a rodada dupla da GP3 nesta manhã de sábado no Red Bull Ring. De quebra, o britânico assumiu a liderança do campeonato. O pódio foi completado por Leo Pulcini e Alessio Lorandi. Pedro Piquet lutou pelo pódio e ficou a menos de 1s de Lorandi, terminando em quarto, somando 12 pontos para o campeonato

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Jovem valor da Academia de Pilotos da Ferrari, Callum Ilott brilhou nesta manhã de sábado (30) e dominou a primeira corrida da rodada dupla da Áustria da GP3. O britânico da ART Grand Prix largou na pole-position e liderou de ponta a ponta a prova, que teve duração de 24 voltas. Sem ser ameaçado em momento algum, Ilott levou o carro #1 à ponta e faturou sua segunda vitória na temporada. De quebra, ainda assumiu a liderança do campeonato na esteira de uma corrida bem discreta do então ponteiro, Anthoine Hubert.

 
O pódio foi completado por dois italianos. Leo Pulcini cruzou a linha de chegada em segundo lugar, enquanto Alessio Lorandi completou o top-3 depois de resistir à pressão imposta por Pedro Piquet nas voltas finais. O brasileiro fez uma boa corrida depois de ter largado em sexto e ganhou duas importantes posições, além de ter lutado pelo pódio até o fim. No fim das contas, o quarto lugar lhe valeu 12 pontos a mais na tabela do campeonato.
 
A temporada agora tem Ilott como líder com 65 pontos, dois a mais em relação a Hubert, que terminou apenas em 18º. Giuliano Alesi, que terminou em sexto a corrida deste sábado, subiu para terceiro com 50 tentos. E Pedro Piquet deu outro bom salto no campeonato e agora figura na sexta posição e soma 34 pontos.
 
A corrida que fecha a rodada dupla da Áustria da GP3 acontece na manhã deste domingo, às 5h (horário de Brasília).
Callum Ilott assumiu a liderança do campeonato com a vitória obtida neste sábado (Foto: GP3)
Saiba como foi a corrida 1 da GP3 na Áustria
 
Diante dos olhares atentos do pai, o lendário Nelson Piquet, Pedro Piquet ganhou uma posição na largada ao passar o russo Nikita Mazepin e subiu para quinto. A liderança se manteve com o pole, Callum Ilott. Mas a corrida teve a intervenção do safety-car logo na primeira volta por conta da pane do carro do australiano Joey Mawson.
 
A corrida foi retomada em seguida e teve a disputa ferrenha entre dois italianos. Lado a lado, Alessio Lorandi e Leo Pulcini brigavam pelo segundo lugar, enquanto Ilott abria alguma vantagem na liderança. Piquet seguia em quinto, porém bastante próximo dos primeiros colocados. O brasileiro tinha Jake Hughes, um veterano da GP3, na sua alça de mira.
 
Mas tanto Pulcini como Hughes entraram no olhar dos comissários de prova por conta de uma suposta irregularidade ao fazer ultrapassagem durante o período de safety-car. Antes do anúncio de qualquer tipo de punição, Pulcini finalmente se consolidava em segundo após ultrapassar Lorandi. No fim das contas, não houve qualquer tipo de sanção aos dois.
Protegido da Ferrari, Ilott venceu a corrida que abriu a rodada dupla da Áustria na GP3 (Foto: GP3)
E Lorandi era ultrapassado também por Hughes e passava a receber a pressão de Piquet na luta pelo quarto lugar com 11 voltas completadas. Dois giros depois, Pedro quase passou o italiano e colocou o carro lado a lado, mas perdeu o ponto da frenagem na curva 1, mas conseguiu se manter em quinto.
 
Lorandi conseguiu passar Hughes e voltou a ocupar um lugar no top-3. Já o britânico passava a ser pressionado por Piquet, que vinha em boa performance na Áustria. Por fora, o brasileiro acionou a asa móvel e finalmente conseguiu fazer a ultrapassagem para tomar a quarta posição.
 
Lá atrás, a briga pelo oitavo lugar era um dos destaques da disputa, envolvendo o alemão David Beckmann e o finlandês Simo Laaksonen, que conseguia fazer a ultrapassagem na 20ª volta. E na briga pelo pódio, Piquet lutava para se aproximar de Lorandi para conquistar um lugar no pódio no Red Bull Ring.
 
Nas voltas finais, Pedro se aproximou bastante do italiano, enquanto Ryan Tveter e Giuliano Alesi, companheiros de equipe de Piquet na Trident, duelavam duramente pelo sexto lugar. O francês, filho do ex-piloto da Ferrari, levou a melhor na batalha e conquistou a posição. Lá na frente, Ilott confirmava a vitória dominante e comemorava a liderança do campeonato, enquanto Piquet consolidava a quarta posição na prova.
LISTRAS LISÉRGICAS

COM CHICANE E CORES POLÊMICAS, PAUL RICARD DIVIDE OPINIÕES

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.