Em Mugello, Petecof coroa melhor fim de semana do ano com três pódios e quarto lugar na F4 Italiana 2018

Neste domingo, Gianluca Petecof conquistou mais dois pódios em Mugello, sendo terceiro colocado na segunda prova e fechando a temporada com a segunda colocação na última prova da rodada, encerrada com muita chuva e bandeira vermelha

O último dia da temporada 2018 da F4 Italiana comprovou, definitivamente, a grande evolução alcançada por Gianluca Petecof ao longo do seu primeiro ano correndo nos monopostos. Neste chuvoso domingo (28), em Mugello, o piloto da Academia Shell Racing e também da Academia da Ferrari conquistou dois pódios, sendo terceiro colocado na corrida 2 e terceiro na prova complementar da rodada tripla, somando à grande vitória obtida na disputa realizada no sábado no clássico circuito italiano.
 
Na soma dos resultados, o paulista de 15 anos subiu para a quarta colocação do campeonato, vencido pelo compatriota e companheiro de equipe na Prema, Enzo Fittipaldi. De quebra, Petecof ainda confirmou a condição de melhor estreante de toda a temporada da F4 Italiana, uma das mais fortes categorias de base do mundo, com 30 carros e pilotos de 15 nacionalidades distintas. Um grande feito para um ano de estreia em categorias fórmula.
 
Choveu muito durante todo o domingo em Mugello, o que tornou muito desafiadoras as duas corridas do dia. Foi mais um grande teste para Petecof, desta vez sob condições extremas. E o piloto do carro #5 da Prema novamente mostrou o quanto cresceu durante o ano.
Gianluca Petecof teve uma grande jornada neste fim de semana em Mugello (Foto: Prema Powerteam)

Na corrida 2, a largada foi dada sob regime de safety-car, que permaneceu na pista nas três primeiras voltas antes do tremular da bandeira verde. Gianluca superou Oliver Caldwell, um dos seus companheiros de equipe na Prema. Só que a corrida foi interrompida pouco depois por conta de um acidente múltiplo, ainda na primeira volta, o que levou a direção de prova a acionar a bandeira vermelha.

 
No fim das contas, a prova teve uma nova largada com cinco minutos para a abertura da volta final, e os pilotos tiveram de voltar à posição original do grid, com Gianluca atrás de Caldwell e Enzo Fittipaldi. Leonardo Lorandi, que precisava do melhor resultado para seguir lutando pelo título da F4 com Enzo, veio de trás, superou Petecof e também Caldwell. Mas Gianluca lutou para retomar seu lugar no pódio e ultrapassou o britânico para reassumir a terceira posição, que confirmou com a bandeirada final.
 
A corrida 2 teve a vitória de Fittipaldi, que cruzou a linha de chegada apenas 0s002 à frente de Lorandi.
Enzo Fittipaldi e Gianluca Petecof tiveram muitos motivos para festejar neste domingo (Foto: Prema Powerteam)

A última corrida da temporada 2018 da F4 Italiana teve poucas voltas de fato com bandeira verde. A chuva novamente foi a grande protagonista e levou a direção de prova a fazer com que a largada fosse dada com safety-car, que seguiu na pista por duas voltas. Quando a bandeira verde foi acionada, Petecof emparelhou com o pole, Enzo Fittipaldi, nas duas primeiras curvas, mas então segurou o ritmo após nova entrada do SC para remover um carro que ficou parado na área de escape.

 
A prova foi retomada na quarta volta, só que a chuva apertou ainda mais, e a visibilidade era crítica, tornando o cenário bastante perigoso, já que vários carros chegaram a aquaplanar até em trechos de reta. Assim, não restou outra alternativa à direção de prova, que mandou o SC de novo para a pista até à bandeirada final. Fittipaldi venceu e confirmou a conquista do título, enquanto Petecof completou a dobradinha brasileira, da Prema e também dos pilotos da Academia da Ferrari. Um domingo empolgante para o automobilismo brasileiro.
 
Ao fim de uma jornada molhada, porém vencedora em Mugello, comemorou a forma como fechou sua primeira temporada nos monopostos.
Gianluca Petecof levou a Academia Shell Racing à vitória e pódios neste fim de semana (Foto: Prema Powerteam)

“Sensacional! Esta última etapa foi incrível. No primeiro dia tivemos alguns problemas nos treinos, mas conseguimos superar tudo isso. Ganhamos a primeira corrida, depois fizemos mais dois pódios, em terceiro e segundo. Estou muito feliz também pelo Enzo, que foi campeão agora, e pela Prema, que conquistou o campeonato de equipes”, destacou.

 
“Muito feliz por todo mundo e, claro, por mim, por terminar o campeonato em quarto lugar e como o melhor estreante na classificação geral. Agradeço à Academia Shell Racing por acreditar no meu potencial e pelo trabalho de todos na Ferrari Driver Academy ao longo deste ano”, comemorou Gianluca Petecof, que marcou 186 pontos e fechou a temporada entre os quatro primeiros do campeonato italiano.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.