Com pódio no sábado, Petecof termina temporada 2019 da F4 Alemã no top-5

Em Sachsenring, Gianluca Petecof concluiu sua segunda temporada na F4 Alemã neste fim de semana. O piloto da Academia Shell Racing e da Academia da Ferrari marcou mais um pódio no ano ao finalizar em terceiro lugar na corrida 2, no sábado. Neste domingo, o brasileiro completou a rodada tripla na sétima posição e confirmou o top-5 no campeonato

Terminou neste fim de semana, em Sachsenring a temporada 2019 da F4 Alemã. Gianluca Petecof disputou a rodada tripla derradeira do campeonato com a conquista de mais um pódio, ao faturar o troféu pelo terceiro lugar na corrida 2 da etapa, no sábado. No fim das contas, depois de 20 corridas disputadas desde o fim de abril, o piloto da Academia Shell Racing e da Academia da Ferrari marcou um total de 160 pontos, sendo uma vitória, duas poles e um total de cinco pódios, terminando a temporada em quinto. O título ficou com o francês Théo Pourchaire.
 
Na primeira prova do fim de semana, Petecof largou em oitavo lugar, chegou a andar em décimo, mas conseguiu ganhar posições importantes graças a ultrapassagens e também incidentes de adversários na segunda parte da disputa, fechando em sétimo.
 
A corrida 2, ainda no sábado, foi bastante tumultuada e marcada por três intervenções do safety-car. Gianluca largou em terceiro, chegou a assumir a segunda colocação nas primeiras voltas e a manteve durante 15 giros. No fim, o brasileiro acabou sendo superado, mas cruzou a linha de chegada em terceiro, marcando mais um pódio no ano.
Gianluca Petecof em ação na F4 Alemã neste fim de semana em Sachsenring (Foto: Prema Powerteam)

“Depois de uma corrida 1 tumultuada, terminamos em sétimo, ganhando uma posição em relação à largada. Terminamos a corrida 2 em terceiro, com mais um pódio e bons pontos. Uma pena não ter podido brigar pela vitória, mas é passo a passo”, declarou o piloto de 16 anos.

 
Nesta manhã, Gianluca concluiu sua segunda temporada na F4 Alemã largando do sexto lugar por conta da regra do grid invertido. Foi uma corrida movimentada em que o brasileiro chegou a andar em quarto, caiu para nono ao longo da disputa, mas conseguiu recuperar duas posições para completar a última corrida do ano no campeonato alemão em décimo.
 
O resultado, no fim das contas, acabou por dar a Petecof o quinto lugar do forte campeonato, ficando apenas um ponto atrás do quarto colocado, o tcheco Roman Stanek. O campeão, Pourchaire, registrou 258 tentos e triunfou mesmo com a vitória do seu principal adversário na briga pela taça, o norueguês Dennis Hauger.
 
“Nosso domingo foi desapontador, depois de uma corrida 2 positiva, em terceiro. Largando da sexta posição com o grid invertido, começamos bem a corrida, avançando posições. Chegamos a andar em quarto, mas quando estava brigando pelo pódio, cometi um erro, saí na brita e terminei em sétimo. Isso custou o quarto lugar no campeonato”, lamentou o brasileiro.
 
Petecof lembrou que começou a temporada com vitória na primeira corrida do ano, em Oschersleben, mas ao longo do campeonato não conseguiu manter a mesma performance. “A temporada começou da melhor forma, mas depois foi difícil e não alcançamos o objetivo do título”, disse.
 
As atenções de Gianluca agora se voltam para a decisão da F4 Italiana. Restam duas rodadas duplas, ou seis corridas: entre 5 e 6 de outubro em Mugello e, duas semanas depois, em Monza. Petecof é o vice-líder do campeonato e soma 202 pontos, contra 255 de Dennis Hauger. “Faltam duas etapas do Italiano, onde tenho chances de título, então é continuar trabalhando para brigar pelo campeonato até a última prova”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.