Kyle Busch impede reação de Suárez nas últimas voltas e consegue vitória maiúscula na Xfinity em Las Vegas

A pressão de Daniel Suárez nas últimas voltas não foi suficiente para abalar a tarde impecável de Kyle Busch. O atual campeão da Nascar dominou a etapa de Las Vegas da Xfinity Series com facilidade, conseguindo seu primeiro triunfo na pista

Durante a maior parte da tarde o que se viu foi um show absoluto de Kyle Busch, mas nas últimas voltas o #18 precisou se preocupar com o companheiro Daniel Suárez. A etapa da Xfinity Series de Las Vegas, disputada neste sábado (5), pode ser assim resumida, exaltando o domínio inabalável do atual campeão da Nascar.
 
A primeira metade da prova foi um passeio: Erik Jones, seu único incômodo, foi punido e ficou fora de combate muito cedo. Kyle Busch só voltou a ser ameaçado nas últimas 50 voltas, quando Suárez chegou a estar apenas 0s5 distante. O mexicano, todavia, precisou economizar combustível e não foi capaz de tentar alguma manobra, precisando se contentar com o segundo lugar.
 
Jones, que chegou a estar duas voltas atrás do líder por causa de dois drive-through, fez uma bela recuperação e terminou a prova entre os ponteiros: terceiro lugar para o #20. Chase Elliott e Austin Dillon, mais constantes, fecharam o top-5.
Kyle Busch deu show na Xfinity Series (Foto: Getty Images)
Para Kyle Busch, a vitória vem com um gosto especial. O #18 ainda não havia vencido em Las Vegas, sua terra natal, apesar de bater na trave algumas vezes. Além disso, o piloto da Joe Gibbs alcançou a marca assustadora de 16 mil voltas lideradas ao longo de sua carreira na Xfinity Series.
 
A corrida foi marcada pelo forte acidente de Darrell Wallace Jr. O piloto do #6 não conseguiu desviar de Cody Ware – parado no meio da pista após um toque no muro – e acabou sofrendo um impacto forte o suficiente para acabar com o dia dos dois pilotos. A bandeira vermelha precisou ser acionada para limpar detritos.

Saiba como foi a etapa de Las Vegas da Xfinity Series

 
A corrida começou com o esperado acontecendo na liderança. Kyle Busch manteve a liderança, ainda com Erik Jones em segundo. Enquanto a briga pelas posições de destaque esquentava, a briga pelos postos do fundão resultava em acidentes.
 
Corey LaJoie havia sido prensado contra o muro externo, resultando na perda de controle do carro. A bandeira amarela foi acionada já na volta 2, portanto.
 
A relargada, na sequência, também não teve surpresas. Kyle Busch seguia líder, ainda com Jones em segundo. Agora Daniel Suárez aparecia em terceiro, com Chase Elliott e Elliott Sadler fechando o top-5.
 
Jones, todavia, não deixaria Kyle Busch fugir. O campeão da Truck Series estava colado na traseira do #18, mas ainda sem tentar uma ultrapassagem. Depois de algumas voltas a pressão cessou e o irmão de Kurt voltou a abrir.
Kyle Busch e Erik Jones, dois dos mais velozes em Las Vegas (Foto: Getty Images)
Mais atrás, Justin Allgaier conseguia acabar com toda a vantagem de Sadler, entrando no top-5. O piloto do #7 vinha rápido e começava a diminuir a vantagem para Elliott.
 
Com 52 voltas completas, o ciclo de pits em bandeira verde começou. Austin Dillon, reclamando da dirigibilidade do carro, foi o primeiro nos boxes, tentando acabar com suas dificuldades. Quando todos completaram suas paradas, uma surpresa: Jones havia excedido o limite de velocidade dos boxes, recebendo um drive-through.
 
Na volta 71, a segunda bandeira amarela da tarde. Desta vez por causa de Derek White e seus mecânicos, cujo pneu ficou parado no meio do pit-road.
 
Os líderes optaram por parar novamente, permitindo que muitos pilotos que estavam uma volta atrás – como Jones e Brad Keselowski – ficassem na volta do líder. Nos boxes, Suárez perder muito tempo para trocar o pneu traseiro direito, caindo de segundo para nono.
 
Na relargada, Kyle Busch disparou na liderança. Atrás, Allgaier saltou de terceiro para segundo. Austin Dillon, Elliott e Suárez o seguiam.
 
Allgaier, todavia, não foi capaz de segurar o segundo lugar por muito tempo. Logo Elliott e Suárez o ultrapassaram, relegando o #7 ao quarto posto. Sadler fez o mesmo cinco voltas depois, sem maiores dificuldades.
 
Com 120 giros completos, a estratégia de não parar durante a bandeira amarela expirou. Jones precisou parar novamente, perdendo uma volta em relação ao líder.
Tudo mudou na volta 137. O #25 de Cody Ware tocou o muro externo, rodando e ficando parado no meio da pista. Darrell Wallace Jr. e Justin Marks, sem onde ir, não conseguiram evitar o forte impacto com o bólido estacionário. A pista acabou cheia de detritos e com fluídos dos carros, exigindo bandeira vermelha.
Wallace Jr., no #6, sofreu um impacto fortíssimo (Foto: Reprodução/TV)
Passados vinte minutos de paralisação, a organização permitiu que os carros fossem aos boxes e fizessem uma nova parada antes da relargada.
 
Suárez, segundo colocado, largou muito mal, caindo para quarto e evitando problemas para Kyle Busch. Entre os dois, Elliott e Sadler. Mais atrás, Jones estava novamente na volta do líder, mas em 14º. Em nove voltas, o #20 escalou para sexto.
 
Outro que recuperou posições foi Suárez, subindo para o terceiro lugar. Mas Elliott conseguiu abrir, garantindo que o mexicano não seria uma ameaça imediata. Isso até que o #88 começou a perder muita velocidade, permitindo a aproximação e eventual ultrapassagem de Daniel.
 
Suárez, aliás, estava voando. A vantagem de 2s de Kyle Busch caiu para 0s6 em poucas voltas. O #19 tinha sua chance mais clara de colocar o México no mapa de países vencedores na Nascar.
 
O que se revelou em seguida é que Kyle tinha um pouco mais de desempenho nas mangas. O #18 conseguiu, em poucas voltas, abrir 2s4. Enquanto isso, Jones já estava novamente na terceira posição, mas 6s1 atrás do líder.

Mas o que se viu depois foi um jogo de conservadorismo. Muito preocupados em poupar combustível, poucos pilotos atacavam. Suárez até ensaiou uma reação nas últimas 10 voltas, mas já era muito tarde. Vitória para lá de mereciada de Kyle Busch.

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