FIA anuncia lançamento de ‘Olimpíadas do Automobilismo’ já em 2019 com sede em Roma

Uma das principais novidades no esporte a motor para 2019 é a criação das Olimpíadas do Automobilismo, que vai distribuir medalhas e contar com diferentes categorias em três dias de evento na Itália

O esporte a motor ainda não faz parte do programa olímpico e não estará na programação de Tóquio 2020. No entanto, a FIA resolveu organizar internamente uma competição similar, com países competindo e quadro de medalhas, as Olimpíadas do Automobilismo. E a primeira edição será ainda neste ano, na Itália.
 
Roma receberá a cerimônia de abertura em 31 de outubro e, de 1 a 3 de novembro, o circuito de Vallelunga vai ser a casa da competição, com diversos países competindo em seis frentes: GT, Turismo, F4, Drift, Kart Slalom e Automobilismo Virtual.
O GT será modalidade olímpica – para a FIA (Foto: FIA WEC)

Presidente da FIA, Jean Todt reforçou a importância da competição para fazer com que o esporte cresça em diversos países e celebrou a possibilidade de ter um torneio com representação das nações, como acontece na Corrida dos Campeões de janeiro.

 
“Tenho o prazer de lançar os Jogos do Automobilismo da FIA, que vai combinar uma variedade de categorias e todos os elementos de uma grandiosa ocasião esportiva em um único evento. Isso é algo novo não apenas para os seguidores do esporte a motor e a futura geração de competidores, mas também para aqueles que admiram o esporte internacional. É uma outra oportunidade para as autoridades esportivas nacionais e os automóveis clubes dos países engajarem novas audiências e aproveitarem o patriotismo das suas respectivas nações. O apoio do clube anfitrião, o Automóvel Clube da Itália, é muito bem-vindo, e estou ansioso para a primeira edição, em Roma", afirmou o dirigente.
 
Ainda sem definir quem serão os participantes de cada uma das modalidades, a FIA já confirmou que terá ouro, prata e bronze em suas disputas e que, na cerimônia de encerramento, um troféu será dado ao país vencedor do quadro de medalhas.

 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.