Com dores nas costas, Petecof recebe orientação médica e fica fora da etapa de Monza da F4 Italiana

Após sofrer um incidente numa sessão de testes em Misano, na Itália, Gianluca Petecof começou a se queixar de dores nas costas. Após ter sido examinado por médicos, o piloto brasileiro recebeu a recomendação de ficar em repouso e assim não corre neste fim de semana, na etapa de Monza da F4 Italiana, e também na etapa de Spielberg pelo certame alemão. Seu retorno está previsto para a etapa de Misano entre os dias 15 e 17 deste mês

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Quinto colocado na sua temporada de estreia pela F4 Italiana, Gianluca Petecof está fora da etapa de Monza, a mais veloz do campeonato, neste fim de semana (entre 2 e 3 de junho). O brasileiro de 15 anos, que defende a Prema Powerteam e é membro da Academia Shell Racing e também da Academia de Pilotos da Ferrari sofreu uma lesão nas costas na esteira de um acidente sofrido nos testes coletivos da F4 Italiana em Misano, na semana passada. 

 
Por conta das dores, Gianluca foi examinado e orientado pelos médicos a ficar fora não apenas da etapa deste fim de semana, mas também da rodada tripla que a F4 Alemã vai promover no próximo fim de semana no circuito Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria. Assim, Petecof só vai voltar a acelerar dentro de duas semanas, entre os dias 15 e 17 de junho, justamente no circuito de Misano, pela quinta etapa da F4 Italiana.
 
Ao GRANDE PRÊMIO, Petecof contou que o processo de recuperação não é tão longo, mas os médicos que o examinaram recomendaram repouso, evitando qualquer tipo de atividade com o carro de corrida.
Por recomendação médica, Gianluca Petecof fica fora da etapa deste fim de semana em Monza (Foto: Prema Powerteam)
“Foi um incidente nos testes coletivos de semana passada, no dia 23, em Misano, e aí acabou causando uma lesão nas costas. Depois de alguns exames, os médicos me aconselharam a não participar da corrida”, comentou.
 
“Os médicos falaram que era melhor esperar um pouco para não ter nenhum problema maior. Então vou ficar fora deste fim de semana, provavelmente também da etapa do outro fim de semana [pela F4 Alemã]”, explicou.
 
Gianluca lamentou por ficar fora de duas etapas que seriam importantes para acumular pontos para o campeonato. Enquanto soma 54 pontos e está no top-5 da F4 Italiana, sendo o melhor novato da competição, na F4 Alemã Petecof surge em 13º na classificação geral. Contudo, o principal para o jovem piloto é conseguir se recuperar bem para voltar a acelerar antes do fim do primeiro semestre, na época que marca a metade dos dois campeonatos.
 
“O importante agora é repousar para conseguir continuar tendo uma temporada forte. No fim, não foi nada muito grave, graças a Deus. Volto para Misano para a quarta etapa do campeonato italiano. Infelizmente vou perder uma etapa do Italiano e outra do Alemão, o que nunca é o ideal”, comentou Gianluca, que citou o caso do amigo, Sergio Sette Câmara, que também ficou ausente de uma etapa, na F2 em Mônaco, por conta de um acidente.
 
“Tivemos o Serginho Câmara, que acabou machucando a mão e não pôde correr, então infelizmente é parte da vida, mas a gente segue”, finalizou o piloto, que deve acompanhar o fim de semana da F4 Italiana nos boxes da equipe Prema em Monza.
 
 
Enzo defende a liderança
 
Com a ausência de Gianluca Petecof da etapa deste fim de semana em Monza, o único brasileiro em ação pela quarta etapa da F4 Italiana é Enzo Fittipaldi. Com a chance de guiar no lendário circuito que é palco do GP da Itália de F1, o neto do tricampeão Emerson Fittipaldi chega para a rodada tripla como líder do campeonato, com 93 pontos, 12 à frente de Leonardo Lorandi. Enzo está em sua segunda temporada no certame italiano.
Enzo Fittipaldi vai defender a liderança na F4 Italiana neste fim de semana (Foto: Prema Powerteam/RF1)
 
“Correr em Monza é sempre especial. É uma das pistas que mais tem história no automobilismo e que sempre recebe a F1. Eu competi aqui no ano passado quando era estreante na categoria e agora tenho certeza que, com mais experiência, vou conseguir bons resultados”, declarou o companheiro de equipe de Petecof na Prema Powerteam e também membro da Academia de Pilotos da Ferrari.
 
Os treinos livres em Monza acontecem nesta sexta-feira, primeiro dia de junho. A programação do fim de semana compreende a realização de dois treinos classificatórios e da primeira etapa da rodada, marcada para 9h (horário de Brasília). No domingo, a corrida 2 acontece às 4h, enquanto a prova que encerra a etapa de Monza está marcada para 9h50.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.