Sobrinho de Mario, John Andretti perde luta contra câncer e morre aos 56 anos

Uma das famílias mais tradicionais do esporte a motor chora a morte de um dos seus entes nesta quinta-feira (30). John Andretti, sobrinho de Mario Andretti, perdeu a batalha contra um câncer no cólon e morreu aos 56 anos. A notícia foi divulgada pela Andretti Autosport, equipe de Michael Andretti na Indy

John Andretti perdeu sua batalha contra um câncer no cólon e morreu nesta quinta-feira (30) aos 56 anos. O ex-piloto, que havia sido diagnosticado com a doença e lutava desde então pela cura, viveu o auge da sua carreira na Nascar, onde disputou 393 corridas e venceu as 500 Milhas de Daytona, em 1997, e em Martinsville, em 1999. 
 
Filho de Aldo, irmão gêmeo de Mario Andretti e primo de Michael, John também disputou 73 provas na Indy e venceu uma delas, em Surfers Paradise, na Austrália, em 1991, e correu sete corridas na IRL (categoria após cisão com a CART em 1996), todas em ovais, de 2007 a 2011, tendo como melhor resultado o sétimo lugar no Texas em 2008. Ao todo, John Andretti disputou 12 vezes as 500 Milhas de Indianápolis. Sua melhor colocação foi o 5º alcançado em 1991.
 
A doença foi descoberta em abril de 2017 e, desde então, John foi submetido a tratamento, como quimioterapia, para tentar a cura. Meses depois foi considerado curado. Mas em maio de 2018, Andretti sofreu uma recaída do câncer e, desde então, voltou para a quimioterapia, que foi encerrada em janeiro de 2019. Dois meses depois, no entanto, o câncer voltou com mais força. 
John Andretti teve uma carreira de quase 400 corridas na Nascar (Foto: Reprodução)
A informação sobre a morte do piloto foi divulgada pela Andretti Autosport, equipe de propriedade do primo, Michael.
 
“É com o coração mais pesado que compartilhamos que John Andretti perdeu hoje sua batalha contra o câncer. John era um marido e pai amoroso, um filho dedicado e um primo de confiança. Ele era um filantropo e defensor do esporte, um companheiro de equipe dedicado, um competidor motivado e, o mais importante, um querido amigo”, disse a equipe em comunicado.
 
A nota aborda também o caráter filantropo de John e sua luta contra a doença. “John passou décadas dedicando seu tempo e angariando fundos ao Riley Hospital for Children. Quando foi diagnosticado pela primeira vez com câncer de cólon, em 2017, John prometeu lutar e usar sua voz para ajudar a espalhar a palavra de prevenção e diagnóstico precoce”.
 
“Ele lutou bravamente e roubou dias que a doença prometeu tirar. Ele ajudou inúmeros outros a serem submetidos a uma triagem adequada e, assim, salvou vidas”, complementou.
 
“Sempre levaremos conosco o espírito genuíno de John de ajudar os outros primeiro e a si mesmo depois. Nossas orações hoje estão com Nancy, Jarett, Olivia e Amelia, com toda a nossa família e com fãs em todo o mundo”, finalizou a Andretti em comunicado ao se referir aos familiares de John.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.