Xie, Sharp e Rogeon vencem rodada tripla da F3 Britânica na Hungria

Na primeira rodada tripla da Fórmula 3 Britânica na Hungria, três vencedores diferentes dividiram o protagonismo do fim de semana e Louis Sharp assumiu a liderança do campeonato

A F3 Britânica voltou à pista no último fim de semana para a quarta rodada tripla da temporada 2024, a primeira da história da categoria na Hungria, e viu três vencedores diferentes ao longo das disputas no Hungaroring. Gerrard Xie levou a primeira etapa, Louis Sharp faturou a segunda para manter a liderança do campeonato e Arthur Rogeon fechou a terceira no lugar mais alto do pódio.

Na corrida que abriu o fim de semana, Xie conquistou a segunda vitória na F3 Britânica depois de largar na pole. O chinês até precisou sustentar a pressão do companheiro Tymek Kucharczyk durante algumas voltas, mas logo disparou e controlou o ritmo no final para vencer por 0s5 de vantagem.

Kucharczyk fechou em segundo, com John Bennett em terceiro e James Hedley em quarto. William Macintyre, McKenzy Cresswell, Louis Sharp, Patrick Heuzenroeder, Arthur Rogeon e Jarrod Waberski completaram o top-10.

Na segunda corrida, Louis Sharp deu um show na primeira volta, saiu do quinto posto no grid de largada para a liderança e segurou a concorrência para vencer mais uma no campeonato. O piloto atacou Cresswell e Macintyre logo nas primeiras curvas para assumir o terceiro lugar, antes de superar Kucharczyk e Xie para tomar de vez a ponta.

Sharp venceu a segunda corrida da F3 Britânica na Hungria (Foto: Jakob Ebrey)

Depois disso, o piloto simplesmente gerenciou a distância e fechou 1s9 à frente de Kucharczyk, que acabou desclassificado por apresentar um extintor de incêndio com problemas. Macintyre herdou o segundo lugar, seguido por Creswell, Heuzenroeder, Waberski, Bennett, Noah Ping, Hedley, Hugo Schwarze e Shawn Rashid no top-10.

Na terceira prova do fim de semana, Arthur Rogeon aproveitou o sistema de grid invertido para superar Josh Irfan na primeira parte da corrida, assumir a liderança e comandar até o final para vencer a primeira na categoria — algo que já deveria ter acontecido em Oulton Park, quando o carro de Rogeon apresentou uma falha mecânica enquanto o piloto liderava a última volta.

O titular da Rodin venceu pela maior margem do fim de semana, com 5s5 de vantagem para Irfan, enquanto Waberski completou o pódio. Sharp, Heuzenroeder, Hedley, Bennett, Macintyre, Cresswell e Schwarze fecharam o grupo dos dez primeiros colocados.

Depois de Spa e Hungaroring, a próxima rodada da F3 Britânica encerra a sequência de corridas fora da Inglaterra. Será entre os dias 13 e 14 de julho, na etapa de Zandvoort, nos Países Baixos. Até o fim da temporada, a categoria ainda corre em Silverstone, Donington e Brands Hatch.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Rogeon fechou o fim de semana com vitória na F3 Britânica (Foto: Jakob Ebrey)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.